
CURIOSIDADE
Do site oficial do Coritiba
Coritiba x Goiás – Um confronto com as cores verde e branca
Coritiba e Goiás entram em campo nesta terça-feira, 04/10, pela 18º vez em Campeonatos Brasileiros. O Coritiba venceu 8 vezes, empatou 4 e perdeu 5. Ao todo, o Cori marcou 21 gols e sofreu 15. Porém, este jogo já foi disputada em outras competições.
Em 1975, o Coritiba venceu o Torneio Central Elétrica de Goiás. No início da competição, o Cori eliminou o clube esmeraldino com uma vitória por 2x0. O torneio foi disputado na capital goiana.
E grandes partidas marcam a história do confronto entre os alviverdes. Em 1985, o Coritiba venceu o Goiás por 2x0, no Serra Dourada, na memorável seqüência das 4 vitórias fora de casa, que se completaram com as vitórias sobre o Flamengo, Cruzeiro e São Paulo.
No dia 1º de outubro de 1989, outra grande vitória do Cori em Goiânia por 3x2. Neste ano, o Coritiba tinha um dos melhores times de sua história e foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro pela CBF, por não comparecer na partida contra o Santos que estava marcada para Juiz de Fora-MG, um dia antes do jogo do Vasco. O Cori havia sido punido com a perda de mando de campo, por causa de um jogo contra o Sport, no Couto Pereira. Porém, o clube tinha uma liminar que foi ignorada pela CBF.
Além desses confrontos, os alviverdes já se enfrentaram por diversas oportunidades, uma delas, num emocionante jogo válido pela Copa do Brasil de 2001. Um jogo eletrizante, onde o Coritiba jogava pelo empate em 0x0, pois vinha de outro empate em Goiânia em 1x1. Porém, no início do jogo, o Goiás mudou esta história marcando 1x0, veio o 1x1 e logo em seguida o Goiás aumentou, fechando o primeiro tempo em 2x1.
Na segunda etapa, o Coritiba contou com a experiência de Evair e com o zagueiro Danilo, que estavam predestinados a mudar a história do Cori neste jogo. Logo veio o empate em 2x2 e novamente, o Goiás aumentou o marcador, 3x2. Evair, num bonito lance fez a jogada do outro gol de empate e no final do jogo, o inesperado: em jogada de Fabinho, Danilo marcou o gol da classificação. Coritiba 4x3, num dia que o Estádio Couto Pereira chorou e se emocionou com a raça e o amor da camisa Coxa-Branca. Naquele ano, o Coritiba ficou com o 4º lugar na Copa do Brasil.
Pesquisa histórica: Helênicos. Para saber mais sobre a história do Coritiba, visite o site www.historiadocoritiba.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)