
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Sport se enfrentam neste domingo, 11, às 18h30, no Couto Pereira, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de fazer um belo jogo diante do São Paulo, quando esteve muito perto da vitória mas acabou conquistando outro empate, o Verdão agora volta para casa e precisa vencer para não perder contato com os líderes. Para isso, conta com a volta de Alex. Pela frente, terá um adversário que já conquistou dois títulos na temporada (Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano), possui caras conhecidas e está empolgado para arrancar pontos no Alto da Glória
Alex volta e tenta levar o Alviverde à primeira vitória
No último final de semana, o Coritiba foi até o Pacaembu para desafiar o São Paulo e mostrou mesmo ter evoluído sob o comando de Celso Roth. Apesar de ter levado seu primeiro gol na competição ainda antes da metade do primeiro tempo, o time foi maduro, não se intimidou e igualou a partida na primeira etapa. No segundo tempo, melhor que seu adversário e demonstrando ofensividade, o Coritiba virou o jogo e dominava as ações até Ademílson fazer um gol bastante esquisito e empatar. No final, o Verdão segurou uma pressão natural do Tricolor paulista e voltou para casa com um importante ponto.
O Verdão já está jogando um bom futebol, mas agora falta vencer. Evidentemente que, se continuar jogando assim, a vitória virá naturalmente. Entretanto, nos números frios da matemática, os três empates já deixam o Coritiba um pouco longe dos líderes e o time precisa finalmente conquistar um triunfo para se aproximar do topo da tabela. A grande oportunidade é neste domingo, diante do Sport. Para isso, o time Coxa-Branca terá um grande apoio da torcida e, sobretudo, das mães Alviverdes, que terminarão de comemorar seu dia nas arquibancadas do Couto Pereira.
Em relação ao time, a grande e excelente novidade é a volta de Alex. Recuperado de lesão na panturrilha que o afastou dos gramados durante um bom tempo, o meia retorna no lugar do lesionado Robinho e comandará o time em campo. Outro jogador que se machucou no jogo diante do São Paulo e não poderá atuar é Gil. Como Germano, seu substituto imediato, também está fora devido a um edema ósseo, Celso Roth promove a entrada de Norberto na equipe. No restante, a escalação será a mesma que empatou com o São Paulo no Pacaembu.
Com caras muito conhecidas, Sport tenta roubar pontos no Alto da Glória
O Sport vem fazendo uma excelente temporada em 2014. O rubro-negro pernambucano já conquistou dois títulos (a Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano) e vem empolgando a sua torcida. No retorno à Série A do Campeonato Brasileiro, a equipe já roubou um ponto do Santos na Vila Belmiro, venceu a Chapecoense em casa e fez um jogo duríssimo diante do favorito Internacional, quando quase conquistou o empate. Por fim, na Copa do Brasil, precisa vencer o Paysandu para encarar o próprio Coritiba na terceira fase. Ou seja, os números credenciam o Leão da Ilha a ser um adversário bastante complicado para o Verdão na tarde deste domingo no Couto Pereira.
O time é comandado por Eduardo Baptista, filho de Nelsinho, que vem fazendo um ótimo trabalho em Recife. Além disso, possui caras bastante conhecidas da torcida Alviverde. Patric, Rodrigo Mancha, Renan Oliveira e Leonardo, todos com passagens pelo Coritiba, estão confirmados na equipe titular do Leão da Ilha e reencontram o gramado do Couto Pereira. Patric, inclusive, é apontado como uma das referências do time. A meta do Sport é furar o bloqueio defensivo Coxa-Branca para marcar gols e vencer no Alto da Glória.
Panoramas da partida
O jogo deste domingo será completamente diferente da partida do último final de semana, mas igualmente complicado para o Verdão. Apesar de prometer atacar o Coritiba no Couto Pereira, o Sport deverá jogar fechado, tentando explorar os contra-ataques para fazer um gol antes do Coritiba e complicar a partida para o Verdão. Justamente por isso, a equipe Alviverde deve prestar bastante atenção durante os 90 minutos para controlar as investidas do time adversário e, sobretudo, aproveitar as suas chances para fazer gols e finalmente atingir a primeira vitória na competição.
Ofensivamente, a volta de Alex certamente representa um grande acréscimo ao potencial criativo da equipe. O meia deverá ter muito mais facilidade para criar as jogadas e levar o Coritiba à frente. Jajá, que atravessa boa fase, ajudará o menino de ouro neste trabalho e deve proporcionar oportunidades para a conclusão de Zé Eduardo, no comando de ataque. Além deles, o apoio dos laterais Moacir e Carlinhos também será fundamental, bem como o aproveitamento das jogadas de bola parada, que podem ser excelentes opções para furar o bloqueio defensivo do Sport.
Na parte defensiva, a grande preocupação Alviverde deverá ser com o artilheiro Neto Baiano, que atravessa boa fase. Seu companheiro de ataque, o conhecido Leonardo, é outro que merece atenção, principalmente devido ao seu bom poder de finalização. No meio, a defensiva Alviverde deve ter cuidado com o rápido Rithely. Por fim, apesar de não ter mostrado praticamente nada no Coritiba, o lateral-direito Patric atravessa boa fase no Sport e merece ser vigiado.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em excelente número às arquibancadas do Couto Pereira neste domingo de Dia das Mães para empurrar o Coritiba rumo à primeira vitória neste Campeonato Brasileiro. Torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. O Verdão necessita de sua força e de sua energia para domar o Leão e arrancar três pontos.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2014 - 4ª rodada
Coritiba x Sport
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 11/05/2014, domingo
Horário: 18h30
Coritiba:
Vanderlei; Moacir, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Baraka, Chico, Norberto e Alex; Jajá e Zé Eduardo.
Técnico: Celso Roth
Sport:
Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Augusto César, Rithely e Renan Oliveira; Leonardo e Neto Baiano.
Técnico: Eduardo Baptista
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima/RS (Asp. FIFA)
Assistente 1: Rafael da Silva Alves/RS (Asp. FIFA)
Assistente 2: Lúcio Beiersdorf Flor/RS
4º Árbitro: Fabio Filipus/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)