
Pré-Jogo
Por: Ricardo Honório
Ainda sem conseguir engatar uma sequência de bons resultados, e convivendo com forte pressão da torcida, o Coritiba enfrenta o Flamengo, às 19h, deste sábado, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, em partida válida pela 17ª rodada do Brasileirão.
Apesar de ter conquistado quatro pontos nos dois últimos jogos, o Coritiba frustrou seu torcedor, que esperava seis pontos, principalmente pelo fato de partir agora para dois confrontos muito complicados fora de casa, primeiro contra o Flamengo e depois contra o Corinthians.
O grande problema é que o time alviverde vem fazendo uma péssima campanha fora de casa, tendo conquistado apenas dois pontos em sete jogos, tendo o pior desempenho entre os vinte clubes que disputam o Brasileirão quando as partidas são longe de seus domínios.
Com baixa perspectiva de conseguir os três pontos contra os cariocas, em face do retrospecto até aqui, não resta outra alternativa ao time alviverde, senão buscar a superação, algo parecido com o que foi visto no segundo tempo da partida contra o Atlético/MG, quando o Coritiba foi buscar o empate após terminar a primeira metade perdendo por dois gols de diferença.
Somente na base da superação é que o Coritiba conseguirá mudar a história, principalmente pelo fato de que poucos acreditam em uma vitória alviverde em Brasília, mesmo que do outro lado esteja um adversário que deverá poupar alguns jogadores em função do desgaste físico pela sequência de jogos em vários campeonatos.
MUDANÇAS NO TIME PARA TENTAR UM BOM RESULTADO
Pressionado pelo torcedor em função do empate contra o Juventude em casa na última rodada, o Coritiba deve ter várias mudanças para o jogo contra o Flamengo. A dúvida é se o time entrará com uma linha defensiva com três zagueiros, no 3-5-2, ou então, em um 4-4-2.
O Coritiba contará com o desfalque do zagueiro Henrique, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Diego Porfirio, Warley e Robinho, entregues ao Departamento Médico, por outro lado, contará com o retorno do volante Val.
A principal mudança deverá acontecer na meta. Alex Muralha deverá ganhar nova chance de Gustavo Morínigo para esta partida. Apesar das últimas falhas, a experiência do jogador deve pesar a seu favor.
Se optar por um esquema com três zagueiros, marcando mais baixo, a tendência é que Guillermo e Márcio formem o trio de zagueiros ao lado de Luciano Castan. Na esquerda, o experiente Egídio deverá ganhar mais uma oportunidade.
A meia-cancha deverá ser formada por três volantes, Willian Farias, Val e Galarza, formando um triângulo, dando liberdade para que Igor Paixão e Léo Gamalho façam a linha de frente do time do Coritiba.
Caso Morínigo opte por uma linha defensiva de quatro jogadores, com marcação mais alta, a tendência é a entrada de Adrian Martinez no lugar de Márcio.
Em ambas as formações, os meias Thonny Anderson e Régis, e o atacante Alef Manga, deverão ficar como opções no banco de reservas.
DESGASTADO PELA PARTIDA DA COPA DO BRASIL, FLAMENGO DEVERÁ POUPAR JOGADORES
Vindo de uma partida muito desgastante contra o Atlético/MG na última quarta, a tendência é que o técnico Dorival Júnior entre com um time bem modificado para o jogo contra o Coritiba.
A primeira alteração acontecerá no ataque, uma vez que Gabigol está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e deverá ser substituído por Marinho. O ataque poderá ter outra alteração, já que Pedro deixou a partida contra o Galo sentindo dores e também poderá ficar de fora, cedendo seu lugar a Vitinho.
O zagueiro David Luiz, que saiu sentindo dores musculares do jogo contra o Galo, também deve ficar de fora, assim como Rodrigo Caio, que está no Departamento Médico.
Outros jogadores poderão ser poupados, como os meias Arrascaeta e Everton Ribeiro, além de todo sistema defensivo.
Confira a live de Pré-Jogo do COXAnautas.
FICHA TÉCNICA
Flamengo x Coritiba
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília/DF
Data: 16/07/2022
Horário: 19:00h
Transmissão: Premiere
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza/SP - FIFA
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli/SP e Gustavo Rodrigues de Oliveira/SP
Flamengo: Santos, Matheuzinho, Pablo, Gustavo Henrique e Ayrton Lucas; João Gomes, Diego, Victor Hugo e Lázaro; Marinho e Pedro (Vitinho).
Técnico: Dorival Júnior
Coritiba: Alex Muralha, Matheus Alexandre, Guillermo, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias, Val e Galarza; Adrian Martinez (Márcio), Léo Gamalho e Igor Paixão.
Técnico: Gustavo Morínigo
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)