
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Flamengo passou por turbulências internas nos últimos dias, além da inesperada desclassificação nas oitavas de final da Copa Libertadores pelo Olímpia do Paraguai. Desde o soco do preparador físico Pablo Fernandez em Pedro, que culminou com a demissão do argentino que fazia parte da comissão técnica de Jorge Sampaoli, até a briga no treinamento entre o lateral uruguaio Varela e o meia Gerson, que inclusive teve como consequência a fratura no nariz de Varela.
Apesar de todos esses “eventos”, o Flamengo conseguiu se classificar para a final da Copa do Brasil eliminando o Grêmio, quando ganhou por 1 x 0 sendo que já trazia uma vantagem de Porto Alegre onde venceu por 2 x 0. Neste jogo, apesar da classificação da equipe carioca, o time voltou a não se apresentar bem, inclusive passando certo sufoco contra os gaúchos. Com mais essa classificação para a final, o Flamengo se tornou, juntamente com o Grêmio, o maior finalista do torneio com nove finais.
O foco agora é total no campeonato brasileiro e no próximo domingo o Flamengo vem a Curitiba para encarar o Coxa almejando ganhar pontos para tentar uma aproximação no líder Botafogo. A equipe ocupa a 4ª colocação na tabela de classificação com 32 pontos, 15 a menos que o líder. A campanha do Flamengo até agora é de nove vitórias, cinco empates e cinco derrotas.
Fora de seus domínios, o Flamengo teve 10 jogos neste campeonato, e obteve quatro vitórias, quatro derrotas e dois empates, conquistando 14 pontos dos 30 possíveis, portanto uma campanha razoável fora de casa com 47% de aproveitamento.
O técnico Jorge Sampaoli dificilmente repete a mesma escalação, tanto que em 32 jogos até agora no Flamengo ele utilizou 32 escalações diferentes. O técnico também faz variações no esquema tático do time de jogo para jogo. Para o jogo com o Coritiba no Couto Pereira mais uma vez a escalação deve ser diferente daquela que foi utilizada no jogo pela Copa do Brasil na última quarta-feira. O lateral Varela teve uma lesão no joelho neste jogo e não será relacionado, assim o zagueiro David Luiz, entregue também ao Departamento Médico, então o provável time que irá a campo deve formar com: Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Filipe Luís); Erick Pulgar, Allan, Gerson e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.
O Coritiba leva vantagem em confrontos com o Flamengo pelo campeonato brasileiro em jogos realizados no Couto Pereira, em 22 jogos foram 12 vitórias do Coxa contra oito vitórias do Flamengo, além de dois empates. Em 2022 pela série A, jogando em Curitiba o Coxa mais uma vez saiu com a vitória, com placar de 1 x 0, gol marcado de pênalti por Alef Manga.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)