
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Vitória se enfrentam neste domingo, 28, às 18h30, no Couto Pereira, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de conseguir o gol de empate, que manteve a invencibilidade aos 42 minutos do segundo tempo diante do Santos, o Verdão agora volta para casa e tem uma sequência de dois jogos no Couto para manter os 100% de aproveitamento e atingir, novamente, a liderança da tabela. Pela frente, terá o perigoso Vitória, que faz bela campanha no Brasileirão, tem o artilheiro (Maxi Biancucchi) e quer driblar o frio para roubar pontos em Curitiba
Time quer manter o embalo e mostrar força no Couto
No último final de semana, o Coritiba foi até a Vila Belmiro e fez mais uma boa partida no Brasileirão. Embora o Alviverde pudesse ter trazido os três pontos do litoral paulista, principalmente por conta da bela atuação no primeiro tempo, o Coritiba ficou atrás do marcador por duas vezes, mas, como vem sendo característica desta equipe, não desistiu de buscar o resultado positivo e foi recompensado com o gol de Alex já no final da partida. O ponto foi insuficiente para que o Alviverde recuperasse a liderança, mas significou a manutenção da invencibilidade e a consolidação do posto entre os primeiros colocados.
Vanderlei e Alex foram os destaques. Aliás, o camisa 10 do Verdão assumiu a responsabilidade e vem sendo a cara do Coritiba no Brasileirão. A mídia brasileira vem reconhecendo as brilhantes atuações do craque e, justamente, aponta Alex como o melhor jogador do torneio até aqui, o que acaba sendo positivo para o restante do time, que tem mais liberdade para jogar e ajudar o "Menino de Ouro". Marquinhos Santos quer se aproveitar disso para fazer com que os seus jogadores evoluam ao lado do craque e tragam melhores resultados ao Verdão. O desafio deste final de semana é bastante perigoso e, justamente por isso, o Verdão precisará demonstrar muita raça, determinação e vontade para superar o Vitória.
O treinador Coxa-Branca será obrigado a realizar alterações na equipe para a partida deste domingo, sendo uma na zaga e outra no ataque. Suspenso, Leandro Almeida desfalca o time e abre lugar para o retorno de Emerson. Embora tenha testado Luccas Claro e Rafael Bonfim ao longo da semana, a entrada do zagueiro canhoto é a mais provável. Na esquerda, Raúl Iberbia aproveitou bem a sua chance e segue como titular. Por outro lado, Deivid sentiu uma entorse no joelho direito no treinamento de quinta-feira e foi vetado por três semanas. Para o seu lugar, Marquinhos Santos tem as opções de Keirrison ou Bill, contratado no início da semana e que vem treinando muito bem segundo os relatos dos repórteres. Embora Bill saia na frente desta disputa, a definição ficará apenas para minutos antes do jogo.
Vitória tenta manter a boa campanha e confia em seu artilheiro
Assim como o Coritiba, o Vitória vem fazendo uma excelente campanha no Brasileirão. Muito forte em casa, o Leão tem se mantido constantemente entre os líderes, vencendo jogos bastante difíceis. No último final de semana, a equipe do técnico Caio Júnior fez o clássico Estadual diante do Bahia mas não conseguiu superar o seu principal rival, ficando no 0x0. De qualquer forma, os 14 pontos conquistados são suficientes para deixar o Vitória na parte de cima da tabela, o que traz euforia à sua torcida, que costuma comparecer sempre em grande número ao Barradão.
A principal aposta do Vitória para a partida diante do Coritiba é o argentino Maxi Biancucchi. Conhecido no Brasil como "o primo do Messi", Maxi é o artilheiro do Brasileirão com 6 gols e vem conduzindo o rubro-negro na competição. O argentino está novamente escalado para o jogo deste final de semana e, ao lado dos seus companheiros, tentará driblar o frio da capital paranaense para buscar algum resultado positivo. O único desfalque de Caio Júnior será o lateral-direito Nino Paraíba, que saiu machucado do Ba-Vi e não se recuperou a tempo. O treinador do Leão optou por deslocar o zagueiro Gabriel Paulista para o setor e lançará Fabrício (ex-A. Paranaense) no miolo de zaga.
Panoramas da partida
O jogo deste domingo será bastante duro para o Coritiba. Bem na competição, o Vitória vem a Curitiba sabendo do desafio que terá pela frente e não deve se lançar ao ataque. A opção de Caio Júnior em improvisar um zagueiro na lateral-direita já demonstra um pouco dessa intenção. Sendo assim, os jogadores do Coritiba devem ter bastante paciência para furar o bloqueio defensivo e, sobretudo, atenção nos contra-ataques da equipe baiana para evitar que o Alviverde saia atrás do marcador. Luta, determinação e vontade não poderão faltar, visto que, nas arquibancadas, o apoio será, mais uma vez, integral.
Ofensivamente, as jogadas do Verdão novamente passarão pelos pés de Alex. Atravessando a melhor fase desde o retorno ao Coritiba, o meia vem tendo liberdade para atuar e, quando os seus companheiros de meio-campo, Robinho e Bottinelli, atuam em alto nível, o futebol do Menino de Ouro aparece ainda mais. Portanto, uma boa atuação da trinca será fundamental para um bom resultado. A ausência de Deivid será ruim para o Verdão em virtude do entrosamento. Entretanto, com Keirrison e Bill como opções, Marquinhos Santos não perderá tanta qualidade. A vontade de Bill fará com que a marcação do Alviverde se inicie já na área adversária, já a técnica de Keirrison permitirá uma equipe mais parecida com a das últimas rodadas.
Na parte defensiva, a grande preocupação deverá ser, naturalmente, o artilheiro da competição. Embora nunca tenha sido um goleador nato, Maxi Biancucchi vem atravessando grande fase e deverá ser muito bem marcado, visto que possui velocidade e qualidade suficientes para incomodar o gol de Vanderlei. Além dele, outro argentino, Damián Escudero, também possui muita técnica e deverá receber atenção especial, principalmente de Júnior Urso. Por fim, o Alviverde deve controlar as jogadas de bola parada de Renato Cajá, tanto nos arremates diretos a gol como nas bolas cruzadas à área, e suas chegadas surpresa à área adversária.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Verdão rumo à mais uma vitória no Brasileirão. A sequência de dois jogos no Alto da Glória pode servir para que o Coritiba consiga mais seis pontos e siga firme na cola dos líderes. Por isso, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao estádio. Novamente, o Coritiba precisa da sua energia e de sua vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 9ª rodada
Coritiba x Vitória
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 28/07/2013, domingo
Horário: 18h30
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Emerson, Chico e Raúl Iberbia; Júnior Urso, Robinho, Darío Bottinelli e Alex; Geraldo e Bill (Keirrison).
Técnico: Marquinhos Santos
Vitória:
Wilson; Gabriel Paulista, Fabrício, Victor Ramos e Danilo Tarracha; Michel, Luis Cáceres, Damián Escudero e Renato Cajá; Maxi Biancucchi e Dinei.
Árbitro: Wilson Luiz Seneme/SP
Assistente 1: Celso Barbosa de Oliveira/SP
Assistente 2: Daniel Paulo Ziolli/SP
4º Árbitro: Adriano Milczvski/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)