Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Criciúma está mergulhado numa crise sem precedentes, com campanha ruim na série B onde só venceu uma vez até agora em oito jogos, vem de cinco jogos sem vitórias, e como se não bastasse, o time foi eliminado da Copa do Brasil pelo Red Bull Bragantino com uma goleada de 6 x 0, jogo em Bragança Paulista.
Com os resultados deste fim de semana na série B o time catarinense caiu para a 18ª posição na tabela, com seis pontos ganhos, uma vitória, três empates e quatro derrotas e isso obriga o time a entrar com outra postura diante do Coritiba, buscando os três pontos para começar a espantar a crise.
A lista de relacionados para o jogo com o Coritiba veio com quatro ausências, não foram relacionados os atacantes Neto Pessoa, Talisson e Popó, este último está se transferindo para o futebol japonês, e o meia Jhonata Robert. Em vista disso, atletas da base foram chamados como o meia Lucas Bugs, o zagueiro Octávio e os atacantes Thales e Adrianinho para compor os relacionados.
O elenco do Criciúma tem alguns jogadores bem conhecidos da torcida Coxa-Branca, que já vestiram a camisa Alviverde, casos dos zagueiros Castán e Benevenutto, o lateral Jonathan, os volantes Zé Gabriel e Morelli, e o atacante Sassá.
O técnico Eduardo Batista, contratado no lugar do Zé Ricardo, comandou o time em três jogos até agora e ainda não venceu, e poderá contar com o retorno do zagueiro Luciano Castán e do meia João Carlos que estavam suspensos e não jogaram na derrota para o CRB em Maceió.
O provável time que enfrentará o Coritiba nesta segunda-feira no estádio Heriberto Hulse deve formar com: Kauã; Rodrigo, Benevenutto e Luciano Castán; Marcinho, Matheus Trindade, Morelli (Zé Gabriel), Juninho e Marcelo Hermes; Diego Gonçalves e Sassá.
O histórico dos confrontos entre as duas equipes mostra que, em 33 jogos o Coritiba teve 13 vitórias, o Criciúma 11 e foram 9 empates. Em Criciúma foram 15 jogos e o Coritiba só venceu em três oportunidades, houve quatro empates e oito vitórias do Criciúma. A última vitória do time Coxa-Branca jogando em Criciúma foi pelo brasileirão de 2003, quando venceu por 3 x 2, gols de Ceará, Odvan e Marcel. De lá para cá foram seis jogos com quatro vitórias do Tigre e dois empates.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)