
RESULTADO
Por Luiz Fernando B. Budant Jr - COXAnautas
Terminou há pouco no Orlando Scarpelli, a partida em que o Coritiba perdeu para o lanterna Figueirense pelo placar de 3x1 pela décima nona rodada do Brasileirão 2012.
Jogando fora de casa, o pouco efetivo Coritiba foi facilmente envolvido pelos donos da casa durante toda a partida. O Figueirense abriu o placar aos 21 minutos da primeira etapa com Aloisio e ampliou aos 25 minutos também com Aloisio. O Coritiba diminuiu ainda na primeira etapa com Anderson Aquino aos 32 minutos. Logo aos 7 minutos do segundo tempo, a zaga mais vazada do Brasileirão aprontou mais uma das suas e Aloisio fez o seu terceiro gol na partida. O que já era ruim piorou aos 20 minutos com a expulsão de Everton Ribeiro. Aos gritos de olé, encerramos a participação no primeiro turno com nova derrota.
A campanha do Coritiba segue exigindo muitos cuidados. A goleada em casa na última rodada contra o desfalcado Cruzeiro não serviu para animar a equipe, que mais uma fez foi derrotada jogando fora de casa, desta vez, para o lanterna da competição. O Coritiba segue abusando de sua própria sorte, flertando com a zona de rebaixamento. Esporádicos bons resultados acabam maquiando a realidade. Estamos na 19ª rodada e na 57ª partida do ano. Ainda não temos um padrão de jogo e nem coerência técnica nas convocações. Jogadores que são titulares em uma partida não são relacionados para a próxima. Jogadores da posição no banco e improvisações em campo. Somente em 2012, o Coritiba jogou 28 partidas longe do Couto Pereira. Foram 8 vitórias, 11 derrotas e 9 empates. Das 8 vitórias conquistadas no ano, 6 foram pelo Campeonato Paranaense, 1 pela Copa do Brasil e 1 pelo Brasileiro.
Uma cena curiosa voltou a se repetir nesta partida. Durante o Campeonato Paranaense, o goleiro Edson Bastos, se dizia um auxiliar de Marcelo Oliveira e por várias vezes conversava com o treinador Coxa sobre o posicionamento da equipe. Após a saída de Edson Bastos, quem assumiu o posto de auxiliar, foi Tcheco. Na partida de hoje, assim que levou o segundo gol, Lincoln saiu do banco e foi conversar com Marcelo Oliveira sobre o esquema e o posicionamento Coxa. No lance da expulsão de Everton Ribeiro, novamente Lincoln foi conversar com a arbitragem. Com uma equipe com tantos auxiliares, já passou da hora de termos um técnico no banco. Com a palavra, Vilson Ribeiro de Andrade, Felipe Ximenes e Marcelo Oliveira.
O Coritiba volta a campo na próxima quarta-feira, 29, 19h30 para encarar o Internacional no Couto Pereira pela primeira rodada do returno, a vigésima do Brasileirão 2012. Que os ares do returno tragam bons fluidos ao Coritiba. Precisaremos.
#ReageCoritiba!
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)