
GUIA
O campeonato Brasileiro se inicia no próximo sábado, 9, e o COXAnautas preparou uma material completo para que você, leitor, não fique por fora dos principais lances do maior torneio do futebol brasileiro.
De hoje até quinta-feira, todos os adversários do Verdão serão analisados, em uma cobertura inédita e exclusiva, realizada pelo site.
Nesta segunda-feira, 4, estão em pauta os três times cariocas e a Ponte Preta, única representante do interior paulista. Confira a análise e discuta. O espaço está aberto para você, leitor.
FLAMENGO
Temporada 2015
Para este ano, o time rubro-negro, que vem sofrendo uma reformulação bastante positiva na parte administrativa, optou por manter a base do ano de 2014 e trouxe reforços pontuais para o seu elenco, como o lateral Pará, o zagueiro Bressan e o atacante Marcelo Cirino, a grande contratação da equipe até aqui. Entretanto, o técnico Vanderlei Luxemburgo, que teve seu nome bastante especulado no São Paulo nos últimos dias, sofre com a falta de um meia armador. De qualquer forma, o Flamengo parece mais estruturado que nos anos anteriores e não deve sofrer muitos sustos neste ano, apesar da campanha no Campeonato Carioca ter sido interrompida pelo rival Vasco, nas semifinais.
Time Base
Paulo Victor; Pará, Wallace, Samir (Bressan) e Pablo Armero; Jonas, Canteros e Éverton; Gabriel, Alecsandro e Marcelo Cirino.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Jogador Chave: Marcelo Cirino
Operários: Éverton, Alecsandro e Paulo Victor
Principais contratações para o Brasileiro: Pablo Armero (lateral-esquerdo) e Almir (meia)
Análise Coxanautas: Luta por Libertadores
Colocação em 2014: 10º
---
FLUMINENSE
Temporada 2015
Assim como o seu rival Flamengo, o Fluminense também passa por uma reformulação neste ano. Entretanto, o time das Laranjeiras tem mais dificuldades, visto que perdeu o patrocínio da Unimed, que levou o clube a grandes conquistas nos últimos anos. Assim, jogadores importantes, como Darío Conca e Rafael Sobis deixaram o clube, que sentiu a necessidade de investir na base para compor o seu elenco e revelou jogadores como o meia Gerson, uma das principais apostas da diretoria. O Tricolor não foi bem no carioca, alcançou as semifinais com muito sofrimento e perdeu para o Botafogo, nos pênaltis. Além disso, teve uma troca de comando técnico. Cristóvão Borges deu lugar a Ricardo Drubscky, que vai entrar no Brasileirão ainda buscando a melhor maneira de jogar.
Time Base
Diego Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Marlon e Giovanni; Edson, Jean, Gerson e Wagner; Lucas Gomes e Fred.
Técnico: Ricardo Drubscky
Jogador Chave: Fred
Operários: Diego Cavalieri, Jean e Gerson.
Principais contratações para o Brasileiro: Pierre (volante), Antônio Carlos (zagueiro).
Análise Coxanautas: Zona do Limbo
Colocação em 2014: 6º
---
VASCO
Temporada 2015
O time da Colina faz um trabalho de reconstrução. Com um velho personagem na presidência (Eurico Miranda), o sempre polêmico Vasco vem lutando contra graves problemas financeiros ao longo dos últimos anos e, para 2015, resolveu montar um time barato, mas eficiente. O Alvinegro carioca, que volta à Série A do Brasileirão, já colheu os primeiros resultados logo no Campeonato Carioca, onde conquistou o título depois de um longo período. Sob a batuta de Doriva, o primeiro técnico da história a ser campeão paulista e campeão carioca de maneira consecutiva, o Vasco espera fazer um bom ano para não voltar novamente à série B e fazer a alegria de seu folclórico, polêmico, porém campeoníssimo presidente.
Time Base
Martín Silva; Madson, Rodrigo, Luan e Christiano; Guiñazu, Serginho, Julio dos Santos e Marcinho; Dagoberto e Gilberto.
Técnico: Doriva
Jogador Chave: Gilberto
Operários: Martín Silva, Dagoberto e Guiñazu
Principais Contratações para o Brasileiro: não houve
Análise Coxanautas: Zona do Limbo
Colocação em 2014: 3º da Série B
---
PONTE PRETA
Temporada 2015
De volta à série A, a Ponte Preta busca fazer um ano de consolidação para tentar se manter na elite do futebol brasileiro e evitar uma nova queda. A receita é a mesma dos últimos anos: tentar montar um grupo forte a partir da contratação de alguns destaques do campeonato paulista. Aliás, a equipe de Campinas fez o que se esperava no Estadual, quando superou a primeira fase com facilidade, mas foi eliminada pelo Corinthians em um jogo envolvido por polêmicas, visto que a arbitragem anulou um gol legítimo da Macaca. Sempre forte em casa, o time paulista deve dar muito trabalho no Moisés Lucarelli.
Time Base
Marcelo Lomba; Rodinei, Tiago Alves, Pablo e Gilson; Fernando Bob, Josimar, Paulinho e Renato Cajá; Rildo e Borges.
Técnico: Guto Ferreira
Jogador Chave: Borges.
Operários: Gilson, Renato Cajá e Rildo.
Principais contratações para o Brasileiro: Diogo Oliveira (atacante) e Gilson (lateral-esquerdo).
Análise Coxanautas: Luta para não cair
Colocação em 2014: 2º da Série B
Fique atento! Amanhã serão analisados Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. Não perca!
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)