
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Volta Redonda vive um momento delicado na reta final da Série B. Ocupando a 18ª colocação com 34 pontos, isso após o empate do Botafogo (SP) contra o Novorizontino nesta sexta-feira. O time do interior do Rio de Janeiro soma oito vitórias, 10 empates e 15 derrotas, com um aproveitamento geral de apenas 34%. O desempenho como mandante, no entanto, tem sido o ponto mais positivo da equipe: em 16 jogos no Raulino de Oliveira, o Voltaço conquistou 27 pontos, fruto de sete vitórias, seis empates e apenas três derrotas. Isso representa 79,4% do total de pontos do time e um aproveitamento de 56,25% em casa.
Nos últimos cinco compromissos, o Volta Redonda conseguiu apenas uma vitória, sofreu três derrotas e empatou uma partida. O resultado mais recente foi o revés por 2 a 1 diante do Operário, em Ponta Grossa, o que agravou a situação da equipe na tabela. Com o tropeço, o Voltaço teve o maior aumento na probabilidade de rebaixamento da rodada: agora, o risco de queda é de 70,74%, um crescimento de 10,19 pontos percentuais.
Para o próximo confronto, contra o Coritiba, o técnico Rogério Corrêa será desfalque após ser expulso na última partida. Além disso, o volante André Luiz também está suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos, e deve ser substituído por Igor Maduro.
O provável time que enfrentará o Coritiba neste sábado, às 16h no estádio Raulino de Oliveira deve ter a seguinte formação: Jefferson Paulino; Wellington Silva, Igor Morais, Lucas Adell e Caio Roque; Igor Maduro, Thallyson e Raí; Marquinhos, João Pedro e Ygor Catatau.
A briga na parte de baixo da tabela segue intensa. Apesar da diferença de apenas dois pontos entre o 16º e o 17º colocados, as chances de rebaixamento para quem está no Z-4 ultrapassam os 70%, deixando o Voltaço em alerta máximo.
Este será o primeiro jogo entre Volta Redonda e Coritiba a ser realizado na cidade de Volta Redonda. No primeiro turno deu Coxa, que no Couto Pereira venceu por 2 a 0, com dois gols de Delatorre.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)