
HÁ UM ANO...
Em 2004, o Coritiba enfrentou o Corinthians em São Paulo no dia 16 de outubro, um sábado à tarde. Muitos torcedores coxas-brancas estavam no Couto Pereira participando do Coxa Park, e aproveitaram para acompanhar o jogo através de um telão instalado na Praça de Alimentação do estádio. O jogo era válido pela 36ª rodada do Brasileirão (13ª rodada do returno). Coritiba já ocupava a "zona do agrião", estando em 11º colocado, com 49 pontos, mas ainda brigava para encostar no grupo da frente. Já o Corinthians vinha de 3 jogos sem vitórias, e ocupava a 10ª colocação, com 53 pontos.
Desfalcado de Capixaba, lesionado, a expectativa da torcida Coxa-Branca era pela opção de Fávaro ou Ricardinho no meio-campo Coxa. Ricardinho foi o escolhido por
Lopes, que escalou o Coritiba com Fernando; Rafinha, Flávio, Miranda e Adriano; Ataliba, Brum, Vital e Ricardinho; Tuta e Aristizábal. Já o Corinthians foi esclado pelo técnico Tite, adepto do 3x5x2 com Fábio Costa; Anderson, Váldson e Betão; Edson, Filipe Alvim, Fabinho, Rosinei e Renato; Gil e Alberto.
A partida não foi de muitas emoções. Poucas chances de gol foram criadas por ambas as equipes, que truncaram o jogo no meio-campo. No primeiro tempo, destaque para o chute forte de Reginaldo Vital, de fora da área, que acertou a trave do goleiro Fábio Costa.
Na segunda etapa, o Coritiba teve diversas oportunidades com seus atacantes (Tuta, Aristizábal e, a partir dos 20 minutos, Alemão), mas, quando não era atrapalhado pela péssima arbitragem do amazonense Washington José Alves de Souza (que deixou de marcar várias faltas sobre os atletas alviverdes), os atacantes concluíam mal.
Ao final do jogo, o árbitro finalizou sua arbitragem com dois erros crassos contra a equipe coritibana: primeiro, Alemão (foto) teve seu calção puxado de forma descarada pelo zagueiro paulista, mas o árbitro nada marcou; logo depois, aos 42 minutos, Tuta recebe bom lançamento e segue livre em direção ao gol, mas sofre falta violenta do zagueiro corintiano. O árbitro se equivoca e marca impedimento do centroavante esmeraldino. E o placar não poderia ser outro: 0x0.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro da Séria A - 36ª rodada
Jogo: Corinthians x Coritiba
Data: 16.10.2004 (sábado)
Horário: 16h
Local: Estádio do Pacaembu
Público: 10.159 pagantes.
Renda: R$ 145.165,00.
Corinthians:
Fábio Costa; Anderson, Váldson e Betão; Edson (Coelho), Filipe Alvim, Fabinho, Rosinei e Renato (Alessandro); Gil e Alberto (Jô).
Técnico: Tite
Coritiba:
Fernando; Rafinha (Egídio), Flávio, Miranda e Adriano; Ataliba, Brum, Vital e Ricardinho (Alemão); Tuta e Aristizábal (Fávaro).
Técnico:Antônio Lopes
Cartões amarelos: Brum, Miranda, Rafinha, Egídio (COR); Filipe Alvim (CTH).
Árbitro: Washington José Alves de Souza (AM)
Auxiliares: Gilbert Ferreira Costa (AM) e Raimundo Arruda de Oliveira
(AM).
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)