
HÁ UM ANO...
Em 2004, o Coritiba, recebeu o Corinthians em jogo válido pela 13ª rodada do certame. O jogo ocorreu numa quarta-feira, 07 de julho, no insólito horário das 21h45. As equipes viviam monetos opstos na competição. Enquanto o Coxa ensaiava uma recuperação, vindo de quatro jogos sem derrotas (vitórias contra São Caetano e Cruzeiro e empates contra Grêmio e Paraná), o Corinthians já estava há seis rodadas sem vencer (três empates e três derrotas). O Coritiba era o 15º colocado no campeonato, com 15 pontos, enquanto o Corinthians ocupava a zona de rebaixamento, na 22ª colocação, com apenas 10 pontos.
Se, por um lado, para esse jogo, o treinador do Coritiba, Antonio Lopes (atual técnico corintiano), contava com a volta dos experientes Nascimento e Capixaba ao time, por outro lado, o zagueiro Vagner, que tivera grande exibição no jogo anterior, contra o Cruzeiro, deixava a equipe devido a uma lesão. Lopes armou a equipe com: Fernando; Tesser, Miranda, Reginaldo Nascimento e Ricardo; Ataliba, Roberto Brum, Capixaba e Cléber; Tuta e Alemão.
No Corinthians, o técnico Tite buscava sua primeira vitória no comando técnico, sendo o time escalado no 3x5x2, com: Fábio Costa; Váldson, Betão e Anderson; Rosinei, Rogério, Fabinho, Fábio Baiano e Zé Carlos; Gil e Marcelo Ramos.
O alvinegro paulista começou o jogo pressionando bastante a equipe da casa, pressão que dura até aproximadamente os 10 minutos de jogo.
Aos 13, Alemão recebe no meio de campo, dribla o lateral Rogério e manda uma bomba na gaveta do goleiro Fábio Costa, que nada pôde fazer: 1x0 Coxa, para delírio dos mais de 15 mil pagantes presentes no Monumental.
O jogo prosseguiu com boa movimentação e marcação cerrada e ambas as equipes buscando o gol. O Coritiba, mesmo com a vantagem no placar, não recuou e continuou pressionando o adversário com ênfase na marcação das saídas de bola do
Corinthians. E o primeiro tempo terminou com a vantagem do Alviverde.
No segundo tempo, o time do Coritiba esteve irreconhecível, permitindo o domínio da partida por parte do Corinthians. Logo aos 6 minutos, o empate: após uma cobrança rápida de escanteio, Rogério se aproveita da falha na defesa do Coritiba e marca.
Aos 9 minutos, nova falha da zaga, que Gil não desperdiça, virando o jogo para o time paulista.
Lopes fez alteraões, tentando dar nova cara à equipe. Tésser e Cléber deral lugar a, respectivamente, Laércio e Rodrigo Batatinha. As alterações não surtiram efeito. Desestruturado no meio de campo e errando nas finalizações, os destaques eram as demonstrações de raça do volante Roberto Brum, que chegou até a arriscar chutes a
gol.
Alemão (foto) teve boas chances de empatar o jogo aos 31 e aos 42 minutos, mas não conseguiu concluir com sucesso. Enquanto isso, o adversário aproveitou para valorizar o tempo e impedir a reação do Coritiba.
O placar ficou mesmo em 2x1 para os paulistas.
Coritiba 1x2 Corinthians
Data: 07/07/2004 (quarta-feira)
Local: Estádio Couto Pereira
Renda: R$ 167.465,00
Público: 15.565 (total)
Coritiba:
Fernando; Tesser (Laércio), Miranda, Reginaldo Nascimento e Ricardo; Ataliba (Alexandre Fávaro), Roberto Brum, Capixaba e Cléber (Rodrigo Batata); Tuta e Alemão.
Técnico: Antônio Lopes
Corinthians:
Fábio Costa; Váldson, Betão e Anderson; Rosinei, Rogério, Fabinho, Fábio Baiano (Bruno) e Zé Carlos (Wendell); Gil e Marcelo Ramos (Jô).
Técnico: Tite
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS)
Assistentes: Sérgio Buttes Cordeiro Filho (RS) e José Javel Silveira (SP)
Cartões amarelos: Ataliba e Alemão (COR); Fábio Costa, Váldeson e Fabinho (CTH).
Gols: Alemão (COR), aos 13 minutos do 1.º tempo; Rogério (CTH), aos 6 minutos e Gil (CTH), aos 9 minutos do 2.º tempo.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)