
GUIA
O campeonato Brasileiro se inicia no próximo sábado, 9, e o COXAnautas preparou uma material completo para que você, leitor, não fique por fora dos principais lances do maior torneio do futebol brasileiro.
Nesta terça-feira, 5, falaremos sobre os quatro grandes times paulistas: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. Confira a análise e discuta. O espaço está aberto para você, leitor.
CORINTHIANS
Temporada 2015
O Corinthians foi, talvez, o time que mais encantou os torcedores brasileiros no início deste ano. Com um futebol não muito vistoso, mas extremamente eficiente, o Alvinegro paulista perdeu apenas uma partida neste ano (justamente o jogo que deu a classificação ao rival São Paulo na Libertadores). Entretanto, a boa campanha não foi suficiente no Paulistão, visto que a equipe foi eliminada pelo Palmeiras, nos pênaltis. Já na Libertadores, o Corinthians passou para a segunda fase com uma das melhores campanhas da competição e o forte conjunto deve credenciar a equipe como uma das favoritas na luta pelo título.
Time Base
Cássio; Fágner, Felipe, Gil e Fábio Santos; Ralf, Elias, Renato Augusto e Jadson; Emerson e Paolo Guerrero.
Técnico: Tite.
Jogador Chave: Paolo Guerrero.
Operários: Gil, Elias e Renato Augusto.
Principais contratações para o Brasileiro: não houve.
Análise Coxanautas: Briga pelo título.
Colocação em 2014: 4º
---
PALMEIRAS
Temporada 2015
A melhor notícia do Palmeiras neste ano de 2015 foi fora do campo. Com uma adesão maciça de sua torcida, a equipe verde de São Paulo viu seu plano de sócios explodir e, em um mínimo espaço de tempo, o Palmeiras já possuía mais de 100 mil associados, o que possibilitou que a sua diretoria fosse atrás de muitos reforços para apagar a má impressão deixada na temporada anterior. Além de um estádio novíssimo, o Porco possui um time com várias estrelas, capaz de fazer um bom campeonato. Apesar da decepção da perda do título paulista nos pênaltis para o Santos, o Alviverde tende a fazer um Brasileirão sem os mesmos sustos de 2014.
Time Base
Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel, Robinho e Cleiton Xavier (Valdivia); Dudu, Leandro Pereira e Rafael Marques.
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Jogador Chave: Cleiton Xavier.
Operários: Fernando Prass, Dudu e Valdivia.
Principais contratações para o Brasileiro: Arancibia (meia), Egídio (lateral-esquerdo) e Cleiton Xavier (meia).
Análise Coxanautas: Luta por Libertadores.
Colocação em 2014: 16º
---
SANTOS
Temporada 2015
Apontado como apenas a quarta força do futebol paulista, o Santos surpreendeu muita gente com a conquista do título Estadual. Principalmente porque, no meio do campeonato, a diretoria santista mandou embora o técnico Enderson Moreira (que não era bem quisto pelo grupo) e efetivou Marcelo Fernandes. A estratégia deu muito certo, o time passou a evoluir em praticamente todas as partidas e, na segunda fase do Paulistão, cresceu muito de produção, batendo o São Paulo e o Palmeiras em uma Vila Belmiro lotada. A desconfiança ainda paira sobre o Santos, mas não é de se duvidar que a equipe comandada por Robinho e Ricardo Oliveira seja uma das grandes surpresas do campeonato.
Time Base
Vanderlei; Cicinho, Werley, David Braz e Victor Ferraz; Valencia, Renato e Lucas Lima; Geuvânio, Ricardo Oliveira e Robinho.
Técnico: Marcelo Fernandes
Jogador Chave: Ricardo Oliveira.
Operários: Werley, Lucas Lima e Robinho.
Principais contratações para o Brasileiro: Rafael Longuine (meia).
Análise Coxanautas: Zona do Limbo.
Colocação em 2014: 9º
---
SÃO PAULO
Temporada 2015
O São Paulo vive uma temporada bastante conturbada. O Tricolor paulista começou mal o ano, com atrasos de salários e com a equipe apresentando um futebol apático sob o comando de Muricy Ramalho, que convivia com problemas de saúde. Após ficar em situação delicada na Libertadores, a diretoria resolveu demitir o antigo comandante e foi atrás de um técnico de renome, como Vanderlei Luxemburgo e Alejandro Sabella. Entretanto, quem resolveu mesmo a situação foi Milton Cruz, que entrou em uma grande fogueira, mas venceu os dois jogos da Libertadores e classificou a equipe para as oitavas-de-final, o que deu muita confiança aos atletas. Em competições longas, não vale muito a pena apostar contra o São Paulo.
Time Base
Rogério Ceni; Bruno, Rafael Toloi, Lucão e Carlinhos (Reinaldo); Denilson, Souza, Hudson, Michel Bastos e Paulo Henrique Ganso; Alexandre Pato.
Técnico: Milton Cruz
Jogador Chave: Paulo Henrique Ganso.
Operários: Rogério Ceni, Michel Bastos e Alexandre Pato.
Principais contratações para o Brasileiro: não houve.
Análise Coxanautas: Luta por Libertadores.
Colocação em 2014: Vice-campeão
Fique atento! Amanhã serão analisados Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio e Internacional. Não perca!
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)