
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Juventude não vive uma fase boa no Brasileirão, pois desde a 10ª rodada o time entrou na zona do rebaixamento e de lá não saiu mais, alternando entre lanterna e vice lanterna. A equipe gaúcha é atualmente a 19ª colocada na tabela de classificação, com 11 pontos, numa campanha de duas vitórias, sobre o Avaí na Ressacada e outra sobre o Fluminense no Alfredo Jaconi, cinco empates e oito derrotas.
A equipe é comandada pelo técnico Umberto Louzer que assumiu o cargo no lugar de Eduardo Baptista. Louzer assumiu a equipe contra o São Paulo no Morumbi, onde o Juventude conseguiu um empate em 0 x 0. Nesse jogo ficou caracterizada a estratégia do novo técnico, que é de armar bem defensivamente suas equipes, pois o São Paulo apesar da pressão exercida durante o jogo, não conseguiu furar o bloqueio defensivo do Juventude. No jogo contra o Atlético Mineiro, com apoio da sua torcida, o Juventude até fez um bom jogo, mas mesmo assim perdeu para os mineiros por 2 x 1.
O que se comenta em Caxias do Sul é que o time do Juventude apresentou uma certa melhora depois da troca do comando técnico nos últimos dois jogos, embora a vitória não tenha acontecido, porém, ficou evidente a necessidade de reforços para a continuidade do campeonato, principalmente no setor de criação do meio de campo, e nesse sentido a diretoria da equipe gaúcha tem trabalhado para a chegada de reforços na janela de julho. Por enquanto dois jogadores estão sendo especulados para chegar ao Juventude, o lateral Sander do Sport Recife e o goleiro Fernando Miguel do Fortaleza.
Por outro lado, a equipe gaúcha está perdendo jogadores como o lateral esquerdo Gabriel Busanello que está de retorno ao Dnipro, da Ucrânia, porém, deve ser emprestado à outra equipe visto que, devido à guerra, o futebol está paralisado naquele país. Outro jogador que está saindo é o atacante Paulinho Mocelin que deve ir para o Sport Recife.
Para o jogo com o Coritiba o time do Juventude deve ter o retorno do centroavante Vitor Gabriel, recuperado de lesão muscular. Outro jogador que já está em fase de transição física é o zagueiro Vitor Mendes, mas ele não deve atuar contra o Coxa.
Segundo o volante Jadson, em entrevista concedida à um órgão de imprensa local, o jogo com o Coritiba está sendo considerado o mais importante do ano para o Juventude, pois existe a necessidade urgente da vitória para diminuir a diferença para o primeiro time que está fora da zona de rebaixamento (atualmente o Atlético de Goiás com 17 pontos), o que poderia mudar a perspectiva da equipe para a continuação do campeonato.
O Juventude tem em seu elenco algunas jogadores que já passaram pelo Coritiba, casos de César, Thalisson Kelven, Willian Mateus e Guilherme Parede. O lateral esquerdo William Mateus tem sido muito criticado pela torcida por suas más atuações e deve perder a vaga de titular para o jogador Moraes. Guilherme Parede tem começado as partidas sempre no banco de reservas enquanto o zagueiro Thalisson está atuando como titular, em razão das contusões de Vitor Mendes e Paulo Miranda.
O provável Juventude que deve entrar em campo contra o Coritiba deve ser: César; Rodrigo Soares, Thalisson Kelven (Vitor Mendes), Rafael Forster e Moraes (William Matheus); Yuri Lima, Jadson e Óscar Ruiz; Chico Kim, Capixaba e Ricardo Bueno.
O histórico do confronto entre as duas equipes em Curitiba demonstra um certo equilíbrio, pois em 15 jogos, foram 5 vitórias do Coritiba, 4 vitórias do Juventude e 6 empates.
No último confronto realizado em Curitiba o Coritiba ganhou por 2 x 1, jogo que aconteceu em 2018 pela série B do campeonato brasileiro.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)