
AVALIAÇÃO
Por Marcelo Algauer de Almeida - COXAnautas
O Coritiba goleou na noite de hoje o Vila Nova/GO, pelo placar de 5x1. Apesar do susto na primeira etapa, quando o adversário equilibrou as ações e empatou a partida, o Alviverde teve tranquilidade para novamente ficar a frente do placar e vencer demonstrando ampla superioridade frente ao adversário.
A equipe Alviverde, demostrou mais uma vez a qualidade de seu elenco, apresentando um excelente futebol apesar das ausências de Leandro Donizete e Rafinha. A partida foi marcada pela excelente atuação de ambos os laterais do Coritiba, Triguinho pela esquerda e Fabinho Capixaba pela direita, setor bastante problemático durante toda a competição.
O Coritiba entrou em campo com a seguinte formação: Edson Bastos, Fabinho Capixaba, Cleiton, Jeci, Pereira e Triguinho; e Leo Gago, Tcheco e Enrico; Marcos Aurélio e Leonardo
Primeiro tempo
O jogo começa com o treinador adversário afirmando que o empate é um bom resultado, em razão do momento atual das duas equipes.
Passados 5’, o Coritiba inicia a partida com a marcação adiantada, entretanto com dificuldade de recuperar a posse de bola. O Vila Nova/GO, com uma postura nitidamente defensiva, com sua primeira linha de marcação em seu campo de defesa, dificultava o toque de bola Alviverde.
Aos 6’, Triguinho faz bom cruzamento, depois de um “bate rebate” dentro da área, a bola sobra Leonardo, em posição de impedimento, toca para Leo Gago que só tem o trabalho de empurrar para as redes, contando com o desvio na zaga adversária, marcando o primeiro gol Alviverde. Coritiba 1x0 Vila Nova/GO.
O Vila Nova/GO responde aos 9’, Edson Bastos faz excelente defesa após finalização de fora da área de David.
Aos 11’, Enrico recebe de frente para área, chuta com muita força, a bola explode na trave esquerda do goleiro Max.
Com 15’, o panorama da partida não se altera, o Coritiba atacando, com total domínio e posse de bola, já o adversário limita-se a marcar sem muita preocupação em agredir a defesa Alviverde.
Aos 16’, Marcos Aurélio cobra escanteio, Pereira cabeceia, a defesa do Vila Nova/GO corta em cima da linha, com o goleiro já fora da jogada.
O Coritiba recua perigosamente, proporciona ao adversário manter a posse de bola no campo defensivo Alviverde, tocando a bola com bastante liberdade.
Aos 18’, o Vila Nova, aproveitando-se do recuo do meio de campo Coxa, quase marca com Bruno Lopes, que recebe livre dentro da área, entretanto cabeceia nas mãos de Edson Bastos.
Leonardo finaliza pela direita, depois de ótimo toque de Enrico, a bola bate na defesa e sai para escanteio, aos 21’. Na cobrança, Jeci cabeceia sem marcação, Max faz boa defesa.
Aos 23’, Cleiton sobe de cabeça em disputa de bola, a arbitragem assinala absurdamente uma penalidade máxima, o zagueiro recebe o cartão amarelo. Na cobrança, Bruno Lopes empata a partida. Coritiba 1x1 Vila Nova/GO.
O ataque Alviverde faz boa jogada pelo meio, a bola sobra para Fabinho Capixaba, que finaliza fraco de perna esquerda, a bola sai pela linha de fundo, aos 27’.
A equipe visitante finaliza novamente com perigo, desta vez com Alan, aos 30’, a bola passa longe do gol. O Coritiba responde aos 31’, Leonardo faz boa jogada pela ponta direita, invade a e finaliza, a bola vai para fora.
O Vila Nova equilibra as ações da partida, tocando a bola com facilidade, já o meio de campo do Coritiba, sente dificuldade em equilibrar a marcação.
Fabinho Capixaba recebe em velocidade, invade a área e finaliza, o goleiro Max faz excelente defesa, Marcos Aurélio aproveita o rebote, faz um belo corte no zagueiro e rola a bola para Triguinho, que chuta cruzado, marcando o segundo gol Alviverde, aos 33’. Coritiba 2x1 Vila Nova/GO.
Após a marcação do gol, o Coritiba volta a dominar completamente a partida, tocando a bola com tranquilidade, jogando com facilidade no campo de ataque.
Marcos Aurélio faz jogada maravilhosa, dribla quatro defensores, na seqüência a bola sobra para Leonardo, que finaliza bem, infelizmente sai pela linha de fundo, aos 40’.
A arbitragem encerra a partida aos 46’, com a equipe Alviverde em vantagem, vencendo por 2x1.
Segundo tempo
O Coritiba retorna para a segunda etapa com uma alteração, Cleiton, com cartão amarelo, deixa a equipe para entrada de Lucas Mendes.
Lucas Mendes, no primeiro minuto, faz excelente jogada pela esquerda, invade a área, dribla o defensor e cruza para Fabinho Capixaba, que marca o terceiro gol. Coritiba 3x1 Vila Nova/GO.
Aos 3’, Fabinho Capixaba faz linda jogada pela direita, invade a área e sofre pênalti. Na cobrança, Tcheco bate mal, no rebote, de forma displicente perde a oportunidade de marcar.
Após a penalidade perdida por Tcheco, o jogo perde em emoção, as equipes limitam-se a disputa no meio de campo.
O zagueiro Cris do Vila Nova/GO, faz falta “criminosa”em Marcos Aurélio, sendo expulso imediatamente, aos 17’.
Aos 18’, o técnico Ney Franco, promove a segunda substituição, Triguinho deixa o campo machucado para a entrada do atacante Geraldo.
Marcos Aurélio cobra escanteio, a defesa corta, a bola sobra novamente para o atacante que faz excelente cruzamento para Pereira, que cabeceia dentro da pequena área, decretando o quarto gol Alviverde, aos 19’. Coritiba 4x1 Vila Nova/GO.
Aos 24’, em rápido contra ataque, Enrico recebe de frente para o goleiro Max, tenta o drible, o goleiro goiano consegue desarmar o meia coritibano e evitar o quinto gol Alviverde.
Leonardo faz jogada espetacular, dribla dois defensores e finaliza com extrema precisão, fazendo o quinto gol Alviverde, aos 29’. Coritiba 5x1 Vila Nova/GO.
O técnico Ney Franco, faz a última substituição aos 31’, Leonardo deixa o campo para a entrada do habilidoso Dudu.
Após o quinto gol, o Coritiba passa a valorizar a posse de bola, tocando com facilidade no campo de ataque. O adversário, limita-se a permanecer no campo de defesa, na tentativa de evitar uma goleada ainda maior.
Marcos Aurélio cobra bem falta, próximo a área, aos 36’, o goleiro Max faz boa defesa.
A equipe Alviverde toca com facilidade, até encontrar espaços para a finalização, aos 39’, após algumas triangulações, a bola sobra para Marcos Aurélio que finaliza para fora.
O Vila Nova chega com perigo aos 43’, Edson Bastos defende um forte chute de Júnior em dois tempos.
Em ritmo de treino o jogo é encerrado aos 46’.
Apesar do susto na primeira etapa, o Coritiba teve uma boa atuação e venceu com facilidade. Com a vitória o Alviverde chega aos 59 pontos e permanece na liderança isolada da série B. O Coxa volta a campo no próximo sábado, dia 23/10, às 16:00, frente ao P. Clube, no estádio Couto Pereira.
Destaque Positivo: O laterais do Coritiba, tanto Triguinho como Fabinho Capixaba, fizeram excelente apresentação e foram os destaques da partida.
Destaque Negativo: Novamente a arbitragem, que validou um gol irregular do Coritiba e marcou um pênalti inexistente ao Vila Nova/GO.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)