
ESTATÍSTICAS
Do site oficial do Coritiba
Estatísticas: Coritiba x Corinthians
Os Helênicos fizeram um completo levantamento histórico do confronto entre Coritiba e Corinthians. A disputa entre os dois times começou a ser disputada durante a década de 40. Os confrontos são historicamente, marcados por muita confusão.
No próximo domingo, às 16 horas, as duas equipes se enfrentam pela 40º vez na história. O Verdão venceu 15, foram 6 empates e 18 vitórias do time Paulista. Quando o assunto é Brasileirão o confronto é mais equilibrado. São 10 vitórias do Coxa, 4 empates e 11 derrotas.
O primeiro confronto, foi no dia 20 de abril de 1941, no até então Belfort Duarte e o Coritiba venceu por 1x0. Foi a primeira vitória do Coritiba contra outro grande clube do Brasil.
Na revanche, em São Paulo, um fato inusitado marcou a partida. O Cori terminou o primeiro tempo ganhando, no intervalo, os jogadores do Corinthians simplesmente decidiram agredir o árbitro e os jogadores do Cori. Pegos de surpresa, muitos jogadores do Cori foram parar no hospital, o resultado foi 7x3 para os paulistas.
Confira a ficha do primeiro jogo entre as duas equipes:
CORITIBA 1x0 CORINTHIANS
20 de abril de 1941 - Estádio Belfort Duarte
ÁRBITRO: Ataíde Santos.
GOL: Gabardinho (COR), aos 24´ do primeiro tempo.
RENDA: r$ 125.000,00
CORITIBA: Ary; Brayer e Borges; Tonico, Isaac e Biguazinho; Carneirinho, Pio, Neno, Gabardinho e Saul.
CORINTHIANS: Ciro; Agostinho e Chico Preto; Jango, Dino e Pelicciari; Lopes, Servílio, Teleco, Joane e Paulo.
Já o primeiro confronto em Campeonatos Brasileiros aconteceu no dia 08 de setembro de 1971 e teve vitória Coxa por 3x2 e também foi a primeira vitória do Verdão contra um grande clube fora de Curitiba. O Cori perdia por 2x0, e uma alteração tática do técnico Tim, fez o Coxa reagir e virar o placar na capital paulista.
As duas equipes já se enfrentaram em quatro estados diferentes. Além de São Paulo e Paraná, a partida já foi disputada em Alagoas e Sergipe, na Copa dos Campeões em 2001. Em Curitiba, local do jogo deste domingo o Cori venceu 11, empatou 4 e perdeu outras 7.
Além do Campeonato Brasileiro, as duas equipes já se enfrentaram pelo Torneio do Povo, em 1973 e pela Copa dos Campeões, em 2001.
Em 1973, foram dois jogos. No primeiro, válido pela primeira fase da competição, um empate em 0x0 no até então Belfort Duarte, para um público de quase 20 mil pagantes.
Na fase decisiva do Torneio, o time paulista proibiu o Coritiba de usar Aladim, o jogador estava emprestado para o Cori naquele ano. Desta vez, o Verdão venceu por 1x0, com um gol de Oberdã, aos 43 minutos do segundo tempo. Nos dois jogos, muita confusão.
Pela Copa dos Campeões, em 2001, o Verdão também levou a melhor. A competição que foi disputada no nordeste era em forma de mata-mata e o Coritiba venceu o Corinthians por duas vezes, primeiro por 1x0 e depois por 2x0, garantindo a vaga na semi-final da competição daquele ano.
O dia 11 de maio de 1980 registrou o maior público do confronto, no Estádio Couto Pereira. Foram 51.662 pagantes que acompanharam a partida, na vitória do Coritiba por 1x0. Dos 10 maiores públicos do Cori no Couto, três são em jogos contra o Corinthians. Os outros dois foram em 1972 e 1976, com 45.212 pagantes e 40.064 pagantes, respectivamente.
Pesquisa histórica: Helênicos. Para saber mais sobre a história do Coritiba, visite o site www.historiadocoritiba.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)