
RESULTADO
Em sua melhor atuação no Campeonato Brasileiro, o Coritiba foi até Brasília e fez uma partida espetacular para bater o Flamengo pelo placar de 2x0, alcançando a sua terceira vitória fora de casa na competição. Com o resultado, o Verdão sai da Zona do Rebaixamento e vai com muita moral para cima do seu maior rival. Ainda falta muita coisa, mas hoje o Coritiba deu mostras de sua grandeza e ganhou fôlego extra para permanecer na Série A.
O Coritiba fez um primeiro tempo de gala no estádio Mané Garrincha. Sem se importar com os 67 mil flamenguistas que faziam uma bonita festa no estádio de Brasília, o Coritiba colocou a bola no chão e foi melhor desde os primeiros minutos, ainda que uma cabeçada de César Martins tenha assustado Wilson logo aos 4 minutos. Três minutos mais tarde, porém, veio o gol. Henrique Almeida recebeu dentro da área e chutou. Como um goleiro, Pará meteu a mão na bola e evitou o gol. Na cobrança, Kléber bateu com muita segurança e fez o seu primeiro gol com a camisa Coxa-Branca. O Flamengo tentou responder aos 13 minutos. Kayke recebeu na ponta direita da área e chutou com muito perigo, por cima da meta de Wilson. No lance seguinte, Paulinho recebeu livre dentro da área e perdeu mais uma chance.
A partir de então, porém, o Flamengo sentiu o golpe e, aos poucos, o Coritiba tomou conta do jogo novamente. Aos 21 minutos, Negueba desceu pela direita e cruzou. Paulo Victor foi mais rápido e interceptou o lance. Três minutos depois, não teve jeito. Carlinhos cruzou da esquerda, Negueba desviou e Henrique Almeida, livre, apenas deslocou o goleiro do Flamengo para fazer o segundo. Desligado, Samir dava condições de jogo ao artilheiro Coxa-Branca. Se o Flamengo já estava nervoso, passou a dar muitos espaços pata o contra-ataque do Coritiba. A melhor chance veio aos 34 minutos. Kléber fez boa jogada e deu o gol para Henrique Almeida. Entretanto, o atacante demorou demais para finalizar e permitiu a recuperação de Samir, desperdiçando uma chance inacreditável. A chance perdida reanimou o Flamengo, que voltou a acreditar. Aos 38, Alan Patrick bateu de fora, com muito perigo à meta de Wilson. Quatro minutos mais tarde, a primeira grande defesa do goleiro Alviverde. César Martins cabeceou quase à queima roupa para intervenção monumental de Wilson. Foi o último lance de perigo de um primeiro tempo em que o Coritiba esteve muito bem.
Na segunda etapa, o que era esperado, aconteceu. O Flamengo se lançou para cima do Coritiba até de maneira bastante desorganizada. Entretanto, com muita segurança na defesa, o Coritiba se segurava de todos os modos e neutralizava os ataques do time rubro-negro. Assim, a bola apenas rondava a meta de Wilson, mas o goleiro Coxa-Branca não teve qualquer trabalho. Com Thiago Galhardo no lugar de Henrique Almeida, o Coritiba perdeu um pouco de presença no ataque, mas continuava seguro no jogo. Aos 18 minutos, Negueba, que fez boa partida, pediu para ser substituído para a entrada de Rafhael Lucas. A partir de então, concentrando o seu jogo pela esquerda, o Flamengo teve o período de maior domínio do jogo e ensaiou uma pressão. Entretanto, foi o Coritiba quem chegou. Aos 25, Kléber recebeu da entrada da área e bateu. Paulo Victor fez boa defesa. Quatro minutos depois, Éderson teve uma boa chance, mas chutou fraco.
O tempo ia passando e o Coritiba, gigante, controlava todas as ações da partida. Aos 33 minutos, Kléber, também cansado, cedeu lugar a Paulinho. Com 35 minutos da segunda etapa, a torcida do Flamengo, irritada, começava a deixar o Mané Garrincha. Depois disso, o Coritiba ainda teve alguns contra-ataques à sua disposição, mas não conseguiu matar o jogo de maneira definitiva. Entretanto, o placar estava consolidado. Um 2x0 para encher a equipe de moral para a sequência da competição. Foi a primeira derrota de Oswaldo de Oliveira à frente do Flamengo. O Coritiba está de volta, esperamos que, dessa vez, definitivamente.
Torcedor Coxa-Branca, agora é conosco. Todos os caminhos levam ao Alto da Glória! Vamos ganhar do rival no grito, na garganta, na vontade e na raça! Com o Couto Pereira absolutamente lotado, apoiando durante os 90 minutos, somos muito fortes. A hora de carregar este time é agora! Vai pra cima deles, Verdão!
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)