
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Bahia se enfrentam neste domingo, 7, às 18h30, na Arena Fonte Nova, pela 19ª e última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2014. Após ser literalmente operado no Maracanã e ter perdido, nos pênaltis, uma aparentemente garantida classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, o Coritiba agora volta suas energias para o Brasileirão e tem mais um confronto direto para sair da ZR. Pela frente, terá um Bahia que vive situação semelhante na tabela e não poderá contar com o apoio de sua torcida para o jogo de domingo
Sem lamentações, é preciso foco na recuperação
Na última quarta-feira, 3, o Brasil pode presenciar uma das mais puras representações do que se tornou o futebol brasileiro e porquê a seleção nacional saiu da última Copa do Mundo de maneira vexatória. Com uma arbitragem absolutamente tendenciosa e que atuou decisivamente em lances capitais do jogo, o Coritiba foi derrotado pelo Flamengo por 3x0 no tempo normal e 3x2 nas penalidades máximas, desperdiçando uma oportunidade única de avançar às quartas da Copa do Brasil. A revolta e a decepção foi geral, mas nada disso vai adiantar nesse momento. Cabe ao presidente Alviverde, tão atuante na CBF nos últimos tempos, fazer alguma coisa para, enfim, proteger os interesses de seu clube.
Problemas de arbitragem à parte, é preciso dizer que a equipe Coxa-Branca novamente teve uma apresentação razoavelmente boa, mas mostrou certa falta de maturidade para defender o elástico placar construído na primeira partida. A evolução parece ser constante, mas a partida de quarta-feira fica de lição para futuras disputas no Brasileirão, quando o Coritiba provavelmente terá que enfrentar os ditos "grandes" clubes do futebol brasileiro em partidas que podem decidir a situação contra o rebaixamento. De qualquer forma, é preciso levantar a cabeça, dar a resposta em campo e sair, o mais rápido possível, desta situação.
Em relação à equipe, o técnico Marquinhos Santos terá alguns problemas na partida em Salvador. O volante Hélder, por forças contratuais, está fora da partida. Já o meia Alex voltou a Curitiba após sofrer uma forte entrada do zagueiro Chicão e ficará de molho por mais alguns dias. Ainda no meio, por opção tática, Marquinhos Santos testou Élber no lugar de Dudu e pode realizar esta alteração já na equipe que inicia a partida. Por fim, na zaga, Welinton retorna ao time após não atuar diante do Flamengo e deve mandar Luccas Claro ao banco de reservas. No restante, a equipe será a mesma que encarou o rubro-negro carioca na quarta-feira, com a natural volta de Robinho ao meio-campo.
Empolgado com a classificação na Sulamericana, Bahia tenta sair da ZR
O Bahia vive uma situação bastante parecida com o Coritiba na tabela do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, ao contrário do Verdão, o Tricolor de Aço conseguiu segurar a sua vantagem contra o Internacional na Copa Sulamericana e garantiu a sua classificação para a fase continental. Desde que chegou à equipe, o técnico Gilson Kleina vem dando cara nova ao estilo do time atuar e o Bahia espera utilizar todos estes fatores para, mesmo sem torcida, desafiar o Coritiba em busca da fuga da zona do rebaixamento no Brasileirão.
O treinador paranaense da equipe baiana também tem problemas para montar sua equipe. Marcos Aurélio (ex-Coritiba) está com problemas em seu joelho, ficou em tratamento durante a semana inteira, mas não conseguiu reunir condições de atuar. Além dele, Kieza, Rhayner e Diego Macedo mostraram um desgaste acima da média ao final da partida diante do Inter e preocupam. Caso não possam atuar, Henrique, Rafinha e Emanuel Biancucchi devem entrar em seus lugares. Ainda há a possibilidade do argentino entrar no lugar de Fahel. Neste caso, Gilson Kleina abandonaria o esquema com três volantes. Entretanto, a definição ficará para minutos antes da bola rolar na vazia Fonte Nova.
Panoramas da partida
O jogo deste domingo será importante para o Coritiba não só pela parte "matemática", já que uma vitória pode tirar a equipe da zona do rebaixamento, mas também pelo resgate emocional da equipe, certamente bastante abalada com a forma como perdeu a classificação na Copa do Brasil. Justamente por isso, nada melhor do que responder, dentro de campo, com a conquista dos três pontos. A ausência da participativa torcida do Bahia certamente será um fator positivo. Entretanto, o Coritiba deverá jogar com bastante disposição e vontade para conseguir um resultado positivo em Salvador.
Ofensivamente, como não terá Alex, Marquinhos Santos deve apostar na velocidade com Élber, Alejandro Martinuccio e Zé Eduardo. Entretanto, os três precisarão entrar ligados em campo e se movimentarem bastante para confundir a defensiva adversária e criar espaços para chegar à meta de Marcelo Lomba. Outro que precisa estar bem é Robinho, visto que será o principal responsável pela armação. Por fim, o apoio pelas laterais e as jogadas de bola parada serão interessantes alternativas.
Na parte defensiva, o Coritiba precisa tomar cuidado com a boa dupla de ataque do Bahia. Caso atuem, Rhayner, com sua constante movimentação, e Kieza, com grande presença de área, certamente vão incomodar muito a meta do goleiro Vanderlei. A ausência de Marcos Aurélio deve ser comemorada, entretanto, Diego Macedo deve substituí-lo à altura. Por fim, o Coritiba deve conter as descidas dos laterais, especialmente Roniery, bastante conhecido no futebol paranaense, e as jogadas de bola parada, principalmente aquelas levantadas para a conclusão de Titi e do volante Fahel (caso seja escalado como titular).
Devido à punição imposta pelo STJD, que impede a presença de público na Fonte Nova, a torcida Alviverde acompanhará a partida diante do Bahia apenas pelos canais de comunicação. Entretanto, serão enviadas energias e vibrações positivas para que o grupo consiga se levantar do baque sofrido na quarta-feira e alcance os três pontos para virar o turno longe da ZR. Força e luta em busca da vitória.
Reage, Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2014 - 19ª rodada
Bahia x Coritiba
Local: Arena Fonta Nova, em Salvador (BA)
Data: 07/09/2014, domingo
Horário: 18h30
Bahia:
Marcelo Lomba; Roniery, Demerson, Titi e Guilherme Santos; Rafael Miranda, Léo Gago, Fahel (Emanuel Biancucchi) e Diego Macedo; Rhayner e Kieza.
Técnico: Gilson Kleina
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Welinton e Carlinhos; Rosinei, Gil, Robinho, e Élber (Dudu); Alejandro Martinuccio e Zé Eduardo.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento/AL (FIFA)
Assistente 1: Esdras Mariano de Lima Albuquerque/AL
Assistente 2: Carlos Jorge Titara da Rocha/AL
4º Árbitro: Johnn Herbert Alves Bispo/BA
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)