
ELENCO
Uma confusão na interpretação da nova regra de contagem para cartões causou polêmica nesta segunda-feira. Alguns interpretaram que o zagueiro Miranda (foto) não poderia jogar contra o Flamengo por ter recebido o terceiro cartão amarelo e ter sido expulso na partida contra o Santos.
Em recente coluna do Diretor do Departamento Técnico da CBF, Virgílio Elísio da Costa Neto, publicada no site da Confederação, uma explicativa sobre o caso foi dada.
As RDIs nºs 05/04 e 10/04 tratam do caso, como foi explicatido na referida coluna:
”Se um atleta recebe um cartão amarelo e, em lance mais adiante, recebe um cartão vermelho diretamente, ou seja, não precedido de um segundo amarelo, serão contabilizados os dois cartões.
Vão para a contagem o amarelo e o vermelho, diferentemente da situação atual, quando o vermelho “apaga” os amarelos anteriores, no mesmo jogo.
Com o novo critério, é preciso observar que pode ocorrer a situação de aplicação de duas suspensões automáticas seguidas, para um mesmo atleta.
É o que acontece se o atleta recebe um terceiro amarelo e, adiante, um vermelho direto. Valerá uma automática para o terceiro amarelo e outra para o vermelho. Se o vermelho for consequência de um segundo amarelo, aí os dois amarelos do jogo não são computados, como já ocorre atualmente”.
Esta determinação tem origem numa nova norma da FIFA para o futebol mundial. Com base nesta normatização mundial, a presidência da CBF resolveu adiar a vigência da RDI-05/04 (de 30/06) para 1° de agosto. O objetivo foi o de facilitar a divulgação da nova prática no ambiente dos clubes.
Devido a data da vigência da nova regra no futebol brasileiro (1º de agosto), Miranda poderá jogar, pois havia sido advertido e expulso no dia 29 de julho, antes da vigência da nova regra no Brasil.
Em entrevista realizada na tarde-noite desta segunda-feira, o atleta confirmou a um dos editores do site que está em concentração e à disposição do treinador Antônio Lopes para a partida desta quarta-feira, 21h45’ no Estádio Couto Pereira.
O time para quarta-feira
Os jogadores do Coritiba voltaram da viagem de Salvador, chegando em Curitiba no início da tarde. Do Aeroporto Internacional de Curitiba, a delegação seguiu para a CT Bayard Osna. Os jogadores que particiaparam da partida do último domingo fizeram exercícios de higroginástica. Aqueles que não jogaram em Salvador, participaram de um bi-toque num dos campos do CT.
Lopes confidenciou aos jornalistas que gostou da atuação do zagueiro Alexandre, que substitui Miranda contra o Vitória. A tendência é de que o treinador Coxa mantenha Alexandre no time Coxa. Com isto, Miranda deve voltar à titularidade, só que no lugar do zagueiro Vagner.
Na direita, o treinador Coxa optará entre Rafael e Jucemar, com maiores chances para o primeiro. Na esquerda, a volta do selecionável Adriano é tida como certa.
No meio de campo, o meia esquerda Cléber poderá atuar contra o time carioca. Ele apresenta melhoras de uma gripe e deverá entrar no lugar do volante Egídio.
No ataque do Coritiba a maior dúvida: Aristizábal ou Alemão. O atacante Aristizábal teve um bom desempenho na partida na Bahia, segundo avaliação das principais rádios que acompanharam a jornada do Alviverde na “Boa Terra”. Com Ari e Capixaba, Tuta acabou tendo mais oportunidades de gols. As jogadas de meio campo fluiram mais facilmente, as triangulações apareceram e espaços foram criados para o avante Tuta.
Por outro lado, o novo xodó da torcida Coxa, Alemão, vem marcando belos gols e entrou no lugar de Ari durante o segundo tempo da partida em Salvador. O desempenho do jovem atacante alviverde, deixa a disputa pela vaga no ataque Coxa muito intensa. No coletivo de terça-feira o treinador coritibano definirá quem jogará frente ao Flamengo.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)