
GUIA
O campeonato Brasileiro se inicia no próximo sábado, 9, e o COXAnautas preparou uma material completo para que você, leitor, não fique por fora dos principais lances do maior torneio do futebol brasileiro.
Nesta quinta-feira, 7, falaremos sobre os quatro times de Santa Catarina. Confira a análise e discuta. O espaço está aberto para você, leitor.
AVAÍ
Temporada 2015
O Avaí teve um início de temporada simplesmente assustador. A equipe azul e branca de Florianópolis conseguiu ser a última colocada da fase de classificação do Campeonato Catarinense (com apenas uma vitória) e precisou vencer o Torneio da Morte para impedir o vexame de ser rebaixada para a segunda divisão do futebol do Estado. Com grandes dificuldades financeiras há um bom tempo, o Avaí certamente tentará fazer uma temporada de afirmação para evitar o seu retorno à Série B, o que não será uma missão fácil.
Time Base
Vágner; Pablo, Antônio Carlos, Jeci e Eltinho; Eduardo Neto, Renan, Marquinhos e Renan Oliveira; Anderson Lopes e André Lima.
Técnico: Gilson Kleina
Jogador Chave: Marquinhos.
Operários: Jeci, Anderson Lopes e André Lima.
Principais contratações para o Brasileiro: Rudnei (meia), Romário (lateral), Nino Paraíba (lateral), Emerson (zagueiro), Adriano (volante).
Análise Coxanautas: Luta contra o rebaixamento.
Colocação em 2014: 4º da Série B.
---
CHAPECOENSE
Temporada 2015
Terceira colocada no Campeonato Catarinense, é possível dizer que a Chapecoense esperava mais do início da temporada. A equipe foi uma das que mais investiu no Estado, com inúmeros reforços chegando à Arena Condá no início do ano. Entretanto, o time não conseguiu engrenar na competição e, apesar de ter se classificado para o hexagonal final, não conseguiu acompanhar o ritmo de Joinville e Figueirense, os dois finalistas. De qualquer maneira, forte em seu estádio, a Chapecoense deve roubar pontos valiosos dos grandes times, o que pode ser determinante para a continuidade na Série A.
Time Base
Danilo; Apodi, Rafael Lima, Vilson e Dener Assunção; Bruno Silva, Gil, Maylson e Camilo; Ananias e Roger.
Técnico: Vinícius Eutrópio.
Jogador Chave: Roger.
Operários: Danilo, Camilo e Ananias.
Principais contratações para o Brasileiro: João Afonso (meia), Wágner (meia), Bruno Silva (volante), Edmílson (atacante) e João Paulo (goleiro).
Análise Coxanautas: Luta contra o rebaixamento.
Colocação em 2014: 15º
---
FIGUEIRENSE
Temporada 2015
Finalista do Campeonato Catarinense, o Figueirense fez tudo inverso àquilo que a cartilha do futebol brasileiro atual prega: contratou dois reforços com muitos problemas em seus clubes anteriores (o goleiro Felipe e o meia Carlos Alberto). A expectativa é que estes dois atletas vejam, no Alvinegro de Florianópolis, uma de suas últimas chances de retomar suas carreiras. O time de Santa Catarina iniciou muito mal o Brasileirão do ano passado, entretanto, com uma bela reação após a Copa do Mundo, conseguiu terminar a competição sem sustos. De qualquer forma, este promete ser mais um ano difícil para o Figueira.
Time Base
Felipe; Fabinho, Marquinhos, Thiago Heleno e Cereceda; França, Dener, Clayton e Carlos Alberto; Mazola e Marcão.
Técnico: Argel Fucks.
Jogador Chave: Mazola.
Operários: Felipe, Thiago Heleno e Carlos Alberto.
Principais contratações para o Brasileiro: João Vitor (volante), Everaldo (atacante), Carlos Alberto (meia), Felipe (goleiro), Rafael Bastos (meia).
Análise Coxanautas: Luta contra o rebaixamento.
Colocação em 2014: 13º
---
JOINVILLE
Temporada 2015
Depois de muito e tempo e após bater na trave por diversas temporadas, o Joinville finalmente está de volta à Série A. E a temporada deste ano não poderia começar melhor: o Tricolor foi campeão do Estado, muito embora a discussão do título tenha ido para os tribunais, visto que o Coelho é acusado de escalar irregularmente alguns atletas. Entretanto, a principal notícia no Joinville nestas últimas semanas foi a contratação do experiente e veteraníssimo Marcelinho Paraíba, que se destacou no Campeonato Catarinense pelo Internacional de Lages. Promessa de muitos “eventos” na cidade vizinha.
Time Base
Oliveira; Sueliton, Bruno Aguiar, Guti e Rogério; Naldo, Augusto César, Marcelo Costa e Welinton Júnior (Marcelinho Paraíba); Tiago Luís e Kempes.
Técnico: Hemerson Maria
Jogador Chave: Marcelo Costa.
Operários: Sueliton, Tiago Luís e Kempes.
Principais contratações para o Brasileiro: Trípodi (atacante), Dankler (zagueiro), Héracles (lateral), Mário Sérgio (lateral), Agenor (goleiro), Marcelinho Paraíba (meia).
Análise Coxanautas: Luta contra o rebaixamento.
Colocação em 2014: Campeão da Série B.
Fique atento! Amanhã encerraremos a cobertura com as análises de A. Paranaense, Goiás e Sport. Não perca!
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)