
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
A equipe do Ceará vem para Curitiba para disputar uma “final”, segundo seus jogadores e comissão técnica, pois a situação na tabela de classificação mostra que a equipe cearense está distante do Coritiba apenas três pontos, e, em caso de vitória, deixa seu adversário estacionado e se distancia mais ainda, mas em caso de derrota, o Coritiba, que está com 28 pontos, se iguala em número de pontos e ultrapassa o Ceará, pois a equipe Coxa-Branca tem mais vitórias.
O Vozão é uma das equipes que mais empatou na série A, com um total de 13 empates, tem ainda seis vitórias e foi derrotado em oito oportunidades até o momento, e está sem vencer fora de seus domínios há sete jogos (quatro derrotas e três empates). O técnico argentino Lucho Gonzalez fará seu quarto jogo no comando da equipe, nas outras três partidas sob seu comando a equipe teve uma vitória (Santos), um empate (Flamengo) e uma derrota (São Paulo).
Para o jogo com o Coxa, o Ceará está com vários desfalques em relação à equipe que vinha jogando e sendo considerada titular. Os problemas começam na defesa, onde os zagueiros Luiz Otávio e Gabriel Lacerda estão suspensos, porém, Messias que vem atuando como titular, segue na equipe. Os laterais Nino Paraíba, suspenso e Bruno Pacheco que está se recuperando de um estiramento no músculo adutor direito estão fora, assim como o também lateral Kelvin que está em fase de transição se recuperando de lesão, além deles, o atacante Zé Roberto também está suspenso. Como não bastasse todos estes jogadores que não estarão disponíveis para a partida contra o Coritiba, existem outros atletas que estão no departamento médico há mais tempo e seguem em tratamento, como o volante Rodrigo Lindoso, e os atacantes Cleber, Jael e Mateus Peixoto.
Portanto, o técnico Lucho Gonzalez está quebrando a cabeça para encontrar os substitutos que devem fazer parte do time para o jogo desta quarta às 19h no Couto Pereira. Na defesa a dúvida está entre os zagueiros Lucas Ribeiro ou Marcos Vitor, que deverão fazer companhia para o zagueiro Messias, nas laterais os escolhidos devem ser Michel Macedo e Victor Luiz, com Buiú sendo outra opção, e no ataque, já que o jogador Zé Roberto não vinha atuando como titular, mas sim entrando nas partidas, a equipe deve continuar com o trio Lima, Mendoza e Jô. Assim o provável time que enfrentará o Coritiba no jogo desta quarta-feira deve ter a seguinte formação: João Ricardo; Michel Macedo, Messias, David Ricardo (Marcos Vitor) e Victor Luís; Richard Coelho, Richardson e Vina; Lima, Mendoza e Jô.
No encontro das duas equipes no 1º turno, que aconteceu no Castelão em Fortaleza, deu empate em 1 x 1, com o gol do Coxa sendo marcado por Adrian Martinez, empatando o jogo no finalzinho.
No histórico dos confrontos das equipes na cidade de Curitiba foram nove jogos até hoje, com seis vitórias do Coritiba, dois empates e apenas uma derrota, derrota essa que aconteceu no último jogo disputado pela série A em 2020, onde o Vozão venceu por 2 x 0.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)