
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Juventude já está rebaixado para a série B de 2023, situação que foi confirmada após a derrota para o Atlético-MG por 1 x 0 em seu último jogo, que foi realizado no Mineirão. O rebaixamento acontece com quatro rodadas de antecedência e a equipe gaúcha soma 21 pontos ganhos, portanto 13 pontos atrás do 16º colocado na tabela, que no momento, antes do início da 35ª rodada, é o Cuiabá com 34 pontos e não pode mais ser alcançado pela equipe gaúcha.
O alviverde gaúcho ainda não venceu neste segundo turno e conta com apenas três vitórias na Série A, sendo uma vitória fora de casa contra o Avaí na Ressacada, e duas vitórias em casa contra Fluminense e Ceará, todas no 1º turno. Após a confirmação do rebaixamento, o presidente do clube Fábio Pizzamiglio concedeu entrevista coletiva dizendo que a diretoria já trabalhava com a hipótese do descenso há algumas rodadas e já se planejava para 2023, fazendo avaliações dos atletas que podem continuar e outros que devem deixar o clube em virtude da forte redução nos investimentos para a série B do próximo ano.
O desempenho do Juventude em casa foi determinante para que o rebaixamento fosse decretado, pois a equipe realizou até aqui 17 jogos no estádio Alfredo Jaconi, com apenas duas vitórias, oito empates e sete derrotas, ou seja, apenas 27,45% de aproveitamento. O time tem o pior ataque da competição, com apenas 26 gols marcados e a defesa mais vazada com 61 gols sofridos.
Já pensando na reestruturação para o próximo ano, na última semana a diretoria contratou o técnico Celso Roth, que estava fora do mercado há seis anos, pois seu último trabalho havia sido em 2016 quando dirigiu o Internacional, mas é um técnico que tem identidade com o clube e que inclusive já foi jogador do Juventude. O novo técnico deve estrear no jogo contra o Coritiba e afirmou que esses últimos jogos servirão para que ele avalie o elenco para 2023. Entre os jogadores o lema é terminar o campeonato com dignidade e isso implica em que o time consiga sua primeira vitória no 2º turno contra a equipe do Coritiba, já que o último triunfo do Juventude foi contra o Ceará em 27 de julho de 2022, portanto há mais de três meses.
Para o duelo com o Coritiba pela 35ª rodada da Série A, o técnico Celso Roth deve mandar a campo a seguinte escalação: César, Paulo Henrique, Vitor Mendes, Paulo Miranda e Rodrigo Soares; Elton, Capixaba, Yuri, Jadson e Chico Kim; Pitta. O zagueiro Talisson Kelven, titular da equipe no último jogo, acusou um desconforto muscular e não participou do último treinamento, portanto passa a ser dúvida para o jogo com o Coxa.
O histórico de confrontos entre a duas equipes, em jogos disputados em Caxias do Sul, mostra uma superioridade do Juventude sobre o Coritiba pois em 15 jogos disputados os gaúchos venceram nove, houve quatro empates e tiveram apenas duas derrotas, portanto o retrospecto do Coxa jogando em Caxias não é bom e precisa urgentemente reverter esse quadro, conseguindo a vitória para continuar sua caminhada para a permanência na série A de 2023.
No 1º turno desta série A, em partida realizada no Couto Pereira, houve empate em 2 x 2, sendo que o Juventude abriu 2 x 0 no primeiro tempo, mas o time do Coxa conseguiu a igualdade no segundo tempo, e o jogo terminou empatado. Os gols do Coxa foram marcados por Léo Gamalho e Adrian Martinez.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)