
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
Vindo de uma boa sequência de vitórias, duas no Brasileirão, contra Cuiabá quando venceu por 4 x 0 e contra o Internacional por 2 x 0, e por último a vitória por 2 x 0 na Copa do Brasil contra o Corinthians em jogo disputado na última quarta-feira, o Atlético Mineiro vem para Curitiba para enfrentar o Coxa, mas já pensando no compromisso difícil que terá pela Copa Libertadores na próxima terça-feira contra o A. paranaense, já que a equipe mineira está em 3º lugar em seu grupo com apenas três pontos e necessita da vitória para continuar almejando a classificação para a próxima fase. Essa situação na Libertadores talvez obrigue o técnico Eduardo Coudet a mandar a campo uma equipe alternativa no próximo sábado contra o Coritiba, preservando os titulares para o importante confronto da próxima terça.
Já no campeonato brasileiro a situação é melhor pois o Galo mineiro está em 6º lugar na classificação após seis rodadas com 10 pontos ganhos, resultado de três vitórias e um empate, com duas derrotas.
Os jogadores Guilherme Arana, Igor Rabelo e Otávio foram liberados pelo departamento médico para recondicionamento físico, mas destes, apenas o meia Otávio poderá talvez ser relacionado para o jogo de sábado. Seguem no DM os jogadores Allan, Pedrinho e Ala Kardec, portanto descartados para a partida. O lateral Saravia, que estava com lesão, foi liberado, inclusive entrou contra o Corinthians e pode ser aproveitado no time titular. O atacante Paulinho, com fadiga muscular, não viajou com a delegação para o jogo deste sábado.
Aliado às lesões e com calendário cheio, pois o Galo disputa três competições em 2023, o técnico argentino Coudet vem fazendo um rodízio na equipe no campeonato brasileiro para preservar fisicamente seus jogadores.
A provável escalação para o jogo com o Coritiba será: Everson, Saravia, Rever, Bruno Fuchs e Dodô; Battaglia (Paulo Vitor), Zaracho (Igor Gomes), Patrick e Edenílson; Hulk e Vargas. Jogadores como Nathan Silva, Jemerson, Rubens, Mariano, Hyoran e Pavón devem ficar como opção no banco de reservas. A dúvida ainda é sobre o aproveitamento de Hulk no time titular para esse jogo.
Coritiba e Atlético Mineiro já se enfrentaram 21 vezes em Curitiba, com o Coxa levando pequena vantagem no número de vitórias, dez contra oito e houve três empates. Porém, a última vitória Coxa-Branca foi em 2016 pelo placar de 2 x 0, valendo pelo campeonato brasileiro daquele ano, os gols do Alviverde foram marcados por Raphael Veiga e Kléber Gladiador. Pelo Brasileirão de 2022 a vitória foi dos mineiros que venceram por 1 x 0, com o gol nos acréscimos da partida.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)