
Brasileirão 2022
Por: Ricardo Honório
Os resultados dos jogos do último sábado, válidos pela 29ª rodada do Brasileirão, garantiram o Coritiba fora da zona de rebaixamento, pelo menos até a próxima rodada, que se inicia no meio desta semana.
Mesmo sem entrar em campo contra o São Paulo, o jogo foi adiado para o dia 20/10 em razão da participação do time paulista na final da Copa Sul-Americana, o Coritiba foi muito beneficiado pelos resultados ruins de seus concorrentes diretos, principalmente Bragantino, Ceará, Cuiabá e Avaí, que perderam suas partidas e não conseguiram ultrapassar o time alviverde na tabela de classificação. Além disso, a derrota do Goiás para o Fortaleza, em Goiânia, também pode ser considerada benéfica, pois pode trazer o time goiano para a briga contra o rebaixamento.
Os resultados favoráveis começaram com a goleada sofrida pelo Red Bull Bragantino para o Flamengo por 4x1. O time paulista não vence há nove jogos e estacionou nos 35 pontos, se aproximando da parte de baixo da tabela.
Outro resultado importante foi a derrota do Ceará para o América/MG por 2x1, no Estádio Castelão, em Fortaleza. Com o revés, o time cearense chegou a terceira derrota seguida e o técnico Lucho Gonzalez começa a ser questionado no cargo. O Ceará, que tem 31 pontos, poderia ultrapassar o Coritiba com um simples empate, mas com a derrota permaneceu na 16ª colocação.
O Cuiabá viajou a São Paulo para enfrentar o Corinthians, time que luta na parte de cima da tabela. O time cuiabano chegou a endurecer o jogo no começo da partida, mas não resistiu e acabou sendo derrotado por 2x0, permanecendo nos 30 pontos.
Em Florianópolis, o Avaí entrou em campo como favorito contra o Atlético/GO, que demitiu o técnico Eduardo Baptista antes da partida. Mas o favoritismo do time catarinense foi só até a bola rolar. Com o placar de 2x1, o Atlético/GO, que está em situação muito complicada, deu um suspiro e deixou o Avaí distante três pontos do Coritiba e com duas vitórias a menos.
Apesar de iniciar a rodada longe da zona de rebaixamento, o Goiás, com 37 pontos, perdeu a segunda partida seguida em casa, desta vez para o Fortaleza por 1x0, e pode chegar firme na luta contra o rebaixamento, pois terá dois jogos difíceis fora de casa, Ceará e Internacional, nas duas próximas rodadas.
A rodada pode ser ainda mais favorável se o Botafogo, que está com 37 pontos, for derrotado pelo Palmeiras na noite de hoje.
Com um jogo a menos que seus adversários diretos, o Coritiba continua com 31 pontos, mas tem a seu favor o fato de ter nove vitórias, um número maior que seus concorrentes e que pode fazer grande diferença nos critérios de desempate.
O próximo jogo do Coritiba é contra o Palmeiras, principal candidato ao título, em São Paulo. Mesmo em caso de resultado ruim, o Coritiba não deve entrar na zona de rebaixamento, pois, com exceção do Ceará que enfrenta o Goiás em sua casa e pode ultrapassar o time alviverde, o Cuiabá terá um jogo duro contra o Red Bull Bragantino fora de casa e dificilmente deve conquistar um resultado positivo. Já o Avaí, mesmo que vença o Botafogo, pode no máximo se igualar em pontos ao Coritiba, mas perde nos critérios de desempate por ter vitórias a menos.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)