
HÁ UM ANO...
Em 2004, Coritiba e Flamengo se enfrentaram no Couto Pereira em 04 de agosto, uma quarta-feira à noite. Apesar do horário insólito da partida (21h45, graças à transmissão da TV aberta), quase 10 mil pagantes foram ao Alto da Glória na esperança de ver um novo massacre sobre o rubro-negro carioca (em 2003, o Coritiba passeou - 5x0, fora o show). O Coxa ocupava a 18ª colocação no Campeonato, com 24 pontos, e buscava mais uma vitória para se aproximar da zona de classificação às Copa Sul-Americana. Já o Flamengo era, àquela altura, o lanterna da competição, com apenas 17 pontos em 21 jogos, e a ânsia era por deixar a incômoda posição.
Antonio Lopes armou o Coritiba no 4x4x2, com a seguinte formação: Fernando; Rafinha, Miranda, Alexandre e Adriano, Ataliba, Roberto Brum, Capixaba e Cleber; Aristizábal e Tuta. Já o técnico Paulo César Gusmão armou o Flamengo no 3x5x2, com os seguintes atletas: Júlio César; Henrique, Fabiano Eller e André Bahia; Gauchinho, Da Silva, Júnior, Felipe e Athirson; Jean e Dimba.
Logo no primeiro minuto do jogo, Tuta foi derrubado por Athirson na grande área, mas o brasiliense Luciano de Almeida nada marcou, para revolta dos torcedores alviverdes.
O Coxa continuou dominando as ações, mas, apesar da pressão, não conseguia chegar ao gol. Escanteios em seqüência, cruzamentos na área, correria: o Verdão tentava de todas as formas, mas a bola insistia em não entrar. Até que, aos 42 minutos, Capixaba tocou para Tuta, que passou por entre dois zagueiros do Flamengo e tocou por cobertura, na saída do goleiro Júlio César. Golaço!!! Coritiba 1x0.
O time carioca voltou mais ofensivo para a segunda etapa, disposto a reverter o resultado que não lhe era favorável. Com duas alterações, o Fla foi para cima, mas o Verdão se segurou, e, impulsionado pela força de sua torcida que cantava sem parar, foi recuperando o domínio da partida.
Lopes também mexeu na equipe do Coritiba, que ganhou novo ânimo com a entrada do jovem Alemão no lugar de Aristizábal. Com isso, o Flamengo passou a se segurar na base das jogadas mais bruscas. Em uma delas, aos 37 minutos, Felipe acertou um carrinho por trás em Ataliba e foi expulso, deixando os cariocas com um a menos em campo. O Coxa ainda teve outras chances de ampliar o placar, mas não foi feliz nas finalizações.
A vitória sobre o Flamengo foi a quarta vitória do Coritiba no Couto Pereira, no Brasileirão 2004. Curiosamente, foi a quarta vitória pelo placar mínimo, sendo que, até aquela altura do campeonato, em nenhuma oportunidade o ataque alviverde tinha sido capaz de marcar mais de um gol no mesmo jogo, jogando em seus domínios.
Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro 2004 - 21ª rodada
Coritiba 1x0 Flamengo
Data: 04/08/2004 (quarta-feira)
Local: Estádio Couto Pereira
Horário: 21h45
Renda: R$ 100.672,00
Público: 9.826 pagantes
Coritiba:
Fernando; Rafinha (Jucemar), Miranda, Alexandre e Adriano, Ataliba, Brum, Capixaba e Cleber (Pepo); Aristizábal (Alemão) e Tuta.
Técnico: Antonio Lopes.
Flamengo:
Júlio César; Henrique (Júnior Baiano), Fabiano Eller e André Bahia (Roger); Gauchinho, Da Silva, Júnior, Felipe e Athirson; Jean (Negreiros) e Dimba.
Técnico: Paulo César Gusmão.
Gol: Tuta (COR) aos 42 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Cléber e Aristizábal(COR); Athirson, Henrique, Roger(FLA).
Cartão vermelho: Felipe (FLA)
Árbitro: Luciano Augusto Teotônio de Almeida (FIFA-DF)
Assistentes: Jorge Paulo de Oliveira Gomes (DF) e César Augusto de Oliveira Vaz (DF)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)