
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Internacional embalou no Brasileirão e vem de três vitórias nos últimos cinco jogos, o que tem animado os gaúchos para tentar alcançar o grupo do G6, que são os times que garantiriam vaga direta para a próxima Copa Libertadores de 2024. A diferença ainda é grande, nove pontos o separam do 6º colocado na tabela que hoje é seu rival, o Grêmio. O Colorado gaúcho está na 11ª colocação com 38 pontos ganhos, e vem de duas belas vitórias, sobre o Santos no Beira Rio quando goleou por 7 x 1 e outra sobre o Vasco da Gama em São Januário por 2 x 1, aliás essa foi a primeira vitória fora de casa do Internacional depois de quatro meses.
A fase da equipe melhorou, principalmente devido aos seus principais jogadores como o lateral Bustos, o meia chileno Charles Aranguiz, e os atacantes Alan Patrick e Ener Valência que vem jogando muito bem e levando o time às vitórias. Destes, Alan Patrick vive uma grande fase e tem sido o maestro do time.
Para o jogo com o Coritiba neste domingo, o Inter terá dois desfalques em relação ao time que ganhou do Vasco, o atacante Wanderson e o zagueiro argentino Mercado, ambos receberam o terceiro cartão amarelo e não poderão atuar. Eduardo Coudet, técnico do time, tem como opções para o lugar de Wanderson os jogadores De Pena ou Pedro Henrique e para o lugar de Mercado poderão atuar os jogadores Nico Hernandez ou Igor Gomes. O lateral espanhol Hugo Mallo, que vinha sendo titular, está afastado devido a uma lesão muscular e não deve estar à disposição para o jogo. O zagueiro Rodrigo Moledo, que já estava afastado do time desde julho desse ano, pois havia sido pego no exame antidoping no jogo da fase inicial da Libertadores, esta semana recebeu a punição de um ano sem jogar, punição esta imposta pela Conmebol, e é válida para todas as competições que o jogador disputa.
O provável time que o técnico Eduardo Coudet colocará em campo para enfrentar o Coritiba deverá ter a seguinte escalação: Rochet, Bustos, Vitão, Igor Gomes (Nico Hernandez) e Renê; Jonhy, Maurício e Aranguiz; Carlos de Pena (Pedro Henrique), Alan Patrick e Ener Valência.
O histórico do Coritiba jogando em Porto Alegre contra o Internacional não é nada alentador, ou seja, em 25 jogos disputados o time alviverde tem apenas duas vitórias, com sete empates e foram 16 derrotas. A última vitória Coxa-Branca no Beira Rio foi no longínquo ano de 2002, portanto há 21 anos atrás, quando venceu por 1 x 0, gol marcado pelo atacante Lima, em bela jogada de Tcheco. De lá para cá foram 14 jogos com 10 derrotas e quatro empates. Na série A de 2022 os times se enfrentaram no Beira Rio pelo segundo turno do campeonato e deu Inter que venceu por 3 x 0.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)