
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
Apesar de estar com nove pontos na tabela, o Operário Ferroviário de Ponta Grossa vive uma seca de vitórias no campeonato. Começou vencendo nas duas primeiras rodadas, mas parou por aí, os últimos quatro jogos foram três empates e uma derrota. Sem contar a inoperância de seu ataque que nesses últimos quatro jogos fez apenas um gol, aliás, o time de Ponta Grossa tem um dos piores ataques da série B, com 4 gols marcados, mesmo assim está à frente do Coritiba, seu adversário nesta segunda-feira, que tem apenas três gols marcados. Se por um lado o ataque não vive boa fase, a defesa é a melhor do campeonato, juntamente com o Goiás, com apenas dois gols sofridos.
O técnico Rafael Guanaes tem pensado em criar alternativas para o equilíbrio da equipe, principalmente em relação à inoperância do ataque, mas as coisas ainda não vêm dando certo.
Para esse jogo com o Coritiba, é certo que o técnico não poderá contar com três titulares da equipe, dois deles por lesão, casos do lateral esquerdo Lucas Hipólito e do atacante Felipe Augusto, que se lesionaram no jogo contra o Ceará e o volante Rodrigo Lindoso que terá que cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. A ausência de Felipe Augusto deve ser muito sentida pois o atacante é um dos que mais tenta finalizações ao gol do adversário.
O provável time do Operário que entrará em campo nesta segunda-feira contra o Coritiba pode ter a seguinte formação: Rafael Santos, Sávio, Fagner Alemão, Willian Machado e Pará; Índio, Vinicius Diniz e Cássio Gabriel; Ronaldo (Daniel), Maxwell e Ronald.
Coritiba e Operário são adversários tradicionais dentro do Estado do Paraná e já se enfrentaram em 24 jogos no total, por várias competições. A vantagem é do Coxa que obteve 11 vitórias contra seis vitórias do Operário e sete empates. Em jogos realizados no Couto Pereira foram até agora 13 jogos, com ampla vantagem do Coritiba que tem nove vitórias contra apenas uma do Fantasma, com três empates.
Pela série B as equipes se enfrentaram pela última vez em 2021, em Ponta Grossa o Operário venceu por 1 x 0, e no Couto Pereira o Coxa ganhou por 3 x 1, gols do Coritiba marcados por Luciano Castan, Waguininho e Léo Gamalho.
O último encontro entre as duas equipes no Couto Pereira foi pela primeira fase do campeonato paranaense quando o Coritiba goleou o time de Ponta Grossa por 4 x 0, gols de Matheus Frizzo (2), Robson e Jean Pedroso.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)