ESPECIAL
Por Ricardo Honório e Munir El Khatib
A bola vai rolar na Série B a partir do dia 28 de maio, e com ela torceremos muito para que o Coritiba volte à primeira divisão, depois de uma participação muito ruim na elite do futebol nacional em 2020.
Como sempre pensando em trazer o melhor para o leitor do site, o COXAnautas preparou um Guia Especial da Série B 2021, com dados dos vinte clubes que participarão do campeonato.
Neste material, o leitor ficará sabendo como está sendo a temporada 2021 de cada clube, qual o time base, quais as contratações feitas para o brasileirão até o momento, os principais destaques de cada equipe, todos os jogadores que já passaram pelo Coritiba e que fazem parte dos elencos dos outros 19 times, e uma breve análise dos adversários que o Coritiba irá enfrentar.
Além disso, o COXAnautas como sempre não fica em cima do muro, e dá sua opinião em relação ao futuro de cada equipe no campeonato.
Confira abaixo a análise e os dados trazidos pelo COXAnautas para você poder acompanhar a Série B de 2021:
clique nos escudos dos times para visualizar
clique nos escudos dos times para visualizar
O Coritiba inicia a Série B sob forte desconfiança de sua torcida, bem diferente do começo da temporada 2021, quando a motivação da torcida era evidente em razão da nova diretoria que tomou posse nas últimas rodadas do campeonato brasileiro da primeira divisão.
Apesar da classificação à terceira fase da Copa do Brasil, a eliminação vergonhosa na primeira fase do campeonato paranaense deu fim à lua de mel existente entre a torcida e a diretoria. Cobranças foram feitas, sempre com a intenção de ver a diretoria se mexendo em busca de reforços para o time, uma vez que o time que disputou o campeonato regional deixou várias carências evidentes, principalmente no setor ofensivo.
Conseguir o acesso para a primeira divisão é fundamental, não só para que a diretoria possa trabalhar com tranquilidade, mas principalmente para as finanças do clube, que sofreram um baque muito grande com o rebaixamento. Isso sem contar no emocional do torcedor alviverde, abalado pelas constantes crises dentro de campo e más administrações fora dele.
A tarefa alviverde não será fácil. Concorrentes de peso como Cruzeiro, Vasco, Botafogo e Goiás estarão ao lado do Coritiba em busca de uma vaga. Somam-se a eles, outros times que fazem um bom começo de temporada, como o Avaí e Operário.
A grande esperança do torcedor Coxa resume-se basicamente em jogadores extremamente identificados com o clube, como o goleiro Wilson, o zagueiro Henrique e o meia Rafinha, além dos gols do atacante Leo Gamalho, artilheiro do clube neste início temporada. Porém, ainda é pouco para um time que tem obrigação em conseguir uma das quatro vagas para a primeira divisão. A diretoria precisará trabalhar muito para reforçar o time e deixá-lo em condições de brigar pela parte de cima da tabela.
Colocação em 2020: 19º colocado na Série A
Artilheiro: Leo Gamalho, com 7 gols
Melhor assistente: Rafinha, com 6 assistências.
Contratações em 2021: Alex Muralha (goleiro), Igor (lateral-direito), Henrique, Wellington Carvalho, Luciano Castan (zagueiros), Romário (lateral-esquerdo), William Farias, Val, Johny Douglas, Gustavo Bochecha (volantes), Robinho, Lucas Nathan, Valdeci (meias), Waguininho, Tailson, Leo Gamalho, William Totô e Dalberto (atacantes)
Treinador: Gustavo Morínigo
Goleiros: Wilson, Alex Muralha, Marcão, Diego
Laterais Direitos: Igor, Natanael
Zagueiros: Henrique, Wellington Carvalho, Nathan Ribeiro, Luciano Castan, Thalisson, Marcio Silva
Laterais Esquerdos: Romário, Guilherme, Angelo
Volantes: William Farias, Val, Johny Douglas, Matheus Salles, Matheus Bueno, Bernardo, Gustavo Bochecha
Meias: Luiz Henrique, Rafinha, Mattheus Oliveira, Lucas Nathan, Robinho, Valdeci, Biel
Atacantes: Leo Gamalho, Waguininho, Igor Paixão, Tailson, William Totô, Dalberto, Pablo Thomaz e Luizão
Time base:Wilson, Igor, Henrique, Luciano Castan e Romário; William Farias, Val, Gustavo Bochecha e Rafinha; Leo Gamalho e Igor Paixão
Destaques: Henrique, Rafinha e Leo Gamalho
13 jogos disputados
6 vitórias/ 2 empates/ 5 derrotas
23 gols marcados / 15 gols sofridos
51,2 % de aproveitamento
Eliminando na primeira fase do campeonato paranaense, terminando como 9º colocado
Classificado à terceira fase da Copa do Brasil
Confira abaixo o que a editoria, colunistas e sócios do COXAnautas esperam do Coritiba na Série B em 2021.
Ricardo Honório
Como sempre a minha expectativa no início do campeonato é otimista. Mas a tarefa do Coritiba será muito complicada em 2021. A Série B deste ano promete ser a mais disputada da história. Vários campeões brasileiros como Botafogo, Cruzeiro, Guarani, Vasco e o próprio Coritiba estarão na competição. E terão ao seu lado clubes como Avaí, Goiás, Vitória e Ponte Preta que costumam sempre fazer boas campanhas e dificultar a vida dos times que entram como favoritos.
Mesmo que o time ainda esteja bem distante daquilo que esperamos, acredito que o Coritiba será um dos times que conseguirá uma das quatro vagas para a primeira divisão. O time tem uma boa base formada, mas a diretoria precisará reforçar a equipe, principalmente nas posições carentes, como a lateral-esquerda, meia-cancha, e atacantes de lado. A diretoria errou muito em algumas contratações, então agora a mira deverá ser certeira. Com um pouco mais de qualidade, o Coritiba se tornará um dos grandes favoritos nesta Série B.
Sérgio Brandão
Não há previsão sequer próxima do razoável. Aliás, há anos vivemos este dilema de não saber o dia de amanhã. O exercício de futurologia já incorporado à nossa rotina – que até recentemente beiramos a esperança de finalmente ter avançado, só que não. Seguimos à beira da escuridão, sem que seja possível trabalhar com hipóteses ou possibilidades. Vale a palpitologia, onde já somos especialistas, com pHd.
E com a prévia que o Campeonato Regional nos deu, o palpite é de dias sombrios e nada animadores. Há anos sempre me posicionei entre os otimistas, de pensamentos positivos, levando em consideração a lei da atração.
Desde 2014 passei a habitar este lado sombrio, dos incrédulos, dos desconfiados, dos sem esperança. Não consigo acreditar nem numa campanha razoável neste brasileiro da série B e que por razões óbvias, também encerramos aqui a nossa breve história nesta Copa do Brasil.
Um fim de casamento de adolescentes que se conheceram, se apaixonaram e acharam que viveriam o amor eterno, assim como nós e Follador e sua equipe nestes primeiros 3 meses de mandato. A conversa estava boa, animadora, me convenceu, me levou para a cama, mas logo após o primeiro orgasmo o amor acabou.
Felipe Rauen
Uma obviedade seria responder que consiga o acesso para a série A, afinal é o que todos nós, coritibanos, desejamos com veemência. Mas considerada a pergunta quanto a como se vê a chance de o Coritiba conseguir o acesso, penso que temos um caminho muito difícil pela frente.
De um lado porque a série B neste ano está qualificada por clubes grandes como em nenhuma edição houve, para os quais a manutenção do rebaixamento seria uma desgraça e por isso em campo ou fora dele lutarão muito.
E de outro porque ainda não temos um time confiável, o campeonato estadual mostrou isso. Faltam-nos bons atacantes, meias, zagueiros e ala esquerdo. A dependência Rafinha/Léo Gamalho não foi suficiente nem para o campeonato estadual, o que dirá para a disputa de uma série B das mais difíceis dos últimos tempos.
O Coritiba tem que saber jogar com pragmatismo. Não o do Jorginho, que nos levou a subir na bacia das almas e sem nunca convencer, mas no sentido de conhecer as suas limitações técnicas de modo a que um esquema de jogo condizente seja utilizado até que aos poucos o elenco seja melhorado ou revelações da base apareçam.
Vamos lá, torcendo para que o clube ressuscite e situações como as dos últimos anos não se repitam. Avante, Coritiba!
Rogério Scarione
Precisamos subir!
Após o vexame no Campeonato Paranaense, o torcedor tem todos os motivos para desconfiar do Coritiba.
Morínigo foi mantido no cargo e agora precisa mostrar a que veio. Time ainda carece de reforços e sem atacantes de velocidade, o caminho será mais difícil. Chegada de Henrique fortalece a defesa, mas temos que nos preocupar lá na frente; sem gols, não chegaremos a lugar algum...
Não subir será um desastre para o nosso futuro. Abre o olho, diretoria!
Paulo Chaves
Apesar do Coritiba ter jogado no lixo toda o período de preparação para a série B continuo acreditando que lutaremos pelo título até a última rodada.
Minha maior preocupação será com os primeiros jogos, essas rodadas serão muito tensas, tendo em vista que entraremos em campo com um time em construção. Tanto na formatação tática, quanto nos nomes do 11 titular, hoje não sabemos de maneira convicta qual time começará jogando contra o Avaí.
É muito importante vencer nessa arrancada e continuar vencendo enquanto as correções estarão sendo executadas. Muita raça, muito apetite por vitória, chegou a hora da verdade para nossos jogadores, nossa Diretoria e principalmente para nossa Torcida!
Kerwin Kuhlemann
Mesmo com a imensa decepção que o Coritiba nos proporcionou no Estadual, eu ainda confio que vamos ter um time muito competitivo nesta série B, que deve transitar somente na primeira metade da tabela. O acesso vai depender de algumas contratações pontuais para o meio e o ataque, um melhor aproveitamento das categorias de base, e de um trabalho da comissão técnica para que o time consiga ter uma maior solidez defensiva. Vamos subir Coxa!!
André Assef
O Coritiba das IncertezasComeçamos o ano animados com a nova gestão, com algumas das contratações e a nova incertezas nos veio à mente! Vai começar a série B e estou longe da confiança de subir que eu tinha em 2010! Estou na verdade como muito medo de um Dejavu de 2018! Única certeza que tenho é que o time ainda não está pronto, faltam muitas peças para ele ficar competitivo!
Marcelo Carneiro
Mais uma vez, entramos em um campeonato importante sem saber o que esperar. Com um elenco pouco testado no paranaense, nós vamos precisar de um pouco de sorte para que os poucos nomes que podem fazer a diferença não se lesionem, não levem cartões, não desfalquem o time. Espero uma série B difícil, porém o Coritiba tem condições de se manter entre os 4 durante toda a competição. O início será crucial. Se os jogadores estiverem unidos e comprometidos, subiremos.
Colocação em 2020: 9º colocado na Série B
Contratações: Diego Renan (lateral-esquerdo), Marcos Serrato (volante), Giovanni (meia), Junior Dutra (atacante)
Treinador: Claudinei Oliveira
Time base: Gledson, Edilson, Betão, Alemão e Diego Renan; Bruno Silva, Giovanni e Valdivia; Lourenço, Getulio e Junior Dutra.
Destaques do time: Betão (zagueiro), Giovanni (meia), Junior Dutra (atacante)
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Alan Costa (zagueiro), Giovanni (meia)
19 jogos disputados
12 vitórias/ 5 empates/ 2 derrotas
20 gols marcados / 8 gols sofridos
Campeão Catarinense
Classificado à terceira fase da Copa do Brasil
O Avaí começou muito bem a temporada 2021. Campeão catarinense em cima da Chapecoense e classificado à terceira fase da Copa do Brasil, o time comandado por Claudinei Oliveira entra forte para conseguir um dos acessos à Série A. O time aposta na força de sua meia-cancha, com destaques para o experiente volante Bruno Silva e o meia Giovanni, ex - Coritiba, autor do gol que deu o título estadual a equipe.
Colocação em 2020: 20º colocado na Série A
Contratações: Douglas Borges (goleiro), Jonathan, Daniel Borges (laterais-direitos), Joel Carli, Gilvan (zagueiros), Rafael Carioca (lateral-esquerdo), Luiz Oyama (volante), Matheus Frizzo, Pedro Castro, Felipe Ferreira, Marco Antonio e Ricardinho (meias), Chay, Marcinho, Ronald e Rafael Moura (atacantes)
Treinador: Marcelo Chamusca
Time base: Douglas Borges, Jonathan, Kanu, Gilvan e Paulo Vitor; Ricardinho, Pedro Castro e Marco Antonio; Warley, Rafael Moura e Chay.
Destaques do time: Kanu, Pedro Castro e Warley
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Jonathan (lateral-direito)
17 jogos disputados
6 vitórias/ 8 empates/ 3 derrotas
22 gols marcados / 11 gols sofridos
Não se classificou para as finais do campeonato carioca
Eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil
O time carioca não começou bem o ano. Fez uma fraca campanha no campeonato carioca e foi eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil. O técnico Marcelo Chamusca vem sendo fortemente questionado pelo torcedor Botafoguense. Sem seus principais destaques, o zagueiro Marcelo, que foi para o Fortaleza, o goleiro Gatito Fernandez, que está machucado, e o atacante Matheus Babi, que se transferiu para o A.Paranaense, o Botafogo está reformulando seu elenco, apostando em veteranos com o atacante Rafael Moura para tentar o acesso.
Colocação em 2020: 12º colocado na Série B
Contratações: Vitor Luiz (goleiro), Cristiano Vidal (lateral-direito), Ícaro, Alan Dias (zagueiros), Igor Miranda, Felipe Saturnino, Kevin e Arthur (laterais-esquerdos), Douglas Araújo, Rômulo e Denilson (volantes), Gabriel Terra e Lucas Santos (meias), Netto, Ramon, Luiz Fernando, Welinton e Gabriel Bittar (atacantes)
Treinador: Claudio Tencati
Time base: Matheus Nogueira, Cristiano Vidal, Leandro Camilo, Alan Dias e Igor Miranda; Douglas Araújo, Denilson, Lucas Santos e Bruno Mattias; Junior Viçosa e Ramon.
Destaques do time: Leandro Camilo, Denilson e Junior Viçosa
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Icaro (volante)
11 jogos disputados
3 vitórias/ 3 empates/ 5 derrotas
8 gols marcados / 12 gols sofridos
9º colocado no campeonato gaúcho
Com um time que mostrou muitas dificuldades no campeonato gaúcho e sem muitas aspirações na Série B, o Brasil aposta na experiência do técnico Claudio Tencati, ex-Londrina, para tentar se manter na segunda divisão. O time tem contratado vários reforços, a maioria desconhecidos do público. O mais conhecido deles é o volante Denilson, ex-São Paulo e Arsenal, mas a sua forma física é uma incógnita. Se estiver bem, pode comandar o meio-campo da equipe. Outra contratação interessante é o meia Lucas Santos, revelação do Vasco.
Colocação em 2020: Vice-campeão da Série C
Contratações: Dalberson (goleiro), Vivico e Toty (laterais-direitos), Sandro (zagueiro), Alex Ruan (lateral-esquerdo), Pepê, Tinga, Nonato e Juliano Pacheco (volantes), John Cley e Diego Mathias (meias), Junior Pirambu, Andrew Lucas, Bruno Alves e Bruno Mota (atacantes)
Treinador: Jerson Testoni
Time base: Dalberson, Toty, Ianson, Everton Alemão e Airton; Rodolfo Potiguar, Zé Matheus e Thiago Alagoano; Bruno Alves, Junior Pirambu e Maurício Garcez.
Destaques do time: Everton Alemão, Thiago Alagoano e Junior Pirambu
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Não possui
16 jogos disputados
7 vitórias/ 6 empates/ 3 derrotas
22 gols marcados / 13 gols sofridos
Eliminado nas semifinais do campeonato catarinense
Eliminado na primeira fase da Copa do Brasil
Caçula na Série B, a participação do Brusque ainda é uma incógnita. A principal meta é ao menos garantir a permanência na segunda divisão, mas a diretoria aposta em um clube organizado para tentar alçar voos mais altos. O grande destaque do time é o meia-atacante Thiago Alagoano, que recebeu propostas de times maiores, mas preferiu continuar no Brusque.
Colocação em 2020: 15º colocado na Série B
Contratações: Rodi Ferreira, Leandro Silva (laterais-direitos), Isaque Gavioli, Nery Bareiro e Victor Sallinas (zagueiros), Luciano Juba e João Paulo (laterais-esquerdos), Gilberto e Bruno Sena (volantes), Daniel Penha (meia), Willians Santana, Neto Berola e Luidy (atacantes)
Treinador: Rodrigo Santana
Time base: Rafael Santos, Leandro Silva, Isaque, Nery Bareiro e João Paulo; Gilberto, Bruno Sena e Bruninho; Luidy, Willians Santana e Neto Berola.
Destaques do time: Rafael Santos, Bruno Sena e Willians Santana
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Leandro Silva (lateral-direito), Nery Bareiro (zagueiro), Serginho (volante), Neto Berola (atacante)
21 jogos disputados
8 vitórias/ 8 empates/ 5 derrotas
36 gols marcados / 16 gols sofridos
Eliminado nas semifinais do campeonato sergipano
Eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste
Classificado na primeira fase da Copa do Brasil
O Confiança entra como um dos principais candidatos ao rebaixamento à Série C. Fazendo uma temporada fraca até aqui, o time sofreu um grande baque ao perder o meia Bruninho, seu principal destaque, que foi negociado com o Juventude. Após a eliminação no campeonato estadual, a diretoria contratou o técnico Rodrigo Santana, que chega com a missão de evitar a queda para a terceira divisão.
Colocação em 2020: 10º colocado na Série B
Contratações: Diogo Silva e Ewerton (goleiros), Luca Caio (lateral-direito), Diego Ivo, Matheus Stockl, Wesley Frazan (zagueiros), Guilherme Romão (lateral-esquerdo), Jimenez, Jean Patrick (volantes), Alisson Farias, Calyson e Dudu (meias), Ewandro e Vitão (atacantes)
Treinador: Allan Aal
Time base: Diogo Silva, Reginaldo Lopes, Gun, Wesley Frazam e Guilherme Romão; Claudinei, Wesley e Diego Torres; Ewandro, Hyuri e Calyson.
Destaques do time: Gum, Wesley e Diego Torres
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Reginaldo Lopes (lateral-direito), Calysson e Alisson Farias (atacantes)
23 jogos disputados
12 vitórias/ 7 empates/ 4 derrotas
33 gols marcados / 22 gols sofridos
Vice-campeão alagoano
Eliminado nas quartas de final da Copa do Nordeste
Classificado à terceira fase da Copa do Brasil
O CRB entra sem muitas aspirações na Série B. O time demitiu o técnico Roberto Fernandes após a perda do título estadual para o CSA e trouxe Allan Aal, que estava no Guarani, para o seu lugar. O novo treinador chega para acertar o sistema defensivo, principal problema do time na temporada. Sem a força de sua torcida, o time deverá ter dificuldades no campeonato.
Colocação em 2020: 11º colocado na Série B
Contratações: Joseph e Klebinho (laterais-direitos), Eduardo Brock (zagueiro), Matheus Neris, Rômulo e Flávio (volantes), Matheus Barbosa e Marcinho (meias), Felipe Augusto, Bruno José e Guilherme Bissoli (atacantes)
Treinador: Felipe Conceição
Time base: Fabio, Raul Cáceres, Ramon, Weverton e Matheus Pereira; Adriano, Rômulo e Airton; Bruno José, Rafael Sóbis e Guilherme Bissoli.
Destaques do time: Fabio, Airton e Rafael Sóbis
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Não possui
15 jogos disputados
7 vitórias/ 3 empates/ 5 derrotas
16 gols marcados / 10 gols sofridos
Eliminado nas semifinais do campeonato mineiro
Classificado à terceira fase da Copa do Brasil
Disputando a Série B pela segunda vez consecutiva, o Cruzeiro chega como um dos grandes candidatos ao acesso. Mesclando experiência com juventude, o time vem evoluindo sob o comando do técnico Felipe Conceição e tem boas chances de conseguir o acesso. O grande destaque da equipe vem sendo o jovem meia Airton, que é o municiador das jogadas de ataque do time mineiro.
Colocação em 2020: 5º colocado na Série B
Contratações: Darley, Raul, Pedro (goleiros), Cristovam (lateral-direito), Lucão, Wellington e Fabrício (zagueiros), Vitor Costa e Patrick Brey (laterais-esquerdos), Marquinhos e Gabriel Tonini (volantes), Bruno Mota, ítalo e Silas (meias), Delatorre, Silvinho, Aylon, Yuri Castilho e Marco Tulio (atacantes)
Treinador: Bruno Pivetti
Time base: Thiago Rodrigues, Norberto, Lucão, Fabrício e Patrick Brey; Geovanne, Gabriel, Bruno Mota e Nadson; Delatorre e Marco Tulio.
Destaques do time: Fabrício, Bruno Mota e Delatorre
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Norberto (lateral-direito), Patrick Brey (lateral-esquerdo), Gabriel (meia)
26 jogos disputados
8 vitórias/ 13 empates/ 5 derrotas
39 gols marcados / 25 gols sofridos
Campeão alagoano
Eliminado nas quartas de final da Copa do Nordeste
Eliminado na segunda fase da Copa do Brasil
Depois de perder a vaga à Série A na última rodada em 2020, o CSA deve incomodar os favoritos a vaga. Com bons destaques individuais, o time deve brigar do meio da tabela para cima. Assim como seu rival CRB, deverá sentir a ausência de sua torcida, mas tem condições de fazer um bom campeonato.
Colocação em 2020: 18º colocado na Série A
Contratações: Ivan e Apodi (laterais-direitos), Reynaldo Cesar e Matheus Salustiano (zagueiros), Hugo (lateral-esquerdo), Caio Vinicius (volante), Elvis e Albano (meias), Bruno Mezenga, Alef Manga, Vinicius Popó, Dieguinho e Dadá Belmonte (atacantes)
Treinador: Pintado
Time base: Tadeu, Apodi, David Duarte, Fábio Sanches e Jefferson; Caio Vinicius, Breno e Elvis; Vinicius Popó, Bruno Mezenga e Alef Manga.
Destaques do time: Tadeu, David Duarte e Alef Manga
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Tadeu (goleiro), Ivan (lateral-direito)
13 jogos disputados
3 vitórias/ 4 empates/ 6 derrotas
9 gols marcados / 19 gols sofridos
Eliminado nas quartas de final do campeonato goiano
Eliminado na primeira fase da Copa do Brasil
O Goiás iniciou a temporada de uma forma muito ruim, sendo eliminado precocemente na Copa do Brasil e no campeonato goiano, onde o time sofreu mais de dois gols por partida em média. Para tentar melhorar o nível técnico do time, a diretoria trouxe Alef Manga e Bruno Mezenga, Artilheiros dos campeonatos carioca e paulista, respectivamente. Outro jogador experiente que chegou é o lateral-direito Apodi. Se os reforços encaixarem, o time entra na briga pelo acesso.
Colocação em 2020: 13º colocado na Série B
Contratações: Rafael Martins (goleiro), Eder Ciola (lateral-direito), Carlão e Thales (zagueiros), Rodrigo Andrade (volante), Andrigo, Régis e Tony (meias), Davó e Julio Cesar (atacantes)
Treinador: Daniel Paulista
Time base: Rafael Martins, Bruno Silva, Thales, Carlão e Eliel; Rodrigo Andrade, Andrigo, Pablo Diogo e Julio César; Davó e Matheus Souza
Destaques do time: Thales, Andrigo e Davó
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Rafael Martins (goleiro), Pablo Diogo (atacante)
13 jogos disputados
4 vitórias/ 3 empates/ 6 derrotas
11 gols marcados / 16 gols sofridos
Eliminado nas quartas de final do campeonato paulista
O Guarani de hoje é bem diferente daquele time que já foi campeão brasileiro e que revelou grandes jogadores como o meia Zenon e os atacantes Careca, Amoroso e Luizão. Sem dinheiro, o clube não tem maior aspiração do que apenas permanecer na segunda divisão. A grande esperança reside nos pés do atacante Davó, que volta do Corinthians para ser o homem-gol da equipe.
Colocação em 2020: 4º colocado na Série C
Contratações: Talison, Ricardo Luz e João Carlos (laterais-direitos), Jean Henrique, Gabriel Furtado, Tarik e Zé Ricardo (volantes), Mossoró (meia), Thiago Henrique, Caprini, Salatiel e Tiago Orobó (atacantes)
Treinador: Roberto Fonseca
Time base: Cesar, João Carlos, Marcondes, Luiz Henrique e Lucas Costa; Jean Henrique, Zé Ricardo, Matheus Bianqui e Adenilson; Alisson Safira e Salatiel.
Destaques do time: Marcondes, Adenilson e Alisson Safira
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Cesar (goleiro)
13 jogos disputados
4 vitórias/ 8 empates/ 1 derrotas
18 gols marcados / 10 gols sofridos
Classificado às semifinais do campeonato paranaense
O Londrina retorna a Série B depois de ser rebaixado em 2019, sem altas aspirações. O velho conhecido treinador Roberto Fonseca retorna a equipe com a missão de garantir o clube na segunda divisão. Conhecido por dificultar a vida dos favoritos, o time londrinense pode surpreender.
Colocação em 2020: 16º colocado na Série B
Contratações: Alex Alves (goleiro), Yago e Wagner Leonardo (zagueiros), Rafinha e Kevyn (laterais-esquerdos); Marciel (volante), Giovany, Luiz Henrique, Jorge Colman, Vinicius Vargas e Matheus Trindade (meias), Guilhermo Paiva, Magno e Alvaro (atacantes)
Treinador: Hélio dos Anjos
Time base: Alex Alves, Hereda, Camutanga, Wagner Leonardo e Bryan; Rhaldney, Djavan e Jean Carlos; Erick, Kieza e Vinicius.
Destaques do time: Alex Alves, Jean Carlos e Kieza
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Jean Carlos (meia)
12 jogos disputados
8 vitórias/ 3 empates/ 1 derrotas
28 gols marcados / 14 gols sofridos
Campeão pernambucano
Depois de escapar do rebaixamento à Série C na última rodada em 2020, o Náutico, motivado pelo título pernambucano, espera fazer um campeonato melhor em 2021. O ponto alto da equipe é o setor ofensivo, que produziu 28 gols em 12 jogos, sempre municiado pelo meia Jean Carlos, grande destaque do time. O grande problema é o setor defensivo, que tem causado dores de cabeça a torcida do Timbu.
Colocação em 2020: 8º colocado na Série B
Contratações: Lucas Mendes (lateral-direito), Rodolfo Filemon, Odivan e Leonardo Rigo (zagueiros), Djalma Silva (lateral-esquerdo), Marcelo Santos (volante), Leandrinho (meia), Felipe Garcia e Rodrigo Pimpão (atacantes)
Treinador: Matheus Costa
Time base: Simão, Lucas Mendes, Rodolfo Filemon, Bonfim e Djalma Silva; Leandro Vilela, Pedro Ken, Tomas Bastos e Jean Carlo; Ricardo Bueno e Rodrigo Pimpão
Destaques do time: Simão, Tomas Bastos e Ricardo Bueno
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Bonfim e Rodolfo Filemon (zagueiros), Fabiano (lateral-esquerdo), Pedro Ken e Thomas Bastos (meias)
15 jogos disputados
9 vitórias/ 2 empates/ 4 derrotas
26 gols marcados / 7 gols sofridos
Classificado às semifinais do campeonato paranaense
Eliminado na segunda fase da Copa do Brasil
O Operário, que vem se consolidando na segunda divisão, entra no campeonato como um dos candidatos ao acesso. O time que já possui uma boa base, com destaque para o setor defensivo, se reforçou com bons jogadores, como o atacante Rodrigo Pimpão. Caso consiga manter o bom rendimento dentro de seu estádio, o caminho para a primeira divisão pode ficar mais perto.
Colocação em 2020: 7º colocado na Série B
Contratações: Felipe (lateral-direito), Edinei (zagueiro), Rafael Santos (lateral-esquerdo), Lucas Candido e Marcos Junior (volantes), Vinicius Locatelli, Renan Mota, Thaller, Bruno Michel e Renatinho (meias), Richard, João Victor, Niltinho e Paulo Sérgio (atacantes)
Treinador: Fábio Moreno
Time base: Ivan, Felipe, Ruan Renato, Luizão e Rafael Santos; Dawhan, Camilo, Vini Locatelli e Renatinho; Moisés e Paulo Sérgio.
Destaques do time: Ivan, Camilo e Moisés
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Ednei (zagueiro), Renatinho (meia), Wanderley (atacante)
17 jogos disputados
5 vitórias/ 4 empates/ 8 derrotas
17 gols marcados / 21 gols sofridos
Eliminado na primeira fase do campeonato paulista
Eliminado na segunda fase da Copa do Brasil
A Ponte Preta sempre entra como uma das candidatas ao acesso, mas o time não vem fazendo uma boa temporada em 2021, e se não for reforçado deverá ser apenas coadjuvante na Série B. O time perdeu o lateral Apodi, melhor jogador da equipe, para o Goiás. A grande esperança é que o meia Renatinho recupere o seu melhor futebol e seja o comandante da equipe.
Colocação em 2020: Vice-campeão da Série C
Contratações: Rodrigo (goleiro), Thiago Ennes (lateral-direito), Romércio e Sueliton (zagueiros), Fellipe Borges (lateral-esquerdo), Paulinho, Vinicius Kiss e Jeferson Lima (volantes), Erick Flores (meia), Jefferson, Lucas Tocantins, Gabriel Lima, Edson Carius e Renan Gorne (atacantes)
Treinador: Paulo Bonamigo
Time base: Vinicius, Thiago Ennes, Fredson, Rafael Jensen e Marlon; Anderson Uchoa, Lucas Siqueira, Felipe Gedoz e Dioguinho; Lucas Tocantins e Edson Carius.
Destaques do time: Vinicius, Anderson Uchoa e Felipe Gedoz
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Romércio (zagueiro), Vinicius Kiss (volante), Lucas Tocantins (atacante)
15 jogos disputados
10 vitórias/ 5 empates/ 0 derrotas
30 gols marcados / 13 gols sofridos
Eliminado nas semifinais do campeonato paraense
Classificado à terceira fase da Copa do Brasil
Motivado pela volta à Série B depois de muito tempo, o Remo pode fazer um bom campeonato. O time paraense é comandando pelo excelente Paulo Bonamigo, técnico que levou o Coritiba a sua últimos Libertadores, e tem o meia Felipe Gedoz que vem fazendo excelentes jogos com a camisa remista. Mas ainda é pouco para o clube sonhar com o acesso.
Colocação em 2020: 6º colocado na Série B
Contratações: João Paulo e Harison (goleiros), Watson Pires (lateral-direito), Victor Oliveira (zagueiro), Zé Mario (lateral-esquerdo), Mauro Silva e Maurício (volantes); Guilherme Campana, Daniel Costa, Rodrigo Andrade, Matheus Cassini e Guilherme Teixeira (meias), Jean Silva, Ciel, Daniel Silva, Joanderson, Jajá, Léo Melo, Gabriel Honório, Wesley Smith, Jefinho e Dudu (atacantes)
Treinador: Felipe Surian
Time base: Mota, Watson Pires, Victor Oliveira, Joécio e Zé Mário; Mauro Silva, Ferreira e Daniel Costa; Jajá, Ciel e Pimentinha
Destaques do time: Victor Oliveira, Pimentinha e Ciel
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Não possui
21 jogos disputados
8 vitórias/ 8 empates/ 5 derrotas
25 gols marcados / 17 gols sofridos
Campeão maranhense
Eliminado nas quartas de final da Copa do Nordeste
Eliminado na primeira fase da Copa do Brasil
Em 2020 o Sampaio Correa esteve bem próximo de conseguir o acesso à primeira divisão, porém, perdeu o folego nas últimas rodadas e não conseguiu uma das quatro vagas. Esse ano dificilmente a “Bolivia Querida” vai ter condições de repetir a mesma campanha e deve ser um dos principais candidatos ao rebaixamento.
Colocação em 2020: 17º colocado na Série A
Contratações: Vanderlei (goleiro), Ernando (zagueiro), Zeca (lateral-esquerdo), Rômulo e Michel (volantes), Sarrafiore e Marquinhos Gabriel (meias); Léo Jabá, Morato e Daniel Amorim (atacantes)
Treinador: Marcelo Cabo
Time base: Vanderlei, Léo Matos, Leandro Castan, Ernando e Zeca; Andrey, Matias Galarza, Gabriel Pec e Marquinhos Gabriel; Morato e German Cano.
Destaques do time: Leandro Castan, Gabriel Pec e German Cano
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Vanderlei (goleiro), Sarrafiore (meia)
17 jogos disputados
7 vitórias/ 6 empates/ 4 derrotas
27 gols marcados / 20 gols sofridos
Não se classificou às finais do campeonato carioca
Classificado à terceira fase da Copa do Brasil
Ao lado do Cruzeiro, o Vasco entra como um dos grandes favoritos a uma das quatro vagas de acesso. O time mescla a experiência de Vanderlei, Leandro Castan e do artilheiro German Cano a juventude do talentoso meia Gabriel Pec e do excelente volante paraguaio Matias Galarza. O time ainda possui outros bons jogadores como o zagueiro Ernando, o meia Marquinhos Gabriel e o atacante Morato. Se a diretoria conseguir manter os salários em dia, o Vasco deverá conseguir a sua vaga para a primeira divisão.
Colocação em 2020: Campeão da Série C
Contratações: Georgemy (goleiro), Danilo Belão (lateral-direito), Renato, Nilson Junior e Walisson Maia (zagueiros), Thiago Carleto (lateral-esquerdo), Deivid (volante), João Lucas e Arthur Rezende (meias), Cardoso, Frontini, Thiaguinho, Marcos Paulo e Pedro Junior (atacantes)
Treinador: Bolívar
Time base: Georgemy, Danilo Belão, Rafael Donato, Saimon e William Formiga; Deivid, Dudu, Pedro Bambu e Arthur Rezende; Kelvin e Henan
Destaques do time: Rafael Donato, Pedro Bambu e Henan
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Walisson Maia (zagueiro), Thiago Carleto (lateral-esquerdo), Kelvin (atacante)
18 jogos disputados
9 vitórias/ 6 empates/ 3 derrotas
25 gols marcados / 12 gols sofridos
Vice-campeão goiano
Classificado à terceira fase da Copa do Brasil
De volta à Série B após ser campeão da terceira divisão em 2020, o Vila Nova deve fazer um campeonato apenas tentando a permanência. Comandando por Bolivar, ex-zagueiro do Internacional, o time goiano faz um bom começo de temporada, mas insuficiente para cravá-lo como um dos candidatos ao acesso.
Colocação em 2020: 14º colocado na Série B
Contratações: Gabriel Inocêncio e Raul Prata (laterais-direitos), Marcelo Alves (zagueiro), Roberto (lateral-esquerdo), Lucas Silva e Pablo Siles (volantes), Bruno Oliveira (meia), Ygor Catatau, Wesley, Guilherme Santos, Samuel e Dinei (atacantes)
Treinador: Rodrigo Chagas
Time base: Ronaldo, Raul Prata, Wallace, Marcelo Alves e Roberto; Pablo Ciles, Cedric e Anibal Veja; Ygor Catatau, David e Vico.
Destaques do time: Ronaldo, Wallace e Vico
Jogadores que passaram pelo Coritiba: Não possui
21 jogos disputados
8 vitórias/ 9 empates/ 4 derrotas
26 gols marcados / 20 gols sofridos
Quinto colocado no campeonato baiano
Eliminado na semifinal da Copa do Nordeste
Classificado à terceira fase da Copa do Brasil
O Vitória está bem longe de ser aquele time que já chegou a ser vice-campeão brasileiro, mas ainda merece ser um time respeitado. Com um elenco recheado de jovens jogadores, o time baiano não entra como um dos candidatos ao acesso, mas pode surpreender.
clique nos escudos dos times para visualizar
clique nos escudos dos times para visualizar
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)