
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
Após ficar dois anos seguidos disputando a série B do campeonato brasileiro (2021 e 2022) o Clube de Regatas Vasco da Gama volta à elite do futebol nacional em 2023, depois de ter conseguido a quarta colocação na série B do último ano.
A expectativa criada para 2023 foi boa, principalmente com a chegada do grupo de investidores que passou a tomar conta do futebol vascaíno. Nova comissão técnica foi contratada, houve um investimento grande no plantel, aproximadamente 100 milhões de reais, o segundo maior investimento do Brasil, só ficando atrás do rival Flamengo.
Mas o início do ano não foi muito promissor, pois o Vasco não chegou à decisão do campeonato carioca e na Copa do Brasil foi desclassificado na segunda fase pelo ABC de Natal nas penalidades máximas, em jogo realizado em São Januário.
Apesar de estar fazendo uma campanha de meio de tabela no Brasileirão, com 5 pontos ganhos é o atual 11º colocado na classificação com uma vitória, dois empates e uma derrota, a torcida vascaína não está nada satisfeita com a maneira com que o Vasco vem jogando, pois nessas primeiras partidas jogou até bem no primeiro tempo, mas se entrega no segundo. Essa mesma torcida já está dizendo que o Vasco é um time de primeiro tempo e no segundo se acaba fisicamente, entregando a bola para o adversário. Foi assim por exemplo nos empates com o Palmeiras e Fluminense e na derrota para o Bahia, até mesmo na vitória contra o Atlético Mineiro, a equipe por muito pouco não leva o empate.
O técnico Maurício Barbieri vem sendo muito criticado pela forma que posiciona a equipe nos jogos e se justifica dizendo que se deve diferenciar a história do Vasco com o momento atual, em que a equipe está lutando com as armas que tem, os jogadores são esses até a próxima janela de contratações.
Os destaques da equipe da Cruz de Malta são o goleiro Léo Jardim, contratado junto ao Lille da França, os meias Jair que veio do Atlético Mineiro e Alex Teixeira contratado junto ao Besiktas da Turquia, o atacante Pedro Raul que disputou a série A de 2022 pelo Goiás e os dois “pratas” da casa, Andrey Santos, já vendido ao Chelsea da Inglaterra onde deverá se apresentar em julho deste ano, e Gabriel Pec, atacante de muita qualidade técnica. O meia Marlon Gomes não estará à disposição do técnico do Vasco pois já se apresentou à seleção brasileira sub-20 que irá disputar o mundial na Argentina. Andrey Santos também deverá se juntar à seleção sub-20, mas o Vasco conseguiu a liberação dele para os dois próximos jogos, contra o Coritiba e contra o Santos.
Maurício Barbieri deve mandar a campo contra o Coritiba a seguinte formação: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Robson Bambu, Léo e Lucas Piton; Rodrigo, Jair e Andrey Santos; Gabriel Pec, Alex Teixeira e Pedro Raul.
O histórico desse confronto em jogos disputados em Curitiba apresenta 26 jogos, com oito vitórias cada lado e 10 empates, portanto existe um equilíbrio. O último jogo pela série A disputado no Couto foi em 2020 e deu Coxa que venceu por 1 x 0, gol de Robson. Pela série B em 2021 as equipes empataram em 1 x 1, o gol do Coritiba foi marcado por Leo Gamalho.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)