
CURIOSIDADE
Mais jornalistas defendem o Coritiba. Confira o que escreveram Kfouri, Soninha e Washington Rodrigues sobre o "Caso Ataliba":
Juca Kfouri:
"Credibilidade
Não colabora para a credibilidade do futebol brasileiro a tomada dos pontos do Coritiba, numa pena desproporcional ao erro que o clube teria cometido.
Além do tal do BID ser um instrumento do tempo da pedra lascada, a punição dá ao torcedor a sensação de que já estão armando para salvar um grandão do rebaixamento. Porque a pena ofende o bom senso e quando o bom senso é ofendido a justiça de verdade passa ao largo. "
Soninha:
"A diversão no fim da tarde de terça foi xeretar o BID no sítio da CBF (estou tentando parar de usar "site"). A coisa mais fácil do mundo é achar inconsistências. Um exemplo: os boletins têm uma coluna para "apelido", mas tente descobrir quem é Obina, do Vitória, ou Robinho, do Santos -não constam...
"Robgol" tem registrado o apelido "Robson". Jerri também estava, pelo menos até ontem, no BID do Santos, embora já vista a camisa do Goiás. Donieber (sem apelido) está no BID de Santos e Corinthians. Piá, no da Ponte Preta. Ainda bem que o apelido está lá ou não saberíamos quem é Reginaldo Revelino Jandoso.
Na terça-feira, o Atlético-MG informava já ter registrado Darnlei de Deus (é o nome dele) na CBF. Na quarta, o goleiro continuava no BID do Fluminense.
Enfim, o BID é ridículo. Um boletim "diário" teria de ser atualizado em tempo real. Ou revisto... diariamente. É pedir demais? A CBF diz que o BID publicado na internet é velho, ou seja, "não vale". E acha que está tudo bem!
Mas não dá para achar muita graça nesse Febeafu (Festival de Besteiras que Assola o Futebol, com a devida licença do Stanislaw Ponte Preta) porque há prejuízos reais causados por ele. É insano o Coritiba perder seis pontos porque um jogador regularizado não constava do BID.
A torcida coxa branca suspeita, é claro, que a idéia seja ajudar os grandes que estão na zona de rebaixamento. Tem bons motivos para desconfiar. Mas creio mais em incompetência crassa do que em crime premeditado -o Guarani, que desencadeou este processo, foi vítima do mesmo erro e saiu da Copa do Brasil para dar lugar ao Vila Nova. Nada a ver com "o eixo Rio-SP".
Washington Rodrigues, Jornal dos Sports, RJ:
"Passaram o rodo no Coxa
A Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça decidiu, por quatro votos a um, punir o Coritiba com a perda de seis pontos por irregularidade na inscrição de Ataliba, utilizado na vitória por 1 a 0 sobre o Guarani.
O clube paranaense não poderia escalar o jogador porque o seu nome não constava do Boletim Informativo Diário (BID), da CBF. Os advogados de defesa garantem que toda a documentação do jogador está perfeitamente em dia e que o erro foi da entidade, que omitiu o seu nome no boletim.
O Tribunal entende que é obrigação do clube acompanhar todo o trâmite até a publicação dos nomes dos seus atletas no tal boletim. Assim, mesmo que na CBF, alguém por distração, incompetência ou pura maldade deixar de incluir um nome no tal BID, a investigação e a denúncia da irregularidade antes da utilização de jogadores seriam tarefas do clube, sob pena de perda do dobro dos pontos disputados.
Se está escrito é para ser cumprido, mas não deixa de ser um absurdo o clube ter de tratar da sua parte e da que cabe a entidade.
O Coritiba recorreu e tem esperanças de recuperar os pontos que o atiraram na lanterna. Por isso defendo métodos mais simples e modernos. Ao receber a documentação exigida, a CBF emitiria um crachá. Tem crachá, está legal; não tem crachá, não tem condições de jogo. Como nos Mundiais."
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)