
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Sport se enfrentam neste domingo, 23, às 18h30, na Ilha do Retiro, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de ter o jogo nas mãos, mas perder para a genialidade de Neymar em dois lances, o Verdão tenta recuperar em Recife os pontos perdidos dentro de casa e faz um confronto decisivo diante do rubro-negro pernambucano para se afastar da zona do rebaixamento. Do outro lado, o Sport, que vive situação ainda mais complicada e, mesmo em caso de resultado positivo, não deixará a ZR. Entretanto, vem dando sinais de recuperação e quer vencer em casa para ainda ter chances na disputa
Coxa tenta a segunda vitória seguida fora de casa para abrir distância da ZR e segurar o Sport
Não é nenhum exagero dizer que o Coritiba perdeu para apenas um jogador no último domingo, 16. Após dominar o primeiro tempo e sair na frente com um gol de Deivid, logo no início do jogo, o Alviverde vinha dominando as ações e anulando Neymar até que, em um descuido da defesa, o melhor jogador do futebol brasileiro na atualidade mostrou todo o seu repertório e, em uma linda jogada individual, empatou a partida. Logo depois, em um lance que começou com uma claríssima falta de Bill em Escudero, o jovem atacante pegou rebote de Vanderlei e decretou números finais ao jogo. Mais uma vez, o Coritiba perdeu de virada em casa e, pior que isso, voltou a ficar próximo à zona do rebaixamento.
Depois de uma semana de treinamentos, o Verdão volta a campo para encarar uma verdadeira decisão. A partida diante do Sport, em Recife, vale muito para a continuidade na luta contra o rebaixamento e é fundamental que o Alviverde não permita que o adversário deste final de semana some três pontos, reduzindo a apenas um a diferença entre os dois clubes. Dessa forma, é necessário que Marquinhos Santos e seus atletas entrem no gramado da Ilha do Retiro cientes que jogarão uma partida importantíssima. A pressão da torcida promete ser intensa e, por isso, o Verdão deverá ser muito inteligente, aproveitando-se dos contra-ataques.
Em relação ao time, o técnico Alviverde terá a oportunidade de repetir a escalação da última rodada e deve utilizar esta "vantagem" para tentar vencer o Leão em seus próprios domínios. Ainda lesionados, mas em fase final de recuperação, Emerson, Pereira, Rafinha e Roberto seguem de fora e não poderão ajudar o Coritiba nesta partida. Assim, a zaga segue sendo formada por Demerson e Escudero, enquanto que Robinho vai se afirmando no setor de meio-campo. Deivid, que possui dois gols e uma assistência nos três jogos que participou, também está confirmado na equipe.
Também encarando o jogo como uma decisão, Sport quer vencer para se aproximar da saída da ZR
O Sport vive uma situação ainda mais delicada que o Coritiba. Na zona do rebaixamento na maioria das rodadas que disputou até aqui, o rubro-negro do Nordeste luta para escapar e até vem tendo um bom desempenho desde que Waldemar Lemos assumiu a equipe. No último final de semana, por exemplo, o Sport chegou a abrir 2x0 sobre o Internacionnal, em Porto Alegre, mas não conseguiu suportar a pressão e cedeu o empate ao Colorado gaúcho. Isso deixa a equipe ainda mais pressionada para vencer o Coritiba e diminuir a distância, o que também pode aumentar a ansiedade dos jogadores nos 90 minutos.
O técnico Waldemar Lemos terá que administrar problemas para montar a sua equipe. Suspenso, o zagueiro Edcarlos é desfalque certo e será substituído por Diego Ivo. O atacante Henrique torceu o tornozelo em um treinamento no meio de semana e dificilmente terá condições de jogo. Além deles, o goleiro Magrão ainda se recupera de dores na coxa e também está vetado. Já o volante Rithelly sente dores musculares e, embora deva jogar pela importância da partida, segue como dúvida. Caso não possa atuar, a tendência é que Marquinhos Paraná apareça no setor. Por fim, o meia Hugo, que sofreu com problemas intestinais durante a semana, se recuperou e vai para o jogo normalmente.
Panoramas da partida
Basta apenas dar uma rápida olhada para a tabela de classificação para entender o quanto esta partida diante do Sport é decisiva para o Coritiba dentro do Campeonato Brasileiro. Uma vitória Alviverde na Ilha do Retiro pode fazer com que a diferença seja aberta para sete pontos, o que daria certa tranquilidade do time Coxa-Branca para os futuros compromissos. Para isso, é preciso suportar o abafa que a equipe pernambucana deve montar no início de jogo e usar a ansiedade do time da casa, aproveitando possíveis espaços que surjam para montar contra-ataques eficientes, ameaçando a meta de Saulo.
Ofensivamente, o Verdão deve ser bastante eficiente nas trocas de passes no meio-campo para ocupar os espaços e aproveitar as brechas para sair em velocidade. Nesse sentido, Robinho e Éverton Ribeiro terão bastante reponsabilidade, pois devem ser os principais responsáveis por realizar a transição para o campo de ataque, alimentando Deivid, na referência. A qualidade e a experiência de Lincoln também serão bastante importantes. Nas laterais, os apoios de Ayrton e Eltinho devem ser boas alternativas. Por fim, é preciso aproveitar as jogadas de bola parada.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá prestar atenção, principalmente, nos meias Felipe Azevedo e Hugo. Este último é um dos jogadores do Sport que mais vem se destacando nos últimos jogos e merece atenção especial, pois pode decidir o jogo em um lance. Outro jogador que merece cuidados especiais é o atacante Gilsinho, que possui boa presença. As chegadas-surpresa de Rithelly, também deve ser evitadas. Por fim, é preciso que o Coritiba neutralize a experiência de Cicinho, pela direita. O lateral, que já teve passagens pela seleção Brasileira, é outro que deve ser vigiado e tem bom aproveitamento nas bolas paradas.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará representada nas arquibancadas da Ilha do Retiro para empurrar os jogadores para cima do adversário pernambucano, em busca de mais um importante resultado fora de casa. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias positivas serão enviadas para que o Alviverde consiga uma nova vitória longe dos seus domínios e possa respirar mais aliviado na intensa luta contra o rebaixamento.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 26ª rodada
Sport x Coritiba
Local: Estádio Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 23/09/2012, domingo
Horário: 18h30
Sport:
Saulo; Cicinho, Bruno Aguiar, Diego Ivo e Renê; Tobi, Moacir, Rithelly (Marquinhos Paraná), Hugo e Felipe Azevedo; Gilsinho.
Técnico: Waldemar Lemos
Coritiba:
Vanderlei; Ayrton, Demerson, Sergio Escudero e Eltinho; Willian, Gil, Robinho, Éverton Ribeiro e Lincoln; Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden/RS (FIFA)
Assistente 1: Carlos Berkenbrock/SC (FIFA)
Assistente 2: Marcelo Bertanha Barison/RS
4º Árbitro: Cláudio Mercante Júnior/PE (Especial)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)