
Gringos do Coxa
Por: Ricardo Honório
Recém-chegado ao Coritiba, o atacante argelino Islan Slimani se junta ao zagueiro chileno Kuscevic, ao volante colombiano Sebastián Gómez e ao meia argentino Marcelino Moreno na legião estrangeira do time alviverde.
Slimani, 35 anos, é o maior artilheiro da história da seleção da Argélia e será o primeiro jogador argelino a defender um clube brasileiro. Com 44 gols pela seleção de seu país, fica na frente até mesmo de Rabah Madjer, meia considerado o maior jogador argelino de todos os tempos.
O primeiro estrangeiro a chegar ao Coritiba em 2023 foi o meia Marcelino Moreno, que teve a sua contratação anunciada em 04 de janeiro, junto ao Atlanta United-EUA. Marcelino chegou por empréstimo, mas as boas atuações e a vontade do Racing-ARG em levá-lo, fizeram o clube antecipar em junho a compra de seu passe.
Um mês depois, o Coritiba anunciou a compra do zagueiro Kuscevic, multi-campeão pelo Palmeiras e que chegou em definitivo ao clube com contrato até o final de 2026.
A terceira aquisição de jogadores estrangeiros foi do volante colombiano Sebastián Gómez, capitão do Atlético Nacional-COL e que teve a sua chegada cercada de expectativa pela torcida Coxa-Branca. O volante foi contratado em agosto, na reabertura da janela de contratações.
O time alviverde teve ainda em 2023, o zagueiro venezuelano Jhon Chancellor e o volante uruguaio Jesus Trindade, que disputaram parte da temporada de 2022 pelo Coritiba, mas que deixaram o clube após o encerramento de seus contratos, além do técnico Português António Oliveira, demitido em abril.
Atualmente, cada time que disputa o Brasileirão pode ter até sete jogadores estrangeiros em campo ao mesmo tempo. A resolução anterior da CBF permitia até cinco jogadores de fora do Brasil, mas em fevereiro/2023 os clubes votaram pelo aumento do número.
CONFIRA OS NÚMEROS DOS GRINGOS DO CORITIBA
Kuscevic
24 jogos
1 gol
Sebastián Gómez
3 jogos
1 assistência
Marcelino Moreno
30 jogos
1 gol
2 assistências
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)