
BRASILEIRÃO
Vantagem para o Coritiba, que encara o Fortaleza, atual campeão cearense em sua casa mas sem seu décimo segundo jogador e principal reforço, ou seja: a torcida leonina, cuja a média de público durante o Campeonato Brasileiro de 2003 da série A, foi de mais de vinte e quatro mil torcedores por jogo.
Sem a pressão vinda das arquibancadas, o técnico Antônio Lopes (foto) terá oportunidade de melhor desenvolver seu trabalho e, com tranqüilidade, mostrar que a equipe Alviverde assimilou seu padrão de jogo e que irá brigar por algo a mais do que uma vaga na Libertadores da América de 2006, ou seja, que brigará pelo Bicampeonato nacional.
Apesar de perder sua torcida, o Fortaleza ganhou diversos reforços, alguns que farão suas estréias hoje: o perigoso atacante Marcos Denner, os laterais Tiago Matos e Giba, e o volante Índio. Os demais reforços não tiveram seus nomes publicados no BID da CBF a tempo e não enfrenterão o Coritiba neste domingo.
Entre diversas dúvidas, o técnico do tricolor cearense, Vágner Benazzi, deverá armar sua equipe utilizando o sistema tático 4x4x2, com o goleiro Albérico que substitui Bosco; Tiago Matos, Alan (Márcio Goiano), Ronaldo Angelim e Giba; Dude, Índio, Erandir e Mazinho Lima; Igor e Marcos Denner (Clodoaldo).
Já o técnico Alviverde, Antônio Lopes, dá sinais que irá repetir a mesma escalação que venceu o Treze da Paraíba no meio de semana, em jogo válido pela Copa do Brasil, mantendo o lateral Ricardinho improvisado no meio campo, já que Lopes não conta com Rodrigo Batata e Marquinhos, ambos contundidos.
Como o jogo é fora de casa para o Verdão Coxa-Branca, não está descartada a hipótese de o Delegado reforçar o sistema defensivo e atuar com dois volantes de ofício, possibilitando os avanços dos laterais, principalmente de Rúbens Jr, que praticamente vira um atacante. Porém, a provável escalação do Coritiba para enfrentar o Fortaleza logo mais terá: Fernando; Jucemar, Miranda, Nascimento e Rúbens Jr; Egídio, Capixaba, Jackson e Ricardinho; Marciano e Nunes.
Apesar dos portões fechados, a partida será transmitida para todo o Brasil através da TV a cabo em sistema de pay-per-view.
Uma vitória contra o Fortaleza é fundamental para uma grande arrancada Alviverde já no início do Brasileirão, visto que o Verdão Coxa-Branca disputa suas duas próximas partidas em casa, contra o Santos, no dia 1º de maio, jogo que marca a reabertura do moderno Estádio Couto Pereira, e depois no dia 08 de maio, contra o Palmeiras.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)