
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Clube Atlético Mineiro tradicional equipe centenária de Minas Gerais, (fundado em 25 de março de 1908) e que pelas estatísticas, conta com mais de nove milhões de torcedores. A equipe mineira foi campeã da Libertadores em 2013, conta com dois títulos do campeonato brasileiro (1971 e 2021) e dois títulos da Copa do Brasil (2014 e 2021), sendo também o maior vencedor de títulos estaduais em Minas Gerais com 47 conquistas, nove à frente do Cruzeiro que tem 38 conquistas.
Em 2022 o Atlético iniciou a temporada ganhando o título da Supercopa do Brasil, que disputou com o Flamengo vice-campeão do campeonato brasileiro de 2021. O jogo terminou empatado no tempo normal por 2 a 2 e o Atlético venceu nas penalidades máximas por 8 a 7. Este jogo foi disputado na Arena Pantanal, na cidade de Cuiabá (MT) em 20 de fevereiro de 2022. A equipe mineira também conquistou o título do campeonato mineiro de 2022, ganhando da equipe do Athletic, da cidade de São João Del Rei.
O Galo Mineiro está sendo comandado nesta temporada pelo técnico Antonio Mohamed, 52 anos, também conhecido por “El Turco Mohamed”, que é argentino, mas que teve vários trabalhos interessantes em equipes mexicanas, sendo a última no Monterrey. O técnico era até então pouco conhecido no Brasil, mas desde que chegou no Atlético deixou evidente a sua competência e estilo único na área técnica. Seu aproveitamento no comando do time tem sido muito bom, com 84,2%, ou seja, em 19 jogos desde o começo da temporada a equipe mineira venceu 15, empatou três e perdeu apenas uma partida, contra o URT de Patos de Minas, no campeonato mineiro, jogo em que atuou com uma equipe alternativa, poupando os titulares. O ataque tem sido o ponto forte do time que já marcou 39 gols e sofreu apenas nove. A defesa tem sido muito elogiada pelo técnico Antonio Mohamed, pois chegou a ficar 12 jogos sem sofrer gols.
A base do time foi praticamente toda mantida em relação ao elenco do ano passado, com vários destaques individuais como o goleiro Everson, o zagueiro Junior Alonso, o lateral Guilherme Arana, os meias argentinos Zaracho e Nacho Fernandez e os atacantes Keno, Eduardo Vargas e a principal figura do time, o atacante Hulk. Conta ainda em seu plantel, além de outros, com o venezuelano Savarino e o recentemente incorporado Diego Godin, zagueiro uruguaio que jogou muitos anos na Europa, principalmente no Atlético de Madri (Espanha) e que em 2021 estava jogando no Cagliari da Itália. Também foi contratado para esta temporada o atacante Ademir, destaque do América mineiro em 2021. O zagueiro Nathan Silva, atual titular da zaga mineira, fazia parte do plantel do Coritiba em 2020.
O Atlético Mineiro tem um calendário cheio em 2022, já disputou o campeonato mineiro, disputa o campeonato brasileiro, a Libertadores e a Copa do Brasil. Na Libertadores o time já fez duas partidas, ganhando a primeira da equipe do Tolima na Colômbia e empatando a segunda no Mineirão contra o América. No campeonato brasileiro a equipe mineira fez dois jogos e saiu vencedor nas duas oportunidades, contra o Internacional de Porto Alegre, quando venceu por 2 x 0 no Mineirão e contra o A. Paranaense na Arena da Baixada quando venceu por 1 x 0.
O time começou a disputa da 3ª fase da Copa do Brasil, jogando contra o Brasiliense, equipe de Brasília (DF) e ganhou por 3 x 0, com três gols de Eduardo Sasha.
A decepção neste início de temporada tem sido o zagueiro Diego Godin, que veio para o Galo Mineiro como um jogador de quem se esperava muito, devido à sua experiência no futebol europeu, sem contar a seleção uruguaia, onde tem três copas do mundo no currículo, mas o jogador parece que ainda não se adaptou totalmente ao esquema do técnico Mohamed e ao futebol brasileiro. Por sua vez, o destaque dos novos contratados para a temporada de 2022 tem sido o atacante Ademir, que tem aproveitado as chances que tem tido, inclusive fazendo um gol contra seu ex time pela Libertadores, quando anotou o gol de empate naquele jogo.
No último jogo do brasileirão, quando ganhou do A. Paranense por 1 x 0, o Atlético jogou com: Everson, Mariano, Nathan Silva, Alonso e Arana; Allan, Rubens (Calebe), Zaracho, (Otávio) e Nacho (Jair); Ademir (Savarino) e Sasha (Eduardo Vargas).
Hulk não jogou esse jogo pois tinha sido dispensado para viajar à Miami (EUA) para acompanhar o nascimento de sua filha. Vale destacar que o jogador Rubens, que tem tido oportunidades de jogar com o Técnico Mohamed, é um meia que vem se destacando, jogador muito rápido e jovem de apenas 20 anos de idade. Por sua vez, o jogador Keno não deve enfrentar o Coritiba pois fez uma cirurgia devido a uma lesão no ombro e deve ficar afastado por algum tempo.
O jogo contra o Coritiba será disputado na Arena Independência, pois o Mineirão estará ocupado com outros eventos nesse dia.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)