
BRASILEIRÃO
Após uma semana de trabalhos, a equipe do Coritiba demonstrará suas novas características já no jogo de logo mais contra o Tricolor Paulista. Para tanto, o técnico Alviverde, Cuca (foto), só irá definir a equipe titular momentos antes da partida, mas é quase certo que o treinador deverá escalar três zagueiros, mudando o esquema tático para o 3x5x2.
Com essa modificação, a zaga deverá ser formada por Miranda, Flávio e Reginaldo Nascimento. Com essa formação, Cuca espera poder liberar Rafinha e Ricardinho que deixam de ser laterais e passam a ser alas, aumentando, assim, o poder ofensivo da equipe.
Porém, para o jogo de hoje, o técnico Alviverde não contará com Márcio Egídio que cumpre suspensão automática pela expulsão na última partida, contra o Palmeiras, no domingo passado.
Sem Egídio, o meio campo do Cori deverá ser formado com Capixaba e Reginaldo Vital, que deverão alternar na posição de primeiro e segundo volantes. Já Rafinha e Ricardinho, que atuarão pelas laterais do campo, também terão que cumprir a orientação de Cuca para que se movimentem pelo meio de campo. Fechando o setor com o meia Jackson, que será o principal elo de ligação do meio-campo com o ataque do Verdão.
A princípio, quem deixa o time é o atual artilheiro do Campeonato Paranaense, Tiago, sendo formado o ataque com Marciano e Alexandre, considerados atacantes de muita movimentação por todo o setor, do contrário de Tiago que é artilheiro com forte presença de área. Esta opção deixaria o Coritiba um time muito veloz no ataque, para tentar aproveitar o ritmo mais lento da zaga paulista. Na segunda etapa, a entrada de Nunes e de Tiago não seria surpresa.
Uma grande carta na manga que o treinador Alviverde possui é a facilidade que terá para modificar o sistema tático durante a partida caso necessite, pois sacando o meia Reginaldo Vital e promovendo a entrada do artilheiro Tiago, a equipe passa a jogar com o sistema tático 4x4x2, pois Reginaldo Nascimento deixa a zaga e passa a cumprir o papel de primeiro volante, sendo que Alexandre também altera seu posicionamento para compor o meio campo. Desta forma, o Verdão Coxa-Branca fica muito mais ofensivo, sendo que foi assim que o técnico Cuca encerrou o treinamento de quinta-feira.
Já no São Paulo, o técnico Paulo Autuori tem intenção de fazer a equipe paulista abandonar o sistema tático 3x5x2 e passar a utilizar o sistema 4x4x2 que é de sua preferência. Mas essa modificação não será para agora, pois Autuori já declarou que tal modificação será implementada aos poucos.
Para a partida logo mais, espera-se um grande duelo técnico e tático, já que as duas equipes deverão jogar com o mesmo sistema tático além de que as duas equipes possuem grandes alas ou laterais, Rafinha e Ricardinho pelo Coritiba e Júnior e Cicinho pelo São Paulo. O que poderá fazer a diferença é a motivação, nesse ponto o Verdão Coxa-Branca tem vantagem, já que com a recente troca no comando técnico, os jogadores Alviverdes estão querendo mostrar muito serviço para garantir vaga na equipe titular.
A FutebolTotal, empresa que administra os bares e lanchonetes do Estádio Couto Pereira está disponibilizando um telão para os torcedores do Coritiba poderem acompanhar o televisionamento da partida de hoje, São Paulo x Coritiba, a partir das 15h.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)