
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Figueirense se enfrentam nesta quarta-feira, 16, às 19h30, no Couto Pereira, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de mais de um mês sem atividades oficiais, o Verdão finalmente reencontra sua torcida para iniciar uma indispensável arrancada. Ainda na ZR, o Alviverde necessita da vitória para deixar as últimas colocações e começar uma escalada rumo à parte de cima da tabela. Pela frente, terá o lanterna Figueirense, que também deseja iniciar uma nova era para manter vivo o sonho da permanência na Série A do Brasileirão
Após muito trabalho, Coritiba põe à prova a preparação da intertemporada
Depois de mais de 60 jogos e 171 gols na Copa do Mundo, finalmente chegou a hora das atenções se voltarem ao âmbito nacional. Desde a última partida contra o Goiás se passaram mais de 30 dias, tempo que Celso Roth considerava fundamental para acertar o time conforme suas vontades. Agora é preciso colocar tudo isso à prova. O jogo diante do Figueirense será o primeiro indicativo se o trabalho foi bem feito. De qualquer forma, é fundamental que o time recomece com o pé direito o inicie uma arrancada rumo à parte superior da tabela.
O time pouco mudou em relação àquele que iniciou o campeonato. As contratações foram apenas três: Hélder, Élber e Martinuccio. Destes, apenas o segundo deverá ser titular. Por outro lado, alguns jogadores que constantemente apareciam na equipe antes da parada para a Copa foram afastados, casos de Jajá e Roni. Por fim, Victor Ferraz e Moacir (que está retornando ao Coritiba devido a um problema no coração) foram negociados. Além disso, houve uma reestruturação completa no Departamento Médico. Resta saber se, agora, este setor do clube ficará menos povoado.
Em relação à equipe, Celso Roth mantém a base daquele time que venceu o Goiás na última rodada. Vanderlei segue no gol, enquanto que Reginaldo e Dener permanecem nas laterais. Na zaga, a volta de Leandro Almeida fez com que Luccas Claro voltasse ao banco de reservas, com isso, Welinton parece ter ganhado, definitivamente, a condição de titular. Baraka, Robinho e Alex estão garantidos no meio. A última vaga é disputada entre Gil e Germano, com leve vantagem para o primeiro. Na frente, Élber chegou, agradou o treinador e desbancou Zé Eduardo (outra vez fazendo um trabalho de fortalecimento muscular). O jovem e veloz meia atacante formará dupla com Keirrison, que finalmente vem se firmando como titular Alviverde.
Figueirense tenta se reabilitar para evitar uma nova queda à Série B
A exemplo do Coritiba, o Figueirense passou a Copa do Mundo na Zona do Rebaixamento. Entretanto, a situação do Alvinegro catarinense é ainda pior que a do Coritiba. Afundado na lanterna da competição, o "Furacão do Estreito" teve que ir às compras e reforçou a sua equipe. A meta, então, não poderia ser outra: deixar as últimas colocações o mais rápido possível para afastar o fantasma do rebaixamento. Para isso, o técnico Guto Ferreira cobra muito trabalho e empenho de seus atletas.
O time que enfrenta o Coritiba possui algumas caras novas. O lateral-esquerdo chileno Roberto Cereceda, o meia Felipe e o atacante Pablo foram contratados no período de intertemporada (os últimos dois, inclusive, do A. Paranaense) e foram encaixados no time titular. Porém, destes três, apenas Pablo está confirmado, visto que Felipe sentiu dores musculares e Cereceda ainda não teve seu nome publicado no BID (o que precisa acontecer até a meia noite desta terça-feira). Além disso, Guto Ferreira promove a entrada de Luan, na lateral-direita, e Dener, no meio-campo. Nas demais posições, a base da equipe será a mesma que perdeu para o A. Paranaense, em casa, na última rodada antes da parada para a Copa do Mundo.
Panoramas da partida
Embora tenha ficado um longo período sem atuar, o Coritiba volta ao Brasileirão pressionado por resultados. A vitória diante do Figueirense é fundamental para, além de significar uma provável fuga da ZR, dar confiança aos jogadores de que o trabalho da intertemporada foi eficiente e que uma nova era pode se iniciar a partir de agora. Ainda é necessário que a equipe recupere o tempo perdido e, para isso, terá que demonstrar muita determinação, garra e vontade em busca dos três pontos. A paciência também será fundamental, visto que o time catarinense deve jogar fechado para tentar explorar os contra-ataques.
Ofensivamente, o Verdão deve ter um time mais leve com a dupla de ataque formada por Élber e Keirrison. O meia atacante que chegou do Cruzeiro terá a incumbência de conferir mais velocidade à equipe, enquanto que o prata-da-casa Coxa-Branca tenta ratificar seu bom momento com gols. No meio, Robinho e Alex serão os focos criativos da equipe, mas, bem marcados, necessitam de ajuda. Nesse sentido, a participação dos laterais Reginaldo e Dener será muito importante. As jogadas de bola parada também devem ser boas armas Alviverdes na partida.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá controlar a atuação de Léo Lisboa que, segundo a imprensa catarinense, foi um dos destaques do Figueirense na intertemporada. O meia deverá ser o responsável pela criação das jogadas de ataque. Além dele, o atacante Pablo (que sempre encontra o seu bom futebol quando atua pelo Alvinegro de Florianópolis) e o centroavante Ricardo Bueno devem ser bem vigiados. Por fim, o Verdão deve controlar o apoio dos laterais e se precaver contra as jogadas de bola aérea, principalmente faltas e escanteios.
Apoio nas arquibancadas
Depois de um longo período, finalmente o Couto Pereira reabre as suas portas para receber a torcida Coxa-Branca. Justamente por isso, o Alto da Glória deverá receber um bom público no jogo desta quarta-feira. Torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao estádio. O Verdão precisa de sua energia e de sua vibração para reestrear com o pé direito na competição nacional e olhar para as posições superiores da classificação.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2014 - 10ª rodada
Coritiba x Figueirense
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 16/07/2014, quarta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Reginaldo, Leandro Almeida, Welinton e Dener; Baraka, Gil (Germano), Robinho e Alex; Élber e Keirrison.
Técnico: Celso Roth
Figueirense:
Tiago Volpi; Luan, Nirley, Thiago Heleno e Roberto Cereceda (Guilherme Lazaroni); Paulo Roberto, Dener, Kléber e Léo Lisboa; Pablo e Ricardo Bueno.
Técnico: Guto Ferreira
Árbitro: Charles Hebert Cavalcante Ferreira/AL
Assistente 1: Pedro J. Santos de Araújo/AL
Assistente 2: Otavio Correia de Araújo Neto/AL
4º Árbitro: Adriano Milczvski/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)