
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Santos se enfrentam neste domingo, 24, às 18h30, na Vila Belmiro, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de reverter o quadro diante do São Paulo e brilhantemente alcançar, pela segunda vez consecutiva, a final da Copa do Brasil, o Verdão volta as suas atenções para o Brasileiro e quer continuar subindo na classificação. Para isso, Marcelo Oliveira poupa poucos atletas e vai com o que tem de melhor. Pela frente, um Santos que vive momento inverso, já que foi eliminado da Libertadores pelo Corinthians e agora tem somente o campeonato nacional para concentrar energias em busca do segundo título na temporada
Vivendo outro momento mágico em sua história, Verdão desafia o Santos de igual para igual
Foi inexplicável, linda e, acima de tudo, extremamente satisfatória a noite chuvosa e fria daquela quarta-feira. O Coritiba, na mais pura demonstração de sua essência, traduzida pela atuação irreparável dos seus 14 atletas que estiveram em campo e de uma comissão técnica que provou ter estudado o adversário e que esteve ligada nos 180 minutos do confronto, despachou o então favorito São Paulo da Copa do Brasil, fazendo o time paulista se curvar diante da força do Verdão e de sua torcida alucinantemente apaixonada, que provou estar disposta a qualquer esforço para empurrar o clube que ama para uma nova conquista. Pela segunda vez consecutiva, o Coritiba está na final da Copa do Brasil e defende as cores do Estado em uma decisão nacional, afirmando-se entre os grandes do futebol brasileiro e esticando um pouco mais o momento fantástico que vive em sua história.
A vontade de todos, desde a diretoria até a torcida, era que a decisão diante do Palmeiras começasse já neste final de semana, tamanha a ansiedade pela segunda final consecutiva. Mas os compromissos importantes pelo Campeonato Brasileiro exigem uma mudança de foco, e o Coritiba terá que voltar as suas atenções para a principal competição do futebol nacional. Em recuperação na tabela, o Alviverde precisa de uma sequência de bons resultados para ocupar a parte superior da classificação e se aproximar do grupo dos líderes. Para isso, nada melhor do que desafiar o time do melhor jogador do futebol nacional no momento.
Em relação ao time, o técnico Marcelo Oliveira não pretende poupar muitos jogadores, até porque a primeira partida diante do Palmeiras é apenas no dia 5 de julho. Apenas os atletas que apresentam alto desgaste ou aqueles que não possuem substituto no momento, como é o caso de Lucas Mendes (visto que Eltinho está lesionado), serão preservados. Com isso, Chico reaparece no time titular, pela esquerda, mas deve fazer muito mais uma função de terceiro zagueiro do que propriamente um lateral, visto que o Santos atuará com três atacantes. Outro que será preservado é o lateral Ayrton, que apresentou um forte desgaste na partida contra o São Paulo. Neste caso, Jonas volta à condição de titular. Sérgio Manoel e Roberto saíram exaustos do jogo de quarta, mas devem atuar. Nas demais posições, a tendência é que Marcelo Oliveira repita a mesma escalação que bateu o São Paulo, por 2x0.
Fora da Libertadores, Santos tenta descontar no Brasileiro e promete buscar o título
Diferentemente do Coritiba, o Santos viveu uma grande frustração na metade da última semana. Embora tenha conseguido, com Neymar, pular na frente do Corinthians, no Pacaembu, na segunda partida da semifinal da Libertadores, o Alvinegro praiano não foi capaz de segurar a vantagem que levaria o confronto aos pênaltis e levou o gol de Danilo logo nos primeiros minutos do segundo tempo. Sem forças para chegar ao placar de 2x1, o que daria a vaga para a final da competição sulamericana, o Santos acabou vendo o rival da capital chegar, pela primeira vez, à decisão do torneio continental, interrompendo o sonho do tetracampeonato que faria, do Santos, o maior ganhador brasileiro nesta competição.
Agora as atenções da equipe santista se voltam exclusivamente ao Campeonato Brasileiro e o técnico Muricy Ramalho exige foco total na competição. Sem qualquer motivo para poupar os atletas, o treinador santista escalará força máxima para o confronto diante do Coritiba. Mesmo Alan Kardec, que voltará ao Benfica de Portugal já na próxima segunda-feira, está confirmado. A única dúvida é sobre o aproveitamento de Paulo Henrique Ganso. Segundo o médico do clube, o meia precisa de um reforço muscular no joelho recentemente operado. Por outro lado, Muricy diz que o atleta necessita de ritmo de jogo. Com toda essa indefinição, caso Ganso não possa atuar, Elano deve ser confirmado na equipe. No restante, a equipe deve ser a mesma que jogou contra o Corinthians, no meio de semana.
Panoramas da partida
O jogo deste domingo certamente será complicado para o Verdão. Embora esteja abalado com a perda da Libertadores, enquanto o Coritiba entrará em campo empolgado com a conquista da vaga para a final da Copa do Brasil, o Santos possui um time muito forte do meio para frente e deve atacar o Alviverde desde o início da partida, buscando uma vitória que seria fundamental para a sua recuperação no campeonato, visto que atualmente ocupa posição na zona do rebaixamento, com apenas três pontos. Por conta disso, os jogadores Alviverdes devem ter atenção máxima durante os 90 minutos.
Ofensivamente, o Coritiba deve apostar nos contra-ataques para surpreender a defensiva santista e chegar ao gol de Rafael. A velocidade de Rafinha e Éverton Ribeiro pode ser um diferencial neste confronto, visto que o Verdão deve ter bons espaços no campo ofensivo para concatenar as suas jogadas. Outra boa alternativa para o Coritiba pode ser a atuação de Roberto nas costas de Juan, um lateral que apresenta claros problemas defensivos. Por fim, a jogada aérea, com Chico, Pereira e Emerson, promete incomodar, e muito, a zaga do Santos.
Na parte defensiva, evidentemente a principal preocupação será Neymar. Mesmo apresentando claros sinais de desgaste físico nas últimas partidas, o atacante santista sobra no futebol nacional e deve ser vigiado com muita atenção durante os 90 minutos. Alan Kardec e Borges, este atravessando má fase, também são perigosos e devem receber forte marcação. A jogada de bola parada do meia Elano é outra importante arma do ataque santista. Por fim, o Verdão deve controlar o aproveitamento de Durval e Edu Dracena nos cruzamentos para a área.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará nas arquibancadas da Vila Belmiro para empurrar o Coritiba rumo à sua segunda vitória consecutiva na competição e avançar mais algumas importantes posições na classificação do campeonato nacional. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias positivas serão enviadas em busca de outra grande vitória, que ratificaria o ótimo momento do Coritiba na temporada.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 6ª rodada
Santos x Coritiba
Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP)
Data: 24/06/2012, domingo
Horário: 18h30
Santos:
Rafael; Henrique, Durval, Edu Dracena e Juan; Adriano, Arouca e Elano (Paulo Henrique Ganso); Neymar, Alan Kardec e Borges.
Técnico: Muricy Ramalho
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Pereira, Emerson e Chico; Willian, Sérgio Manoel, Rafinha e Éverton Ribeiro; Roberto (Robinho) e Éverton Costa.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez/RJ (FIFA)
Assistente 1: Ediney Guerreiro Mascarenhas/RJ
Assistente 2: Marco A. Santos Pessanha/RJ
4º Árbitro: José Cláudio Rocha Filho/SP
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)