
Entrevista coletiva
Por: João Carlos Sihvenger
Fábio Matias iniciou respondendo sobre o que dizer para a torcida depois do resultado de hoje. Desde que assumiu está com menos de 40% de aproveitamento: “Sabemos que é uma competição difícil, uma competição equilibrada, que todos os jogos, tanto dentro como fora de casa são difíceis. Muitas vezes temos chances criadas antes do adversário, mas não conseguimos converter, está faltando eficiência e qualidade no último quarto para poder determinar o jogo. Estamos buscando, estamos trabalhando com os atletas em relação a isso. Hoje também teve a expulsão, numa falta que não tinha nenhum motivo para amarelo, e isso nos prejudicou bastante do meio para o final do segundo tempo”.
O que aconteceu após fazer 1 x 0, pois diminuiu o ritmo e sofreu o empate? “Fizemos um primeiro tempo interessante, foi bom, com chances de gol claras. Iniciamos o segundo tempo e tomamos um gol de bola parada, que é algo que a gente está buscando também ajustar para poder evoluir. Após o gol, teve o lance da expulsão, que determinou o maior volume de jogo do adversário e a virada”.
Por que os resultados positivos não estão sendo conseguidos? “Estamos passando por um momento difícil, mas estamos trabalhando muito, eu com a comissão técnica, com todos que estão dentro do processo. A gente sabe que dentro da competição vamos ter essas instabilidades, todos estão tendo instabilidade. O nosso momento de instabilidade chegou agora, mas temos que voltar a vencer para termos uma sequência e uma frequência de jogos. Sempre estamos próximos do G4 mas estamos tendo dificuldade para dar esse salto nesse momento. Temos o jogo do Mirassol sábado, vamos com a expectativa de fazer um bom jogo para poder conquistar os três pontos e aí e retomar todo o processo que a gente já via desde os dois primeiros jogos, fazendo o que vinha dando certo e que infelizmente nesses últimos quatro jogos tivemos essa curva para baixo”.
Em relação aos reforços: “Já conversamos a respeito, temos isso já detalhado, mapeado, e estamos aguardando. Hoje não é fácil para algumas posições terem jogadores que resolvam os problemas. Precisamos de jogadores que realmente acrescentem mais coisas dentro do nosso contexto. Por isso a dificuldade muitas vezes de encontrar esse tipo de perfil de jogador”.
O que acha que não está encaixando e precisa ser melhorado urgentemente? “O número de chances e oportunidades de gol aumentou bastante. Estamos tendo mais oportunidades, mas precisamos finalizar melhor, terminar a jogada melhor. Quando conseguirmos terminar a jogada e finalizar melhor, vamos conquistar a vitória. Hoje a expulsão acabou influenciando muito no resultado do jogo. O maior momento de instabilidade do time foi após o gol de empate, depois veio a expulsão que nos prejudicou bastante”.
Ainda em relação a reforços: “Precisamos de jogadores que cheguem aqui e resolvam o problema, não podemos trazer mais jogadores para dentro do plantel que já está em torno de 30 jogadores. Precisamos reduzir um pouco o plantel para ter jogadores mais qualificados. Esse é o grande foco e objetivo. É óbvio que a torcida tem pressa, nós também temos. Mas volto a dizer, queremos jogadores que venham para acrescentar dentro do processo nosso aqui. Esse é o grande objetivo nosso. Precisamos trazer os jogadores com essa condição, estamos todos empenhados em relação a isso”.
Como vê o cenário para a próxima partida no Couto, em relação à torcida? “O torcedor está com a razão, se pegarmos historicamente os últimos dois ou três anos da equipe, ela tem oscilado em um sobe e desce, e isso gera uma inconstância. Talvez hoje a gente paga um pouco o preço por tudo que o Coritiba já passou. Temos que que tentar buscar um novo momento e estamos buscando isso dentro do clube, para que possamos ter uma regularidade e uma estabilidade. Estamos sofrendo em relação a isso e o torcedor também está sofrendo. Agora, o que mais a gente tem feito é trabalhar, fazer o possível para que a gente consiga novamente equilibrar e desenvolver. Temos que entender o momento que não é um momento satisfatório, todo mundo entende isso. Tivemos uma cobrança muito forte dentro do vestiário hoje. Esta série B está tendo muitas oscilações em todos os times porque é equilibrada. Precisamos estabilizar nossa questão mental que é fundamental. Temos que ter a tranquilidade para finalizar porque senão acaba acontecendo o que aconteceu hoje, tivemos chances criadas e não fizemos, depois tivemos que correr atrás do placar. Temos que buscar esse equilíbrio técnico e emocional”.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)