
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Red Bull Bragantino começou a temporada com calendário cheio, com várias competições a disputar. Disputou o Paulistão de 2022, fez boa campanha e chegou na semifinal, caindo para o Palmeiras que seria o campeão. Depois vieram a Copa do Brasil e Libertadores e o “massa bruta” não rendeu o esperado, pois na Libertadores a equipe ficou em último lugar no seu grupo, uma das piores campanhas entre as equipes que disputam o torneio continental, e na Copa do Brasil a equipe paulista não conseguiu avançar para as oitavas de final, perdendo para o Goiás nas penalidades máximas.
Agora só resta ao Bragantino o campeonato brasileiro da série A, onde a equipe vem fazendo uma campanha de meio de tabela, ocupando atualmente na 12ª posição com 14 pontos ganhos, um a menos do que o próprio Coritiba.
A equipe é treinada pelo técnico Maurício Barbieri que está desde 2020 no comando da equipe paulista. Os principais destaques são o goleiro Cleiton, o zagueiro Leo Ortiz e os atacantes Artur e Ytalo. Dentre os destaques, o goleiro Cleiton tem se sobressaído, com grandes atuações, muitas vezes salvando o time de resultados piores. O Bragantino vinha de uma sequência sem vitórias, com três derrotas e dois empates, até o jogo contra o Flamengo quando conseguiu vencer por 1 x 0, diminuindo a pressão sobre o técnico Maurício Barbieri e o próprio plantel, inclusive foi a pior sequência desde que a equipe voltou à elite do futebol brasileiro. Depois da vitória contra o Flamengo, o Bragantino jogou com o Cuiabá, na Arena Pantanal, e conseguiu empatar em 1 x 1, mais uma vez com grande atuação do goleiro Cleiton.
Neste último jogo, a equipe teve a seguinte formação: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Natan e Ramon; Raul (Jadsom), Eric Ramires (Lucas Evangelista) e Praxedes (Hyoran); Artur, Ytalo (Jan Hurtado) e Helinho (Sorriso).
O lateral esquerdo Luan Cândido, que estava suspenso e não atuou contra o Cuiabá, volta ao time contra o Coritiba. Porém, a equipe tem dois desfalques confirmados, os jogadores Helinho e Aderlan receberam o terceiro cartão amarelo e não jogam. Outro desfalque confirmado no banco de reservas é o técnico Barbieri que também está suspenso e a equipe deverá ser comandada pelo auxiliar Maldonado. Para o lugar de Helinho existe a opção de Sorriso ou Bruno Tubarão e o provável substituto de Aderlan será Andrés Hurtado. Portanto, a equipe que enfrenta o Coritiba deve formar com: Cleiton; Andrés Hurtado, Léo Ortiz, Natan e Luan Cândido; Raul, Eric Ramires e Praxedes; Artur, Ytalo e Sorriso.
O último confronto entre as duas equipes pelo brasileiro da Série A foi em 2020, disputado no Couto Pereira e terminou empatado em 0 x 0. No retrospecto geral o Coxa leva vantagem, pois em nove confrontos foram cinco vitórias do Coritiba, três empates e uma vitória do Bragantino. O último confronto entre as duas equipes em Bragança Paulista terminou com a vitória do Coritiba por 2 x 1, pelo campeonato brasileiro da Série A de 2020. Os gols da equipe Coxa-Branca foram marcados por Sabino e Robson
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)