
HÁ UM ANO...
Em 24 de julho de 2004, um sábado, Coritiba e Botafogo se enfrentavam no Couto Pereira, em jogo válido pela 18ª rodada do Brasileiro. O Coxa seguia com uma campanha irregular no Brasileirão, ocupando a 17ª posição com 23 pontos ganhos. O time vinha de 3 jogos sem perder (vitória sobre o Vasco fora de casa, e empates contra Figueirense, fora, e Paysandu, em casa). Já o Botafogo lutava para deixar a zona de rebaixamento, e, após a vitória de 1x0 sobre o São Paulo na rodada anterior, ocupava a vice-lanterna, com apenas 16 pontos.
Lopes mais uma vez armou o Coritiba no 4x4x2. O Verdão foi para o jogo com Fernando; Rafinha, Miranda, Vagner e Ricardinho; Ataliba, Brum, Cléber e Capixaba; Alemão e Tuta. Já o Botafogo, desfalcado do centroavante Luizão (campeão da Libertadores na última quinta-feira) foi assim escalado pelo técnico Mauro Galvão: Jefferson; Túlio, Rafael Marques, Scheidt e Renatinho; Fernando, Thiago Xavier, Valdo e Almir; Teti e Schwenck.
O jogo começou muito truncado, com forte marcação por parte dos botafoguenses, e bastante dificuldade na armação das jogadas por parte da equipe alviverde. Alemão e Tuta infernizavam a zaga carioca, mas a bola teimava em não entrar.
Até que, aos 36 minutos, Alemão (foto) fez um sensacional gol de bicicleta, após receber lançamento de Tuta, matar no peito e chutar sem chances para Jefferson. A torcida Coxa-Branca explodiu de felicidade ao ver a linda jogada.
No segundo tempo, o Cori mais uma vez teve o domínio do jogo, e Fernando pouco foi requisitado, sendo na sua maioria em lances que pouco perigo representaram à meta alviverde. Apenas aos 16 minutos, o alvinegro carioca, com Almir, chutou uma bola na trave. Foi o lance mais perigoso.
O Verdão voltou a perder várias chances de gol, e mesmo com a entrada do colombiano Aristizábal no lugar de Alemão, aos 26 minutos, não conseguiu chegar ao segundo gol, ficando com a vitória pelo placar mínimo sobre o fraco time botafoguense.
Ficha Técnica
Coritiba 1x0 Botafogo
Dia 24/07/2004 - Sábado, 16h, Estádio Couto Pereira.
Público: 8.284 pessoas (total)
Renda: R$ 81.677,50
Coritiba:
Fernando; Rafinha, Miranda, Vagner e Ricardinho; Ataliba (Egidio), Brum, Cléber e Capixaba (Pepo); Alemão (Aristizábal) e Tuta.
Técnico: Antônio Lopes
Botafogo:
Jefferson; Túlio, Rafael Marques, Scheidt e Renatinho; Fernando, Thiago Xavier (Carlos Alberto), Valdo e Almir; Teti (Camacho) e Schwenck (Gláucio).
Técnico: Mauro Galvão
Gol: Alemão (COR), aos 36 minutos do 1.º tempo;
Cartões amarelos: Ataliba, Miranda e Cléber (COR); Camacho e Teti (BOT).
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho (SP)
Assistente 1: Emerson Augusto de Carvalho (SP)
Assistente 2: Adriano Augusto Lucas (SP)
4º Árbitro: Henrique França Triches (PR)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)