
HÁ UM ANO...
Em 2004, o Coritiba foi ao Mineirão enfrentar o Cruzeiro em jogo válido pela 12ª rodada, em 04 de julho. O Cori vinha de dois empates (fora de casa contra o Grêmio, e em casa no clásssico contra o Paraná Clube), e a torcida estava bastante insatisfeita com o desempenho do clube até o momento (19º lugar, com apenas 12 pontos conquistados em 11 rodadas). Já o Cruzeiro vinha bem, em 7º lugar (18 pontos) após perder para a Ponte Preta fora de casa, sendo que, antes disso, o time mineiro estava sempre perto da zona de classificação para a Copa Libertadores.
Além da diferença na tabela, o Coxa lutava contra um tabu de dezenove anos sem vencer o Cruzeiro em Minas Gerais. A última vitória havia ocorrido justamente no ano em que o Coritiba se sagrou campeão brasileiro pela primeira vez, mais pecisamente em 13/03/1985. Além disso, o Coxa ainda não tinha conquistado nenhuma vitória fora de casa no certame. Lopes armou o Coritiba com a seguinte formação: Fernando; Rafinha, Vagner, Miranda e Ricardinho; Ataliba, Brum, Cléber e Rodrigo Batata; Alemão e Tuta. Já o Cruzeiro foi escalado pelo técnico Émerson Leão da seguinte forma: Artur; Marco Aurélio, Marcelo Batatais, Edu Dracena e Sandro; Maldonado, Jardel, Wendell e Lima; Jussiê e Guilherme.
A partida marcava a estréia no Verdão do meia-esquerda Cléber e do atacante Alemão, ambos recém-contratados. O jogo começou com o Coxa assustando através de Alemão, mas logo o Cruzeiro deu o troco, chegando com perigo através de Lima. Aos 18 minutos, o Coritiba abre o placar: Rodrigo Batata faz jogada pela esquerda e cruza para Ataliba marcar. Após o gol, o time Coxa-Branca continuou dominando o jogo, e aos 20 minutos Alemão perdeu grande chance de ampliar. O jogo seguiu bastante movimentado, com ambas as equipes perdendo diversas oportunidades de gol.
No segundo tempo o Cruzeiro voltou com mais um atacante. No entanto, a alteração não surtiu resultado. Após perder uma grande oportunidade logo no início da segunda etapa, aos 7 minutos, Tuta foi às redes, aproveitando com tranquilidade uma bola mal rebatida pelo zagueiro Sandro: Coritiba 2x0. Leão colocou de vez seu time no ataque, com a entrada do chileno Tápia no lugar de Wendell. E o Cruzeiro passou a pressionar, tentando reverter o resultado adverso. Lopes, por sua vez, colocou Pepo e Laércio nos lugares dos estreantes da noite. Aos 39 minutos, após uma cobrança de escanteio, foi a vez do goleiro Arthur colaborar, ao aceitar o chute fraco que Laércio desferiu depois que a bola sobrou num bate-rebate: Coritiba 3x0.
Além do tabu de 19 anos anos sem vencer no Mineirão quebrado, o resultado foi histórico, pois, pela primeira vez na história, o Alviverde paranaense venceu o Cruzeiro por diferença superior a dois gols. Além disso, foi a primeira vez no campeonato que o Verdão marcou de um gol na mesma partida. Finalmente, foi quebrado um tabu de 6 anos sem golear um adversário fora de casa. A última oportunidade havia sido em 1998, quando o Vitória foi derrotado por 3x0 no Barradão.
Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro - 12ª rodada do 1º turno
Cruzeiro 0x3 Coritiba
Data: 04/06/2004
Local: Estádio do Mineirão (Belo Horizonte/MG)
Horário: 18h
Renda: R$ 30.933,00
Público: 2.787 pagantes
Cruzeiro:
Artur; Marco Aurélio, Marcelo Batatais, Edu Dracena e Sandro; Maldonado, Jardel, Wendell (Tápia) e Lima (Kanu); Jussiê (Dudu) e Guilherme.
Técnico: Emerson Leão.
Coritiba:
Fernando; Rafinha, Vagner, Miranda e Ricardinho; Ataliba, Brum (Juninho), Cléber (Pepo) e Rodrigo Batata; Alemão (Laércio) e Tuta.
Técnico: Antônio Lopes
Gols: Ataliba (COR), aos 18 minutos do 1º tempo; Tuta (COR) aos 7 minutos do 2º tempo; Laércio (COR), aos 38 minutos do 2º tempo
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra (SP).
Auxiliares: Everson Luis Luquesi Soares (SP) e Evandro Luís Silveira (SP).
Cartões amarelos: Rafael e Alemão (COR); Sandro e Guilherme (CRU).
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)