
RESULTADO
Enfim, a vitória veio. Na noite desta quarta-feira, 12, o Coritiba finalmente quebrou o jejum e deixou a lanterna do Campeonato Brasileiro. Mostrando vontade, o Verdão ganhou por 2x1 de um Palmeiras completamente desorganizado pelo seu treinador que se mostrou perdido durante todo o jogo. Enfim, um motivo para sorrir, mas o caminho ainda é extremamente longo e tortuoso. De qualquer forma, a maneira como os jogadores encararam a partida serve de alento para a continuidade na competição.
Mostrando uma postura totalmente diferente daquela em Santos, o Coritiba entrou em campo determinado a vencer o Palmeiras e acabar com o jejum. Aproveitando-se de uma verdadeira avenida deixada por Marcelo Oliveira no lado direito de sua defesa, o Coritiba se impunha em jogadas por aquele lado e o gol não demorou a sair. Misael lançou Juan nas costas de Nathan, o lateral foi até o fundo, levantou a cabeça e cruzou para Henrique Almeida que, com categoria, bateu à direita de Fernando Prass, abrindo o marcador. Depois do gol, o Palmeiras se lançou ao ataque e Wilson foi bastante importante fazendo duas belas defesas. O Coritiba ainda perdeu Rafhael Lucas, machucado, aos 31 minutos de jogo. Em um dos últimos lances da primeira etapa, novamente pela esquerda, Thiago Galhardo puxou contra-ataque e cruzou para o meio. Henrique Almeida se antecipou a Vitor Hugo e quase fez o segundo.
O segundo tempo começou e, com ele, uma verdadeira ducha de água fria para o Coritiba. Com apenas 37 segundos de bola rolando, Dudu recebeu na esquerda e cruzou. Rafael Marques apareceu por trás de Juan e completou para as redes, empatando a partida. O gol abalou o Coritiba por alguns minutos e o Palmeiras tomou o controle da partida. A primeira chegada do Verdão ao gol de Fernando Prass foi com Negueba, aos 15 minutos, que cortou para o meio mas bateu fraco. Aos 24 minutos, Ney Franco tirou Misael e colocou Evandro em seu lugar, o que fez com que Lúcio Flávio voltasse a atuar como segundo volante. Cinco minutos depois, ele tirou Thiago Galhardo (muito mal no jogo) para a entrada de Esquerdinha. Apesar de ter errado quase tudo que tentou nos seus primeiros lances, o meia seria absolutamente decisivo na partida. Aos 36 minutos, ele recebeu no meio e deu um passe magistral, por cima da zaga palmeirense, para Henrique Almeida. O centroavante dominou de direita, com muita categoria, e bateu de esquerda, fuzilando Fernando Prass. Depois disso, de maneira absolutamente desorganizada, o Palmeiras foi à frente e quase tomou um golaço de Negueba do meio-campo. Fim de jogo e reencontro com a vitória. Um 2x1 merecido para um time que foi ligado e, finalmente, buscou o triunfo a qualquer custo.
A vitória tira o Verdão da lanterna, mas não alivia a situação do time na tabela. É preciso que o time siga apresentando vontade para vencer as partidas. O mínimo que se espera é entrega, determinação e, acima de tudo, respeito. De se lamentar, apenas, a "diferença de opiniões" dentro do estádio, que quase gerou um problema mais sério. Os jogadores são os menos culpados de toda a crise e, no momento, precisam de apoio, visto que são os únicos que ainda podem salvar o Coritiba do inferno da Série B.
Na próxima rodada, o Coritiba tem um confronto mais do que direto diante do Vasco. A partida acontecerá no Maracanã, no próximo sábado, 15, às 18h30.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)