
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Corinthians se enfrentam neste sábado, 1, às 21h, na Arena Corinthians, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de desperdiçar dois preciosos pontos diante do Grêmio, no Couto Pereira, que seriam suficientes para manter o Verdão fora da ZR, o Alviverde agora encara um duríssimo desafio pela frente, mas terá que se superar para voltar de São Paulo com algum ponto na bagagem. Pela frente, terá um renovado Corinthians, que parece já ter esquecido a traumática eliminação na Copa do Brasil e necessita de uma vitória para entrar no G4 da competição
Na retranca, Coxa deve jogar por uma bola em São Paulo
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Grêmio, no Couto Pereira, e o que se viu no primeiro tempo foi exatamente aquilo que a torcida esperava: um time ligado, com atenção e sem medo de desafiar uma das melhores equipes do campeonato. O gol de Leandro Almeida apenas coroou a boa apresentação e colocou justiça no placar. Por outro lado, na segunda etapa, o Coritiba se mostrou extremamente cauteloso e querendo manter o 1x0 a qualquer custo. Inexplicavelmente, Marquinhos Santos recuou o seu time em demasia enquanto que, do outro lado, Luiz Felipe Scolari enchia sua equipe de atacantes. A forte pressão deu resultado aos 39 minutos, quando Riveros empatou o jogo. Ainda assim, no último lance do jogo, Robinho desperdiçou uma chance inacreditável e o Verdão teve mesmo que se contentar com o empate e a volta à zona do rebaixamento.
Além de empurrar o Coritiba para trás na classificação, o resultado significa que o Alviverde agora não depende mais apenas das vitórias em seus domínios para fugir da Série B em 2015. É preciso, no mínimo, vencer um jogo longe de Curitiba para que as esperanças se mantenham vivas. Entretanto, é preciso que o time e seu treinador tenham um pouco mais de coragem para encarar os desafios. Além disso, no jogo diante do Grêmio ficou mais uma vez provado que um erro pode ser fatal e acabar com as pretensões Alviverdes em um piscar de olhos.
Em relação ao time, muito embora ainda não tenha confirmado a escalação, uma coisa é certa: Marquinhos Santos redobrará os cuidados defensivos na partida diante do Corinthians. É certo que Zé Eduardo sairá da equipe e que Hélder volta a figurar entre os titulares. Entretanto, ainda não se sabe qual esquema o treinador Coxa-Branca irá utilizar. Em uma primeira hipótese, Welinton formaria uma retaguarda com três zagueiros com Luccas Claro e Leandro Almeida, com Hélder e Rosinei como volantes. A segunda opção é manter Sérgio Manoel na equipe, atuando com três volantes, mas apenas dois zagueiros (Luccas e Leandro Almeida). Na direita, como Norberto está suspenso, Ivan assume a condição de titular. Com Joel isolado na frente, Alex e Robinho terão a responsabilidade de chegar mais no camaronês para lhe dar opções de jogadas.
Ofensivo, Corinthians tentará furar a parede Alviverde para entrar no G4
O Corinthians vive uma temporada de altos e baixos. Após o fiasco no Campeonato Paulista, a equipe iniciou o Brasileiro de forma forte e chegou até a ser um dos principais desafiantes do Cruzeiro, tendo vencido as duas partidas do líder do campeonato. Além disso, a equipe de Mano Menezes sempre se manteve às portas do G4 e muitas vezes chegou a ocupar lugares na zona de classificação, o que poderia dar tranquilidade à torcida e jogadores. Entretanto, veio a trágica eliminação na Copa do Brasil (uma sonora goleada de 4x1 para o Atlético-MG mesmo após o Timão ter vencido o primeiro jogo por 2x0) e a tensão voltou a subir. Entretanto, quando todos esperavam um momento de crise, a equipe reagiu e não perdeu mais jogos no Brasileirão desde então, em um claro exemplo da instabilidade corinthiana.
Em relação ao time, ao contrário de Marquinhos Santos, Mano Menezes colocará sua equipe para cima do Coritiba e tentará furar o bloqueio verde para conquistar a fundamental vitória. Ele não poderá contar com os suspensos Paolo Guerreiro e Fábio Santos. Em seus lugares, o pressionado treinador corinthiano escalará Luciano e Uendel, respectivamente. Entretanto, as mudanças não param por aí. Para tentar obter mais poder ofensivo, Petros cederá seu lugar ao atacante Malcom. Além disso, Mano Menezes testou Danilo (autor do gol de empate no clássico diante do Palmeiras) na vaga de Jadson, mas esta é uma definição que deve ficar para minutos antes da bola rolar.
Panoramas da partida
O jogo deste sábado será extremamente complicado para o Verdão. Além de ser uma partida longe de casa, onde o Coritiba apresenta pífio aproveitamento no campeonato, o Alviverde enfrentará, do outro lado, uma equipe empolgada e motivada com a chance de "salvar a temporada" com uma vaga para a Libertadores. Obviamente, a pressão (tanto dentro de campo como fora dele) deverá ser muito grande e o Verdão precisará ser capaz de controlar o jogo no início para, aos poucos, tentar colocar em prática a sua proposta de atuar no contra-ataque para tentar chegar ao gol de Cássio. Além disso, será preciso que a equipe fique ligada durante os 90 minutos, evitando cometer erros infantis e que podem custar caro.
Ofensivamente, como a proposta do Verdão deverá ser mesmo jogar por uma única bola, a equipe terá que ser extremamente eficiente nos contra-ataques. É justamente aqui que entra a importância de Robinho, Rosinei e Alex na partida, pois além de serem os responsáveis por conduzir a equipe à frente, ainda terão e incumbência de se aproximarem de Joel, no comando de ataque, visto que o camaronês não poderá atuar isolado para virar presa fácil para os zagueiros corinthianos. A proposta de congestionar o meio-campo, necessariamente também pede um apoio mais agudo dos laterais e, por isso, Ivan e Carlinhos precisam chegar mais à frente. Por fim, é preciso aproveitar as chances de bola parada e redobrar a atenção.
Na parte defensiva, o Coritiba terá que ter muita atenção com a trinca ofensiva do Corinthians, formada por Luciano, Malcom e Renato Augusto. Os dois primeiros primam pela velocidade e devem atuar bem abertos para abrir espaços no meio. Já Renato Augusto, atuando improvisado de centroavante, possui técnica diferenciada e pode resolver a partida em uma jogada. Além disso, o Verdão precisará tomar cuidado com Jadson ou Danilo (que pensam o jogo e criam jogadas) e com as chegadas surpresa de Elias. Por fim, é preciso, também, redobrar a atenção no zagueiro Gil que, devido à sua ótima impulsão e colocação dentro da área, é um dos artilheiros da equipe na temporada.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente na nova arena em Itaquera para empurrar os jogadores para esta fundamental e decisiva vitória que tiraria o Verdão da ZR e daria novo ânimo aos jogadores e à torcida para as rodadas restantes do campeonato. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de um bom resultado.
Vai pra cima deles, Verdão!
Campeonato Brasileiro 2014 - 32ª rodada
Corinthians x Coritiba
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 01/11/2014, sábado
Horário: 21h
Corinthians:
Cássio; Fágner, Gil, Anderson Martins e Uendel; Bruno Henrique, Elias e Jadson (Danilo); Luciano, Renato Augusto e Malcom.
Técnico: Mano Menezes
Coritiba:
Vanderlei; Luccas Claro, Welinton (Sérgio Manoel) e Leandro Almeida; Ivan, Hélder, Rosinei, Robinho, Alex e Carlinhos; Joel.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima/RS (Asp. FIFA)
Assistente 1: José Javel Silveira/RS
Assistente 2: José Eduardo Calza/RS
4º Árbitro: Antônio Rogério Batista do Prado/SP
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)