
BRASILEIRÃO
Há algumas rodadas, a comissão técnica e jogadores Alviverdes são uníssonos no discurso com referência à dificuldade do Coritiba engrenar na competição. Porém, para o torcedor Coxa-Branca, o repertório está ficando repetitivo, pois os problemas são apontados tanto pela comissão técnica quanto pelos jogadores, mas as soluções não aparecem. Enquanto isso, o Coritiba amarga a incomoda posição intermediária na tabela.
A diretoria Alviverde tem feito de tudo para ajudar o time e, mais uma vez, fez uma grande promoção de ingressos para que o Couto Pereira fique praticamente lotado, na esperança de que o apoio das arquibancadas seja mais um fator motivacional para o time, pois a apaixonada torcida Coxa-Branca vem fazendo a sua parte, apoiando o até o final das partidas.
Portanto, o jogo de logo mais se torna uma partida de grande importância, pois o Coxa disputa 9 pontos seguidos na capital paranaense, sendo que os próximos adversários serão o Paraná Clube, no Pinheirão, e o Goiás, no Couto Pereira.
Com apenas um dia para treinar a equipe, o técnico Cuca volta à sua tática de não revelar a equipe antes da partida, preferindo esperar obter informações acerca da escalação do adversário, que já veio para Curitiba escalado.
O Vasco vem com desfalques. Alex Dias cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo enquanto que o zagueiro Alemão deixa a equipe por ter sofrido uma lesão na coluna. Outro desfalque, no mínimo estranho, é em relação ao veterano atacante Romário, sendo que a desculpa de sua ausência foi as condições do gramado do Estádio Couto Pereira, conforme destaca o site oficial do Clube de Regatas Vasco da Gama: “Conversei com o Romário sexta-feira à noite. Ele quer jogar, mas não deixei. O gramado do Couto Pereira não está muito bom e pode ser arriscado para ele. O Baixinho está fora”, afirmou o treinador Renato Gaúcho”.
Realmente, justificar a ausência do veterano atacante Romário com tal argumento é, no mínimo, estranho. No que no começo deste ano, o Coritiba trocou todo seu antigo gramado pela grama mais especializada para a prática do futebol em todo o mundo, a Bermuda 419. Portanto, hoje, o Estádio Couto Pereira, o Monumental do Alto da Glória, tem um dos três melhores gramados do Brasil.
Porém, ao se analisar a provável escalação do time carioca, que não contará com o seu técnico, Renato Gaúcho, no banco de reservas, por estar cumprindo suspensão, pode-se encontrar uma explicação mais plausível para a ausência do “baixinho”. É que o técnico vascaíno irá utilizar o sistema tático 4x5x1.
Este excesso de zelo defensivo do time carioca encontra respaldo na atual situação do Coritiba, que quer buscar uma grande vitória em casa, de forma convincente, como se fosse um presente para sua fiel torcida, sendo que o Vasco não quer pagar essa conta.
Para tanto, o técnico Cuca pode inovar e escalar o Coritiba com três atacantes, Marciano, Renaldo e Maia, tal formação deixaria a equipe extremamente ofensiva, porém tal formação não deverá ser utilizada desde o início da partida, podendo-se ser utilizada durante o jogo se for necessário.
Outras especulações dão conta da entrada de Jackson na ala direita no lugar de James e uma possível saída de Rubens Jr. para a volta de Ricardinho na ala esquerda, desde que Ricardinho tenha condições clínicas para tal. Ou ainda, a mudança do sistema tático com três zagueiros para o 4x4x2, com a saída do zagueiro Allan para a entrada do meia Jackson, que jogaria ao lado de Caio. Definição mesmo, somente no vestiário Alviverde.
O duelo entre Coritiba e Vasco será bastante complicado. Pois o time carioca vem fechado, esperando a pressão Coxa-Branca e tentando sair no contra ataque. Talvez pelo adversário jogar com apenas um atacante, o técnico do Cori, Cuca, opte inicialmente pelo sistema 4x4x2, formando a meia cancha com Reginaldo Nascimento (Peruíbe), Capixaba, Jackson e Caio, assim teria um bom poder ofensivo sem se descuidar do sistema defensivo.
Independente do sistema tático utilizado pelo Verdão do Alto da Glória mais uma vez a massa Alviverde se fará presente em grande número e irá apoiar o Coxa até o final da partida. Está na hora do time responder Alviverde responder em campo! Está na hora daqueles jogadores que tem estrela, chamarem a responsabilidade para si! Está na hora da motivação e superação vencer qualquer barreira tática ou técnica! Está na hora da arrancada! Raça Verdão!
Coritibax Vasco
Data: 25/09/2005
Horário: 16h
Local: Estádio Couto Pereira, o Monumental do Alto da Glória
Coritiba
Douglas; James, Anderson Luís, Vagner e Rubens Jr. (Ricardinho); Nascimento (Peruíbe), Capixaba, Jackson e Caio; Renaldo e Maia.
Técnico: Cuca.
Vasco
Roberto; Wagner Diniz, Fábio Braz, Vergara e Diego; Ygor, Osmar, Amaral (Róbson Luiz), Abedi e Morais; Ânderson. Técnico: Renato Gaúcho.
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho/SP FIFA
Assistente 1: Ana Paula da Silva Oliveira/SP FIFA
Assisitente 2: Maria Eliza Correia Barbosa /SP
4º Árbitro: Sueli Teresinha Tortura/PR FIFA
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)