
Série B
Por: Ricardo Honório
Foto: Rui Santos
No último sábado, o Coritiba não teve competência para conquistar o título da Série B diante de seu torcedor. Contra o Athletic, o Verdão não conseguiu furar a defesa adversária e amargou o sétimo empate sem gols em 19 partidas no Couto Pereira. O resultado foi insuficiente para assegurar o título com uma rodada de antecedência.
Mesmo assim, o troféu ainda poderia ter vindo no domingo, caso o Athletico-PR não vencesse a Ferroviária. A equipe paranaense perdia até os 36 minutos do segundo tempo, mas conseguiu a virada e marcou o gol da vitória nos acréscimos, adiando novamente a possibilidade de o Coritiba confirmar o título antecipadamente.
Apesar dos resultados desfavoráveis, o Verdão ainda tem 87,1% de chances de conquistar a Série B. Basta um empate contra o Amazonas na última rodada para garantir o tricampeonato, sem depender do resultado entre Athletico-PR e América-MG, que se enfrentam em Curitiba.
Dono da melhor campanha como visitante, o Coritiba soma um aproveitamento de 55,55% longe do Couto Pereira: são 30 pontos conquistados com 9 vitórias, 3 empates e 6 derrotas, além de 16 gols marcados e 12 sofridos. Do outro lado, o Amazonas tem apenas a 15ª melhor campanha como mandante, com 51,85% de aproveitamento — 28 pontos conquistados em 54 disputados.
Com base nos números da competição, o Coritiba tem tudo para confirmar o título no norte do país. A dúvida que fica é como estará a parte emocional dos jogadores após as vaias recebidas no último jogo em casa, quando deixaram escapar um título que parecia encaminhado.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)