
ARBITRAGEM
Uma reportagem da revista Veja, assinada pelos jornalistas André Rizek e Thaís Oyama, causou um terremoto na sede do comando do futebol brasileiro. A denúncia de que o árbitro paulista Edílson Pereira de Carvalho (FIFA) dirigiu onze jogos do Campeonato Brasileiro que foram manipulados para atender interesses de sites clandestinos de apostas (o Aebet e o Futbet).
A CBF divulgou oficialmente o afastamento do árbitro paulista, bem como irá solicitar à FIFA que ele seja retirado do quadro de árbitros da entidade.
Edílson Pereira de Carvalho foi preso neste sábado pela Polícia Federal. O Ministério Público foi acionado no caso e o árbitro deve ser indiciado por estelionato, crime contra a economia popular e formação de quadrilha.
Pelo esquema mafioso, o apitador paulista ganharia de 10 e 15 mil reais por partida para direcionar os resultados que interessariam ao grupo de apostadores ligados ao empresário de Piracicaba chamado Nagib Fayad, 39 anos, mais conhecido como Gibão, que segundo a reportagem, seria o chefe da quadrilha de apostadores.
O Coritiba teve um de seus jogos envolvidos neste esquema de corrupção, na derrota de 3x2 em Porto Alegre, contra o Internacional (foto/Arquivo). Bom lembrar que naquela partida em que o Cori acabou derrotado, o árbitro acabou prejudicando o Coxa, nos minutos finais do segundo tempo, quando não assinalou uma penalidade máxima indiscutível em favor do Alviverde. Naquele momento a partida estava 3x2 para o time da casa e minutos antes o Cori havia feito seu segundo gol e atacava o time colorado, em busca do empate.
Após o jogo, o meio campista Marquinhos declarou ao repórter do jornal Tribuna do Paraná: “O juiz não dava pênalti para o Coritiba. Eles sempre agarravam dentro da área e ele não marcava nada. Usou de dois pesos e duas medidas”, reclamou o jogador Coxa-Branca, visivelmente irritado com a não marcação da penalidade máxima ao final da partida.
Confira os jogos sob suspeita e que podem vir a ser cancelados pela Confederação Brasileira de Futebol e posteriormente remarcados (em duas rodadas), conforme noticiou o site da Revista Placar:
Rodada 1
Vasco x Botafogo
Ponte Preta x São Paulo
Paysandu x Cruzeiro
Juventude x Figueirense
Santos x Corinthians
Fluminense x Brasiliense
Rodada 2
Vasco x Figueirense
Cruzeiro x Botafogo
Juventude x Fluminense
Internacional x Coritiba
São Paulo x Corinthians
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)