Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
Invicto há quase 11 meses jogando em seu estádio, o América vai defender a invencibilidade de 20 jogos justamente contra o Coritiba que foi o último clube que saiu com a vitória da Arena Independência, no longínquo mês de novembro de 2023, em jogo válido pela série A do Brasileirão de 2023. Naquela oportunidade o Coxa venceu o Coelho por 3 x 0, gols de Bruno Gomes, Marcelino Moreno e Robson.
O time mineiro vem de uma derrota considerada inesperada para o CRB em Maceió, equipe que está entre os quatro últimos colocados da série B e que não sabia o que era uma vitória há 15 jogos. Com isso o América viu suas chances de acesso ficarem mais distantes pois a equipe estacionou nos 44 pontos ganhos (7º lugar) e agora, assim como o Coritiba, precisa de uma campanha perfeita para chegar ao acesso, por isso, o jogo desta sexta-feira contra o time Alviverde é considerado como um desafio crucial para suas pretensões se quiser fazer parte dos quatro times que comporão a série A de 2025. O mesmo pensamento toma conta do Coritiba, que vem logo atrás na classificação, com 41 pontos, por isso a tendência é de que seja um jogo franco por parte das duas equipes.
Este jogo será o sétimo do técnico Lisca no comando da equipe, que tem um aproveitamento de 50% até o momento, com três vitórias e três derrotas. O treinador terá um retorno importante, o meia Alê que não jogou contra o CRB porque estava suspenso. Com isso, o provável time do América que enfrenta o Coritiba nesta sexta-feira deve ter a seguinte formação: Elias; Daniel Borges (Mateus Henrique), Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Alê, Juninho, Wallisson (Moisés ou Felipe Amaral); Fabinho (Adyson), Rodriguinho e Brenner (Jonathas).
O histórico geral desse confronto nos mostra que, em 26 jogos disputados, o Coritiba tem 15 vitórias, o América tem cinco vitórias e foram seis empates, portanto uma boa vantagem da equipe do Alto da Glória. Em jogos disputados em Belo Horizonte, num total de 12 jogos, o Coritiba saiu vitorioso em cinco oportunidades, contra três vitórias do América, com quatro empates.
Como já mencionado no início da matéria, o último jogo entre as equipes na Arena Independência foi vencido pelo Coritiba por 3 x 0, valendo pela série A de 2023. A última derrota do time Coxa-Branca em Belo Horizonte foi pela série A de 2022, quando o América venceu por 2 x 0. O jogo do primeiro turno desta série B, no Couto Pereira, foi vencido pelo Coritiba por 1 x 0, gol de Lucas Ronier.
Foto: Instagram/america_mg
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)