
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Flamengo se enfrentam nesta quinta-feira, 17, às 21h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Depois de desperdiçar duas excelentes oportunidades em casa para, enfim, respirar aliviado na luta contra o rebaixamento, o Verdão agora encara um desafio dificílimo pela frente e terá que mostrar muita luta, garra e disposição para conseguir um resultado positivo. Pela frente, terá um Flamengo que vem atropelando os adversários no Brasileirão desde a chegada de Oswaldo de Oliveira e contará com uma torcida extremamente empolgada na busca por mais três pontos que consolidariam a equipe no G4 da competição
O time
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Internacional no Couto Pereira e, quando todos esperavam uma atuação melhor do que a vista na rodada anterior, diante do Fluminense, o que se viu, mais uma vez, foi uma equipe com pouquíssima inspiração na criação das jogadas, que parou na forte marcação da equipe gaúcha. Além disso, o Alviverde ainda sofreu com as falhas individuais (como a de Cáceres no lance que definiu a partida ainda no primeiro tempo) e com uma arbitragem absolutamente ridícula que, por algum motivo, não deu nenhum dos dois pênaltis claros em Kléber (o que certamente poderia mudar o rumo do jogo). De qualquer forma, para uma equipe que tinha uma excelente chance de dar à torcida uma certa tranquilidade na luta contra o rebaixamento, o Coritiba esteve muito aquém das expectativas e, de fato, não mereceu mais do que o ponto conquistado nestes jogos.
Agora, a alternativa é novamente buscar pontos fora de casa, mas o desafio que se aproxima é realmente bastante grande. De qualquer forma, os comandados de Ney Franco precisam dar uma resposta e jogar com uma intensidade suficiente para encarar o Flamengo de igual para igual em um ambiente bastante adverso. Em relação ao time, o técnico Ney Franco fará duas mudanças. A primeira delas é a volta natural do volante Alan Santos, que recupera a posição após cumprir suspensão diante do Internacional. A outra é o retorno de Negueba. Depois de um longo tempo afastado por lesão, o jogador volta à equipe titular no lugar de Ruy, que sentiu um desconforto muscular e foi vetado pelo Departamento Médico. Assim, o Coritiba tende a apresentar mais jogadas pelas pontas do campo, com Lúcio Flávio formando o losango ofensivo na criação. No restante, a equipe será a mesma da última rodada.
O adversário
Depois da dolorosa e surpreendente eliminação para o Vasco, na Copa do Brasil, o Flamengo vive em estado de graça com o seu torcedor e deve agradecer a um personagem principal: o técnico Oswaldo de Oliveira. Desde a sua chegada, o rubro-negro apresenta um assustador aproveitamento de 100% no Campeonato Brasileiro e, mesmo com alguns desfalques importantes, a equipe não perde o ritmo. Com isso, o Flamengo já ocupa um lugar entre os quatro primeiros do campeonato e tem a torcida a seu favor. Em relação ao time, o treinador ainda não poderá contar com Paolo Guerrero, Emerson e Wallace, todos machucados. Por outro lado, ganha o retorno do meia Alan Patrick que, suspenso, não participou da vitória por 3x1 diante da Chapecoense no último final de semana. Aliás, esta deve ser a única mudança na equipe em relação ao confronto da última rodada.
O jogo
Além da excepcional fase que o adversário atravessa, outro componente que será bastante complicado para o Verdão na partida desta quinta-feira será a presença de público. Até a manhã desta quarta-feira, 16, 62 mil ingressos já haviam sido vendidos, o que garante o maior público do Campeonato Brasileiro até aqui. Justamente por isso, o Coritiba deverá entrar em campo bastante focado e prestando muita atenção. A pressão será enorme, mas o Verdão precisará ter calma para colocar a bola no chão, esfriar a empolgação do Flamengo e de sua torcida e, aos poucos, tentar aproveitar os espaços que surgirem nos contra-ataques. Qualquer erro poderá ser fatal nesta partida.
Ofensivamente, a volta de Negueba traz mais presença pelos lados do campo para o time Alviverde. Além disso, o meia-atacante também ajudará na marcação, impedindo os avanços de um dos laterais do Flamengo, algo que o Coritiba vinha sofrendo muito nas últimas partidas. No meio, como será o principal foco criativo da equipe, Lúcio Flávio também precisa estar ligado e corresponder às expectativas, ajudando na criação de jogadas para Kléber e Henrique Almeida, no comando. Por fim, será necessário o apoio pelas laterais, principalmente Carlinhos, e um bom aproveitamento nas jogadas de bola parada.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar cuidado, principalmente com a ótima fase que o meia Everton vive. Ele tem sido um dos principais responsáveis pela recuperação do Flamengo no campeonato e deverá ser muito vigiado. Outro jogador que atravessa bom momento é Alan Patrick, muito forte principalmente nas jogadas de bola parada. No comando de ataque, a preocupação é com Kayke, um jogador formado nas categorias de base do Flamengo que, após perambular pelo Brasil, retornou em grande fase e possui excelente aproveitamento. Por fim, o Verdão precisará controlar as constantes descidas de Pará e Jorge, muito fortes pelos lados do campo e que devem levar perigo ao gol de Wilson.
A torcida
Apesar do enorme números de flamenguistas que estará no Mané Garrincha, a torcida Alviverde estará presente para representar o Verdão na partida. De qualquer forma, daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de um bom resultado, fundamental na luta contra o rebaixamento.
Raça e determinação!
Campeonato Brasileiro 2015 - 26ª Rodada
Flamengo x Coritiba
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 17/09/2015, quinta-feira
Horário: 21h
Flamengo:
Paulo Victor; Pará, César Martins, Samir e Jorge; Márcio Araújo, Héctor Canteros e Alan Patrick; Everton, Kayke e Paulinho.
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Coritiba:
Wilson; Leandro Silva, Walisson, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Alan Santos e Lúcio Flávio; Negueba (Thiago Galhardo), Henrique Almeida e Kléber.
Técnico: Ney Franco
Árbitro: Marielson Alves Silva/BA
Assistente 1: Cleriston Clay Barreto Rios/SE (FIFA)
Assistente 2: Elicarlos Franco de Oliveira/BA
4º Árbitro: Sávio Pereira Sampaio/DF
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)