
PÓS-JOGO
Apresentando um futebol alegre e empolgante, o Verdão tirou a invencibilidade do time paulista. O Ituano, que buscava mais uma vitória para embalar na Série B, sucumbiu à armação e disposição da equipe de Bonamigo.
Com muita vontade, velocidade e boa participação dos alas, o Coritiba mostrou o que pode fazer no decorrer do Brasileirão e, por apenas um gol, não assumiu a liderança devido aos critérios de desempate. Com a vitória por 3 a 1, o Alviverde sobe para o segundo lugar, deixando o Ituano em terceiro. E deixa a torcida com esperança renovada para mais uma boa apresentação na rodada de fim de semana.
A primeira etapa começou agitada. Diante de sua torcida, o Coritiba buscava o jogo, procurando alternativas para furar o bloqueio da equipe de Itu, que se preocupava em segurar o ímpeto alviverde. No primeiro minuto, Alberto tabelou com Eanes que chutou para boa defesa de André Luis. Logo depois, aos 6, Henrique tentou de fora da área, com a bola passando rente à trave direita do goleiro.
As chances eram criadas e Caio e Ricardinho destacavam-se pela vontade e criatividade. Aos 19 minutos, Ricardinho cruzou para a área, Caio tentou de letra e, no bate-rebate, Batatais dominou e finalizou para o gol, para alegria dos quase 8 mil presentes ao Couto Pereira, na fria noite curitibana.
Com amplo domínio coritibano, parecia questão de tempo para o dono da casa ampliar o placar. Mas, temporariamente, o Ituano começou a ganhar o meio de campo. Aos 27 minutos, Kauê cruzou e Gilson cabeceou para tiro de meta. Com erros de passe, o Coritiba passou a ser dominado, pois a bola se mantinha com o Alviverde somente o tempo do goleiro Kléber repor com deficiência. Apesar disso, a zaga com Índio, Batatais e Henrique, auxiliados pelo bom desempenho de Egídio, segurava o placar para o Alviverde.
Porém, nos contra-ataques, a equipe de Bonamigo era muito veloz e perigosa. Aos 36 minutos, em uma dessas jogadas, Eanes se aproveitou da falha do zagueiro e chutou cruzado rasteiro para ampliar. Com 2x0, o Coritiba mostrava sua superioridade técnica e tática, mas apresentava muitos erros de passe e na saída de bola.
E o primeiro tempo terminou assim: com a equipe Coxa-Branca em vantagem e aplaudida pela torcida. Destaque para as atuações de Caio, Wilton Goiano e Ricardinho. Destaque negativo apenas para Alberto, que não conseguiu render o suficiente devido à boa marcação da alta e forte zaga paulista. O setor defensivo do Coritiba também esteve seguro e não apresentou falhas.
O segundo tempo também começou eletrizante. No primeiro lance, o Verdão já chegava com um escanteio. Aos 3, Jackson rolou para Ricardinho que cruzou, mas ninguém do ataque Verde e Branco alcançou a bola.
A partir daí, o time paulista novamente obteve controle do meio de campo e aos 12 e 15 chegou com perigo. No segundo lance, na cobrança de escanteio, Erivelton tocou de carrinho para o fundo das redes de Kléber. Destaque negativo para o impedimento não marcado pelo assistente e pelo erro de interpretação no lance que resultou o escanteio, pois o correto seria marcar tiro de meta. A arbitragem catarinense se apresentou bastante confusa, invertendo faltas, apresentando critérios distintos para jogadas semelhantes, especialmente depois dos dois gols do Alviverde do Alto da Glória.
Depois do seu gol, o Ituano pouco almejou no setor ofensivo. Os três zagueiros do Cori estiveram bem postados e barraram as tentativas do meio do campo do time paulista, que também errava muitos passes. O Coritiba voltou a tomar o domínio da partida e a postura em campo.
Aos 19 minutos, Caio arriscou de fora da área, mas sem sucesso. Aos 26, Jackson, em jogada individual, chutou por cima do gol na entrada da área, perdendo boa chance.
Aos 30 minutos, em grande jogada de Caio e Wilton Goiano, o lateral alviverde cruzou na medida para Jefferson, que entrara no lugar de Alberto, ampliar para o Coritiba. 3x1 para acabar com as expectativas do então líder da Série B.
Minutos depois, Jefferson, em bela tabela com Caio, sobrou na frente do goleiro, mas foi interceptado no último toque.
Bonamigo promoveu duas alterações aos 37 minutos. Anderson Gomes por Eanes e Fabio Pinto por Caio. Com as mudanças, a zaga do Ituano ficou mais aberta e algumas chances foram criadas, mas nenhuma com grande perigo.
Somente aos 45, Wilton Goiano, em sua melhor partida com a camisa do Cori, chutou forte para boa defesa de André Luis.
Após o apito final, a torcida aplaudiu os jogadores do Coritiba, que demonstraram virtude ao dedicar-se o tempo todo em busca da vitória.
Com o resultado, o Coritiba subiu para a segunda colocação passando Ituano e Atlético-MG. O empate do líder Sport com o Atlético, de Minas Gerais, propiciou que o Coritiba ficasse a um gol da liderança do Brasileirão da Série B. A próxima partida é contra o Santo André, no sábado às 16 horas no Estádio Bruno José Daniel.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)