
HÁ UM ANO...
Em 2004, o Coritiba recebeu o São Caetano no Couto Pereira em 13 de junho, um domingo à tarde. O jogo era válido pela 9ª rodada do 1º turno. O Coritiba vinha de uma péssima sequência de 7 jogos sem vitória (havia vencido somente o Guarani, na estréia), e somava àquela altura 7 pontos, estando na zona de rebaixamento (21º lugar). Já o São Caetano fazia grande campanha, estando em 4º lugar, junto com o A. Paranaense, mas com um jogo a menos devido ao adiamento de uma partida, e somando 14 pontos. O São Caetano vinha de duas vitórias consecutivas, contra o Vasco em casa, e contra o Grêmio fora.
O aniversariante da tarde, Antonio Lopes, espera de seus comandados uma vitória como presente, e, para isso, contava com o retorno à equipe de Roberto Brum, após 2 meses afastado do time por indisciplina. Desfalcado do então titular Jucemar, que, lesionado, deu lugar a Rafinha, e de Márcio Egídio, substituído por Brum, o Delegado armou a equipe com Fernando; Rafinha, Miranda, Nascimento e Adriano; Ataliba, Brum e Capixaba; Luís Mário, Aristizábal e Tuta.
Já o técnico Muricy Ramalho tinha os desfalques do zagueiro Gustavo, dos alas Anderson Lima e Triguinho, e do
centroavante Somália, todos suspensos. Muricy armou o Azulão com Silvio Luiz; Dininho, Thiago e Serginho; Mineiro, Marcelo Mattos, Lúcio Flávio, Gilberto e Márcio
Alexandre; Euller e Fabrício Carvalho.
O Coritiba, em busca da reabilitação, abriu o placar já na primeira vez que chegou efetivamente à meta do goleiro Silvio Luiz. Rafina cruzou, a zaga afastou mal, e Luís Mário pegou de três dedos o rebote: Coxa 1x0. O Azulão reagiu, e quase empatou com Mineiro, mas Fernando não permitiu. O jogo ficou morno, e foi marcado pela forte
marcação por parte de ambas as equipes.
O destaque negativo da tarde ficou por conta da arbitragem do Sr. Wagner Tardelli (FIFA/RJ). Ainda no primeiro tempo, quando o Coritiba já vencia o jogo, num cruzamento pela direita, o zagueiro e o goleiro do São Caetano falham. O goleiro, sozinho, escorrega e cai. A bola sobra para Tuta, que domina a bola, levanta a cabeça e prepara-se para marcar o segundo gol Coxa. Inexplicavelmente o árbitro
marcou \\\"falta\\\".
Além deste lance bizarro, Tardelli deixou de marcar um pênalti sobre Alexandre Fávaro (que substituíra Aristizábal, lesionado), no segundo tempo; praticamente deixou o atacante Euller \\\"apitar\\\" o jogo, sendo por diversas vezes ofendido verbalmente pelo jogador, mas sem tomar nenhuma atitude; permitiu que o lateral Adriano fosse agredido pelo ex-Coxa Lúcio Flávio; distribuiu uma série de cartões amarelos sem nenhum critério.
Apesar disso, o Coxa não se apresentou bem. No entanto, o resultado de vitória era exatamente o que o time precisava para a reabilitação. Com os três pontos conquistados, o Verdão pulou para a 16ª colocação, com 10 pontos.
Ficha Técnica
Coritiba 1x0 São Caetano
Local: Estádio Couto Pereira
Data: 13/06/2004, domingo
Horário: 16h
Público: 7.336 pagantes
Renda: R$ 70.642,50
Coritiba:
Fernando; Rafinha, Miranda, Nascimento, e Adriano; Ataliba, Brum e Capixaba; Luís Mário (Vagner), Aristizábal (Fávaro, depois Rodrigo Batata) e Tuta.
Técnico: Antônio Lopes
São Caetano:
Silvio Luiz; Dininho, Thiago e Serginho; Mineiro, Marcelo Mattos (Borges), Lúcio Flávio, Gilberto e Márcio Alexandre (Fábio Baiano); Euller (Warley) e Fabrício Carvalho. Técnico: Muricy Ramalho
Gol: Luis Mário (COR), aos 5 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Adriano, Luis Mário, Nascimento, Tuta e Brum (COR); Euller, Gilberto, Márcio Alexandre, Borges (SCA).
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (FIFA-RJ)
Assistentes: Aristeu Leonardo Tavares (FIFA-RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima (RJ)
Foto: Arquivo/Coxan@utas
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)