
AVALIAÇÃO
O Coritiba conseguiu uma importante vitória ontem à noite no Couto Pereira, desta vez contra o Grêmio de Porto Alegre por 2x1 (gols de Alemão e Adriano).
O início da partida foi marcada por forte marcação e muita disputa. Os gaúchos começaram melhor a partida, tocando bem a bola no ataque. Com o passar do tempo a partida começou a ficar mais acirrada na medida em que o violento Cocito e seus colegas tricolores abusaram da violência, sem serem importunados pela péssima arbitragem que assolou o Alto da Glória.
As jogadas mais ríspidas do time gaúcho irritaram os jogadores do Coritiba, pois não eram punidos com os cartões, fato que acabou por desconcetrantrar o time alviverde que entraram no jogo dos tricolores gaúchos, transformando o jogo numa sessão de ponta-pés para todos os lados.
No final do primeiro tempo, o zagueiro Baloy agrediu covardemente Alemão e acabou sendo expulso. Na confusão, Aristizábal que entrou no lance para separar os jogadores acabou sendo expulso. Transtornado, Ari chamou a atenção do assistente para o lance, alegando a injustiça na expulsão.
O clima esquentou dentro do gramado, transformando as expulsões num festival de empurrões entre muitos jogadores. Durante quatro minutos o jogo ficou parado até que os ânimos se acalmaram com a entrada de Lopes (foto) no gramado, que tirou o atacante Aristizábal de campo. Lopes aproveitou este momento para orientar seus comandados.
Ao final da primeira etapa, Lopes foi até o centro do gramado cumprimentar o trio de arbitragem, que sofria o apupo da torcida Coxa, irritadíssima com o péssimo desempenho da arbitragem. Coincidência ou não, no segundo tempo o árbitro dava mostras de estar mais calmo e aplicou mais cartões amarelos aos jogadores gaúchos, que até podiam terem sido expulsos.
Na volta do segundo tempo, o Coritiba veio com um estilo de jogo diferente: cabeça no lugar e sangue frio, os jogadores do Verdão não entraram no ritmo de provocações dos gremistas e tocaram a bola. Em poucos minutos o Coritiba dominava amplamente a partida e chegava aos seus dois gols com extrema facilidade.
A nítida alteração no comportamento do time Coxa dentro do gramado também foi resultado da conversa de Lopes com seus jogadores. No vestiário, o treinador do Verdão pediu paciência para os jogadores, fato este destacado após o final da partida em algumas entrevistas às rádios que cobriram a partida vencida pelo Coritiba.
Esquemas táticos à parte, a experiência de Lopes em acalmar os jogadores do Coritiba colaborou na vitória do Coritiba, que voltou a respirar, acreditando na classificação à Libertadores.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)